10 dicas para fotógrafos iniciantes

10 dicas para fotógrafos iniciantes

Fotografia é muito mais que pegar a câmera e sair clicando por aí. É preciso, conhecer o equipamento, saber aplicar as técnicas fotográficas e até saber como fazer o marketing do seu trabalho. Pensando nisso, elaboramos esse guia com 10 dicas para fotógrafos iniciantes.

Os fotógrafos iniciantes chegam no mercado cheio de dúvidas e insegurança por não criarem uma base sólida de conhecimento antes de comprar a câmera e começar a fotografar. Não sabem que para ser um fotógrafo de sucesso é preciso ter paciência e percorrer um longo e árduo caminho. Vejamos agora as nossas super dicas:

1 Conheça a história da fotografia

Na escola, a História é uma matéria odiada por muitos alunos por acharem muito maçante aqueles textos longos que falam do passado. Pra que perder tempo com o passado? Temos que viver o presente e pensar no futuro, certo?

Errado. Conhecer as nossas origens e os feitos da humanidade para chegar a onde estamos hoje é fundamental para a formação do caráter do cidadão.

E na fotografia não é diferente. Saber como surgiu o processo fotográfico, as técnicas e principalmente como a foi a evolução da câmara escura à câmera digital fará diferença no resultado do seu trabalho hoje.

2 Saber usar o seu equipamento

Antes de ligar a câmera pela primeira vez é preciso ler o manual de instruções do equipamento. Este é um erro não só dos fotógrafos iniciantes, mas também da maioria dos profissionais.

Aprender o que a sua câmera pode fazer poupará um tempo precioso na hora de fotografar.

3 Fotografe no modo manual da sua câmera

Assuma o controle fotografando no modo manual da câmera. Assim você poderá aplicar todo o seu conhecimento e experimentar novas técnicas.

4 Conheça as regras de composição

Se quer fazer fotos impactantes, é imprescindível dedicar um tempo para estudar as regras de composição. São regras simples que se aplicadas corretamente darão um toque profissional ao seu trabalho. Mas, não esqueça que as regras existem para serem quebradas.

5 Aprenda a usar o flash

Fotografia é luz, logo, um bom fotógrafo é aquele que sabe manipular a luz. Por tanto, se quiser ser um grande fotógrafo profissional, dedique-se a aprender as técnicas de iluminação e a usar o flash.

6 Qual o seu fotógrafo favorito?

Não queira inventar a roda. Um bom fotógrafo é aquele que coleciona boas referências.

Sempre pesquise o portifólio de outros fotógrafos, tente entender as técnicas que eles usam e eleja o seu fotógrafo favorito.

7 Experimente novas técnicas fotográficas

Não se limite ao básico, na fotografia a regra de ouro é experimentar. Nunca pare de estudar e busque sempre novas técnicas para aplicar ao seu trabalho.

8 O equipamento certo para o seu objetivo

Fotografar é uma atividade cara, por isso é importante ter os objetivos bem definidos para investir nos equipamentos certos. Cada tipo de fotografia tem um equipamento mais indicado. Conhecer os tipos de equipamentos disponíveis no mercado e as suas funções ajudará você a economizar um bom dinheiro.

9 Cuidados com a sua câmera

Sua câmera é uma ferramenta muito valiosa. Para que ela dure muito tempo e não te deixe na mão no meio de um trabalho é preciso tomar alguns cuidados como fazer a limpeza depois de cada seção fotográfica e protege-la quando for usar em situações extremas como chuva ou lugares com muita humildade e poeira.

10 Como divulgar o seu trabalho

Se pretende viver de fotografia é preciso mostrar o seu trabalho para as pessoas. Invista em uma logo, crie um site para publicar o seu portifólio e crie perfis nas redes sociais para divulgar o seu trabalho.

Muito bem, com essas 10 dicas você já pode começar a trilhar o seu caminho na fotografia profissional.

5/5 - (1 vote)
Post
10 dicas para fotógrafos iniciantes
Título
10 dicas para fotógrafos iniciantes
Descrição
Reunimos 10 dicas para os fotógrafos iniciantes comecem a trilhar o caminho profissional e dar uma guinada na carreira fotográfica.
Autor
Blog
Blog Olha o Passarinho

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *