5 dicas de iluminação para fotografia de retratos que todo fotógrafo deve conhecer

Iluminação para fotografia de retratos | Luz de preenchimento

A iluminação é, sem dúvida, o principal elemento de uma fotografia. Conhecer as técnicas de iluminação para fotografia de retratos pode fazer muita diferença na hora de vender o seu trabalho e se destacar no mercado fotográfico.

Índice

  1. Comece com apenas uma fonte de luz
  2. Use o flash fora da câmera
  3. Desligue o flash e utilize outras fontes de iluminação
  4. Use as configurações manuais do flash e da câmera
  5. Coloque a fonte de luz a cima da modelo
  6. Vídeo aula sobre iluminação para fotografia de retratos

Comece com apenas uma fonte de luz

O segredo para dominar a iluminação para fotografia de retratos é ir com calma. Se você é um fotógrafo iniciante, comece com uma fonte de luz apenas. Dá para conseguir grandes resultados com essa configuração simples. Depois, à medida que for dominando a técnica, vá acrescentando outras fontes como a luz de preenchimento e luz de fundo.

Use o flash fora da câmera

Comece há ousar um pouco e tire o flash da câmera. Trabalhar com flash remoto proporciona inúmeras outras formas de fotografar com resultados surpreendentes. No vídeo, Ed cita uma configuração de flash remoto que é a 45-45, onde o flash é posicionado ao lado do modelo formando um ângulo de 45º e acima da cabeça, também a 45º.

Desligue o flash e utilize outras fontes de iluminação

O flash é um acessório indispensável para o fotógrafo profissional, mas nem sempre ele é necessário. Experimente desligar o flash e aproveitar a luz natural ou a luz ambiente, você terá retratos com uma iluminação suave e um resultado bem agradável.

Use as configurações manuais da câmera e do flash

Se você pretende ser um fotógrafo profissional, coloque o flash e a câmera no modo manual para obter total controle da sua fotografia. Mas, há momentos em que o flash em TTL é o mais indicado.

Coloque a fonte de luz acima do modelo

A iluminação feita de baixo para cima causa um efeito assustador. A iluminação para fotografia de retrato ideal é aquela posicionada um pouco acima do rosto do retratado. Não levante de mais para não parecer a luz do sol de meio dia.

Veja a vídeo aula de iluminação para fotografia de retratos

No vídeo, publicado no canal do fotógrafo Ed Verosky, ele mostra algumas dicas de fotografia de retrato, mas esse assunto é muito amplo e há muito mais a aprender.

Veja também

5/5 - (1 vote)
Post
5 dicas de iluminação para fotografia de retratos que todo fotógrafo deve conhecer
Título
5 dicas de iluminação para fotografia de retratos que todo fotógrafo deve conhecer
Descrição
O fotógrafo ED Verosky mostra como tirar fotos profissionais com 5 dicas valiosas de iluminação para fotografia de retratos.
Autor
Blog
Blog Olha o Passarinho

Comentários:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *