O que é luz de preenchimento e como usá-la

Luz de preenchimento

A luz de preenchimento é uma fonte secundária usada para suavizar as sombras do lado sombrio do assunto principal da foto.

Para entender melhor o conceito, primeiro é necessário entender o que é a luz principal da cena ou key light. A luz principal é a fonte escolhida para iluminar a maior parte do tema, logo qualquer outra fonte com intensidade menor que a principal, que não seja usada contra o fundo ou contra o cabelo do assunto, é uma luz de preenchimento.

Por exemplo, ao fazer uma foto de uma modelo de perfil, você posiciona a sua fonte de luz principal a um ângulo de 45º atrás da modelo, desde modo, a luz vem de trás e ilumina uma face do rosto, deixando a outra na penumbra. Para diminuir as sombras na face escura do rosto da modelo, você deve posicionar uma segunda fonte de luz direcionada para essa face com potência suficiente apenas para suavizar as sombras. Essa segunda fonte de luz é a luz de preenchimento.

Como posicionar a luz de preenchimento

Toda luz, independente da sua natureza, tamanho ou intensidade cria sombras. É aí que entra a luz de preenchimento, para suavizar essas sombras.
A luz de preenchimento deve ser posicionada o mais próximo da câmera, assim todas as sombras criadas por ela serão mandadas para trás da modelo e ficarão menos visíveis para a câmera.

Como criar a luz de preenchimento

A luz de preenchimento pode ser criada utilizando um spot em estúdio, um rebatedor branco, prata ou dourado e utilizando um segundo flash dependendo da necessidade e do efeito que o fotógrafo deseja criar.

Existem hoje no mercado diversos tipos de rebatedores que são capazes de refletir 100% da luz, no caso dos espelhados, no objeto até valores menores com rebatedores produzidos com outros materiais. Os rebatedores são bem versáteis podendo modificar a luz de infinitas maneiras apenas modificando a angulação dos mesmos. Isto faz desse acessório uma das melhores opções para criar luz de preenchimento na sua fotografia.

5/5 - (1 vote)
Post
O que é luz de preenchimento e como usá-la
Título
O que é luz de preenchimento e como usá-la
Descrição
A luz de preenchimento é uma fonte secundária usada para suavizar as sombras do lado sombrio do assunto principal da foto.
Autor
Blog
Blog Olha o passarinho

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *