Fotografia gastronômica: como convencer o cliente a contratar seus serviços

Fotografia gastronômica

Com o avanço das redes sociais, principalmente o Instagram, a fotografia gastronômica vem ganhando cada vez mais espaço e já é, hoje, um nicho interessante para se trabalhar. Sabe aquela imagem de dar água na boca? Ela vai fazer o seu cliente vender muito mais, mas você precisa convencê-lo disso.

Restaurantes, bares, padarias e lanchonetes se multiplicam pelas esquinas da cidade e cada vez mais demandam por imagens de seus produtos para atrair o consumidor e a qualidade dessas imagens é fator fundamental para o sucesso da campanha de marketing da empresa. Afinal, nós comemos com os olhos.

Estudos apontam que uma boa fotografia gastronômica, que mostre a comida de forma apetitosa, desperta fortes sensações no observador. A fotografia de comida, quando bem produzida, é capaz de aumentar consideravelmente o fluxo sanguíneo no cérebro do observador.

Esse é o principal argumento que você deve usar na hora de convencer o seu cliente a produzir fotos promocionais dos pratos que ele oferece no cardápio.

Pois, usar fotos profissionais é um grande diferencial entre um restaurante que investe neste tipo de serviço e o concorrente que utiliza fotos feitas pelo cozinheiro com o smartphone.

Como convencer um cliente a investir na fotografia gastronômica

O principal argumento para fechar o contrato nós já falamos aí em cima, mas agora é hora de você vender o seu peixe:

  • Faça um portfólio com as suas melhores fotografias de gastronomia;
  • Mostre um comparativo entre a sua foto e uma foto amadora. Coloque as duas lado-a-lado para o cliente perceber a diferença;
  • Fale com o dono do restaurante que, na maioria das vezes, a foto é o primeiro contato que o cliente dele terá com o produto e se for uma foto sem graça ele não terá vontade de comer;
  • Explique para o seu cliente que fotos bem produzidas, além de despertar o desejo do consumidor, mostram que o estabelecimento se preocupa com a qualidade e trabalha de forma profissional;
  • Por fim, mostre para o seu cliente que o sucesso do restaurante dele depende diretamente da imagem que ele transmite para o seu público alvo.

Fotografia gastronômica vs redes sociais

As pessoas estão cada vez mais conectadas e sentem uma necessidade de mostrar o que estão fazendo, onde estão comendo e o que consomem. É por esse motivo que o Instagram recebe milhões de imagens de gastronomia todos os dias.

Os restaurantes que entenderem isso e investirem na produção fotográfica tem grandes chances de alavancar as vendas.

Veja também:

Como fazer fotografia gastronômica

Como fotografar sanduíches

Fotografia de alimentos: comida real, mas não de verdade

Todas as fotos que ilustram esse post foram gentilmente cedidas pelo fotógrafo Carlos Henrique Santos da Eye Photo Estúdio. Acesse o Instagram e o Facebook dele.

5/5 - (1 vote)
Post
Fotografia gastronômica: como convencer o cliente a contratar seus serviços
Título
Fotografia gastronômica: como convencer o cliente a contratar seus serviços
Descrição
A fotografia gastronômica vem ganhando cada vez mais espaço e já é, hoje, um nicho interessante para se trabalhar, mas como vender o seu peixe?
Autor
Blog
Blog Olha o passarinho

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *