30 dicas profissionais para você arrasar na fotografia de casamento

Fotografia de casamento

O seguimento de fotografia de casamento é um dos mais lucrativos do mercado. É uma área que está sempre em expansão e anda na contra mão da crise, afinal estamos falando do sonho das pessoas.

Sonho! É importante começar esse post falando em sonhos, porque é disso mesmo que se trata. E a dica mais importante aqui para fotógrafos que querem atuar na área é: você não foi contratado para fotografar um casamento e sim para eternizar um sonho através das suas lentes. Por isso, fotografe a emoção e produza imagens com sentimentos.

A fotografia de casamento é um dos segmentos mais concorridos do mercado fotográfico, por isso é importante se destacar para conquistar a confiança dos noivos e conseguir vender o seu trabalho. Com as dicas abaixo você estará um passo à frente dos concorrentes e os seus clientes ficarão super satisfeitos que indicarão você para amigos e parentes.

1- Tem que gostar do que está fazendo

Fotografar um casamento não é tarefa fácil. É preciso gostar do tema e se dedicar ao trabalho. O fotógrafo tem que estar ciente que muitas vezes terá que renunciar a própria vida para cobrir um evento e que esses eventos quase sempre acontecem nos fins de semana.

2- Credibilidade e segurança

Credibilidade e segurança são fatores determinantes na hora de fechar o contrato com os noivos. Você precisa conquistar a confiança deles já no primeiro contato, se quiser ser contratado. Na hora de vender o seu serviço, seja sempre gentil, receba os noivos com um sorriso, tenha um aperto de mão firme ao cumprimenta-los, mantenha um tom de voz audível e imponente e demonstre pleno conhecimento de fotografia e cobertura de eventos.

3- Capriche no portifólio

É hora de mostrar o seu trabalho, afinal ninguém vai contratá-lo sem ver do que você é capaz. Selecione suas melhores fotos e monte álbuns de diversos tamanhos para apresentar aos noivos.

É importante destacar aqui que o portifólio on line é uma ferramenta de marketing, para atrair o cliente. Já o portifólio impresso é uma ferramenta de venda que deve ser usado no primeiro contato com o cliente para que ele sinta o que ele está comprando. Isso irá mexer com os sentimentos dele. Nesta hora use alguns gatilhos mentais induzindo-o a imaginar como ficará o seu álbum.

4- Atenção e foco

Todo o cuidado é pouco na hora da cerimônia. Uma piscada pode fazer com que perca a foto mais importante do dia. Por tanto, atenção e foco no trabalho são pré-requisitos para o profissional que pretende trabalhar com fotografia de casamento.

O ritual de casamento segue um roteiro, mas o fotógrafo não tem controle sobre nada. Por mais que ele queira, a cerimônia não pode ser interrompida ou repetida para que seja feita uma foto.

5- Tenha uma equipe de trabalho

Fotografar casamento sozinho é suicídio. Para fotografar um casamento são necessários no mínimo 2 fotógrafos. Isso dará mais agilidade e segurança ao trabalho, com isso o risco de perder uma cena importante será reduzido, vocês terão mais fotos para apresentar aos noivos, terão 2 olhares diferentes do mesmo tema e ainda se um dos equipamentos der problema terá o outro para salvar o trabalho.

6- Saber se comportar

Antes de fotografar o casamento é importante ter uma reunião com os noivos para saber os detalhes da cerimônia. E uma das informações mais importantes que o fotógrafo precisa ter é a qual religião dos noivos, pois as cerimônias matrimoniais se diferem muito de uma crença pra outra.

De posse dessa informação é preciso pesquisar o ritual da religião em questão para saber quais são os pontos principais da cerimônia e planejar as fotos que serão feitas. Entre em contato com a igreja e peça o manual de conduta do fotógrafo para saber o que é permitido e o que não pode ser feito durante o ritual.

7- Converse com o celebrante

Chegue um pouco mais cedo ao templo onde ocorrerá a cerimônia e procure o celebrante e pergunte em quais momentos não se pode fotografar, locais onde não pode se posicionar e outros detalhes. Isso demonstrará respeito pelo trabalho e religião dele e criará uma empatia que será benéfica para o andamento do seu trabalho.

8- Faça um roteiro para não se perder

A fotografia de casamento exige um roteiro para que o fotógrafo não se perca e esqueça de registrar algum momento importante.

Com as informações coletadas no briefing dos noivos, na conversa com o cerimonial e com a equipe da igreja você terá material suficiente para criar o seu roteiro de trabalho com todas as fotos obrigatórias e momentos importantes. Agora é só dividir as responsabilidades com os membros da equipe para garantir uma cobertura completa.

9- O trabalho do fotógrafo começa mesmo antes da cerimônia

A chegada dos convidados e a espera pelo início da cerimônia podem gerar belas imagens, por isso deixe um membro da equipe circulando com a máquina e registrando momentos espontâneos nos arredores da igreja. É sempre bom registrar o encontro dos parentes e as brincadeiras das damas e pajens antes de entrar. A emoção dos pais e nervosismo do noivo também podem gerar lindas fotos.

Antes da cerimônia começar também é um bom momento para fazer fotos da igreja. Seja criativo nesta hora.

10- A entrada da noiva

A entrada da noiva é o momento mais importante da noite. Neste momento, a equipe deve estar preparada para não perder nenhum detalhe. O fotógrafo mais experiente deve estar focado na noiva, enquanto o outro se encarrega de registrar as expressões do noivo que aguardo o momento de recebe-la.

Se sua equipe tiver mais de 2 fotógrafos, coloque mais um para registrar a noiva e outro para registrar os convidados.

A entrada da noiva é o momento mais delicado de qualquer cerimônia e é a hora que os convidados ficam mais alvoroçados. Muitos desses convidados chegam até a atrapalhar o trabalho dos fotógrafos. É importante saber lidar com isso. Muitos fotógrafos combinam antes com os noivos como lidar com os convidados inconvenientes.

11- Explore os ângulos

Uma das vantagens de ter mais de um fotógrafo na equipe é a liberdade de buscar ângulos diferentes sem correr o risco de perder um momento importante.

Um fotógrafo deve sempre estar focado no altar. Ele pode fazer fotos de ângulos abertos do casal de frente e de trás. Buscar detalhes e emoções.

O outro fotógrafo pode explorar a igreja em busca de ângulos diferentes. Muitos templos possuem mezaninos que pode ser usados para fotografias do alto.

Quando os dois fotógrafos estiverem no altar, podem fazer fotos diferentes. Enquanto um registra a cena, o outro fotografa detalhes mostrando a emoção dos noivos, por exemplo.

12- A hora do beijo

Outro momento muito importante do ritual de casamento é a hora do beijo. Este deve ser combinado antes com os noivos, peça-os que se beijem lentamente para dar tempo de fazer várias fotos, antes do beijo o casal deve se olhar nos olhos, se tocar e se aproximar lentamente.
Posicione os fotógrafos da equipe em lugares diferentes para fazer o registro de vários ângulos.

13- Como fotografar os votos matrimoniais

Na hora dos votos matrimoniais, faça um plano fechado mostrando apenas quem está recebendo os votos. Não mostre o que está falando, pois em geral as expressões nessa hora são feias.

Não se esqueça de fazer fotos dos noivos com o celebrante.

Na hora da assinatura do livro não se posicione de frente para os noivos, pois neste enquadramento só aparecerão as cabeças deles sem a face. Procure uma posição lateral e faça registros com ângulos mais abertos e detalhes.

14- A ordem de entrada

Geralmente, uma cerimônia de casamento dura entre 40 e 60 minutos e começa com o cortejo de entrada. O primeiro a entrar é o noivo com sua mãe, seguido pelo pai do noivo conduzindo a mãe da noiva. Depois começam a entrar os padrinhos intercalando um casal de padrinho do noivo e um da noiva. Para finalizar, entram as damas e pajens. Lembrando que isso pode variar dependendo da religião do casamento.

15- Troca das alianças

A troca das alianças é outro momento importante no ritual do casamento. Para o registro deixe um fotógrafo responsável pela cena e os outros responsáveis pelos detalhes: um deve ficar focado nas mãos enquanto o outro registra as emoções.

16- Disposição para ir à festa

Enquanto a cerimônia religiosa é cheia de protocolos a seguir, a recepção é um momento de descontração e exige muita disposição do fotógrafo. Além dos registros formais, como as fotos dos padrinhos, brinde e corte do bolo, até o fim da festa há muitos momentos espontâneos com potencial de gerar imagens incríveis, que podem ser vendidas como fotos extras para os noivos.

17- De olho nos noivos

Na festa o fotógrafo deve ser a sombra dos noivos, ficar atento aos detalhes e registrar os momentos e emoções do grande dia.

18- O que fotografar na festa

Durante a festa, o fotógrafo deve se misturar aos convidados como se fosse um deles, mas sem exagerar. Ser simpático é a chave para conseguir boas fotos. Não se esqueça de registrar os detalhes da decoração da festa.

19- O bolo rouba a cena

Depois dos noivos, o bolo é a estrela da festa e merece uma atenção especial da equipe de fotografia. Não é á toa que ele é colocado no centro de uma mesa decorada exclusivamente para ele.

São verdadeiras obras de arte e devem ser tratados como tal. Faça fotos de todos os detalhes, fotos que valorize a imponência do bolo. Não se esqueça de mostrar a mesa toda.

20- E os noivinhos

Outro detalhe importante são os noivinhos em cima do bolo. Eles não são mais formais como antigamente, agora são criados de forma personalizada e, geralmente, contam a história dos noivos.

Vale a pena fazer fotos criativas utilizando iluminação especial por meio de lanternas e outros acessórios.

21- As lembrancinhas e os docinhos

As lembrancinhas e docinhos também merecem a sua atenção. Se você tiver uma lente macro, agora é uma boa hora para usá-la e registrar detalhes da mesa de doces. É bom ter uma noção de fotografia gastronômica para garantir fotos de dar água na boca.

22- Não se esqueça das formalidades

Na recepção também há formalidades que precisam ser registradas. Elas são importantes até mesmo para os casais mais descolados.

Para essas fotos será necessário usar o flash e a lente grande-angular. Comece com as fotos com os avós, pois eles geralmente vão embora mais cedo. Depois dos avós, faça as fotos com as crianças, pois eles são impacientes, não aguentam ficar com as roupas por muito tempo e se forem muito pequenos podem dormir.

23- Faça fotos descontraídas

Depois das fotos formais, convide os padrinhos para fazer fotos descontraídas. Use a criatividade para usar luzes, velas, carregar os noivos… Vale tudo para fazer uma boa foto.

24- Retratos na mesa do bolo

Depois das fotos formais e das fotos com os padrinhos, chegou a hora de fazer as fotos dos noivos na mesa do bolo.

Para um bom registro do corte do bolo e do brinde, será necessário um trabalho de direção dos noivos pelo fotógrafo.

Enquanto o fotógrafo principal faz a foto do casal, o fotógrafo secundário pode fazer registros sem flash, utilizando apenas a luz ambiente e fotos de detalhes.

25- A dança dos noivos

A tradição manda que o casal abra a pista de dança com a valsa nupcial, porém muitos casais moderninhos preferem outro estilo. Com a pista liberada, os fotógrafos ficam livres para fazer registros espontâneos dos convidados e noivos. Isso rende ótimas fotos.

26- Fotos da banda e do DJ

A banda e o DJ da festa são escolhidos a dedo pelos noivos e podem se tornar grandes parceiros na hora de divulgar o trabalho do fotógrafo. Faça uma foto panorâmica da pista de dança, mostrando os convidados o DJ e ou a Banda. Coloque os noivos no palco e tire fotos deles junto à banda. Faça fotos deles também comandando as pick-ups do DJ.

27- Fique invisível

Coloque uma teleobjetiva na sua câmera, desligue o flash, misture-se aos convidados e prepare para ficar invisível. Depois da dança, tanto os noivos, quanto os convidados costumam relaxar. É hora de captar os momentos espontâneos mais inesquecíveis da festa: a tia mais animada, a vovó arriscando um passinho de dança e os amigos dos noivos se divertindo.

28- Chegou a hora de jogar o buquê

A hora de jogar o buquê é um momento de tensão para os fotógrafos, pois é um momento imprevisível que acontece em uma fração de segundos.

Posicione um fotógrafo de frente pra noiva e outro ao lado. Programe a câmera para disparo contínuo e tente combinar com a noiva para dar um sinal quando vai realmente jogar o buquê.

29- Toda hora é hora de fazer marketing

Antes da festa, prepare um kit de apresentação e um brinde para presentear a mulher que pegar o buquê. Você pode conseguir captar uma nova cliente.

30- Fotógrafo também é gente

A fotografia de casamento é muito gratificante, mas é um trabalho duro e cansativo, por isso é preciso se cuidar.

Coloque no contrato que a equipe fará uma pausa de alguns minutos para descansar e se alimentar e que a alimentação da equipe é por conta dos noivos. Tem fotógrafo que coloca no contrato até que essa alimentação tem que ser a mesma oferecida aos convidados da festa.

Saiba mais

5/5 - (1 vote)
Post
30 dicas profissionais para você arrasar na fotografia de casamento
Título
30 dicas profissionais para você arrasar na fotografia de casamento
Descrição
Com nossas dicas de fotografia de casamento você irá se destacar no mercado fotográfico e conquistar muitos clientes.
Autor
Blog
Blog Olha o Passarinho

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *