Como usar o flash embutido da sua câmera

Câmera com flash embutido

Vale a pena usar o flash embutido da câmera? Vamos conhecer um pouco mais sobre esse dispositivo e saber como não estragar sua foto, caso necessite usá-lo.

Índice

  1. Razões para você não usar o flash embutido da câmera.
  2. Dica para usar o flash embutido em um emergência.
  3. Como reduzir a potência do flash embutido.

Câmera profissional não tem flash embutido, o dispositivo está presente apenas nas câmeras de entrada. Isso porque o flash embutido é muito limitado, ele foi projetado para fornecer uma iluminação plana, sem sombras ou contraste, direta, dura, e por isso quase sempre irá estragar a foto.

Razões para você não usar o flash embutido da câmera

  1. A face do flash é bem pequena e sabemos que quanto menor a fonte mais dura será a luz emitida por ela;
  2. Como esse flash fica posicionado acima da lente você tem a mesma qualidade e ângulo de luz de um mineiro com uma fonte de luz sobre seu capacete;
  3. Utilizar um flash embutido para fazer retratos é garantia de olhos vermelhos;
  4. Como a luz do flash atinge a pessoa diretamente no rosto, a foto tende a parecer muito plana e não ter a dimensão necessária;
  5. O flash embutido proporciona muito pouco controle sobre a luz emitida, o direcionamento e o modo como ela incidirá na cena;
  6. Por tanto, se você quer ser um fotógrafo profissional, essas são algumas razões para não usar o flash embutido.

    Porém, em situações de emergência, ele pode até salvar a sua foto. Se você estiver fotografando ao ar livre ou se o assunto estiver em frente ao Sol e você precisar de um pouco de luz para não ter apenas uma silhueta poderá obter um resultado descente utilizando o flash embutido, mas só nesses casos.

    Dica para usar o flash embutido em uma emergência

    Caso aconteça um imprevisto e você seja obrigado a usar o flash embutido da câmera é possível fazer uns pequenos ajustes para amenizar o estrago dessa bomba de luz.

    1. Configure o flash embutido como Rear Sync, isso faz com que a câmera incorpore um pouco da luz ambiente na hora de configurar o disparo do flash;
    2. Use um difusor. Improvise um difusor com um guardanapo, um pedaço de plástico ou qualquer outra coisa que consiga amenizar a emissão de luz;
    3. Diminua a intensidade do flash. A maioria das câmeras possuem essa funcionalidade no menu;
    4. Você pode tentar adicionar um filtro amarelo (como o CTO de 1/4) sobre o filtro. Isso dá ao flash uma aparência mais quente e agradável.

    Como reduzir a potência do flash embutido

    A maioria das câmeras fotográficas possibilitam ajustar a potência do flash embutido.

    Em câmeras Nikon, pressione e mantenha o botão do modo flash (localizado na frente da câmera, ao lado da lente e identificado com um pequeno raio), gire o botão de controle até obter um número negativo.

    Nas câmeras Canon, pressione o botão de compensação de exposição “ISO/flash” e gire o botão de controle até obter um valor negativo.
    Agora faça uma foto de teste e veja se é necessário reduzir mais um pouco.

    5/5 - (1 vote)
    Post
    Como usar o flash embutido da sua câmera
    Título
    Como usar o flash embutido da sua câmera
    Descrição
    Vale a pena usar o flash embutido da câmera? Vamos conhecer um pouco mais sobre esse dispositivo e saber usá-lo sem estragar suas fotos.
    Autor
    Blog
    Blog Olha o Passarinho

Comentários:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *