Grande-angular: guia de utilização para fotos incríveis

Grande-angular: guia de utilização para fotos incríveis

Além de ampliar os horizontes do fotógrafo, uma lente grande-angular pode criar efeitos incríveis na sua foto. Neste post, traremos os principais aspectos dessas lentes e mostraremos como utilizá-la de forma criativa.

A principal característica de uma grande-angular é a sua capacidade de captar imagens com um ângulo bem aberto. Só isto já é de grande utilidade em situações onde o fotógrafo não tem como se distanciar muito do motivo a ser retratado, mas podemos ir além e criar efeitos interessantes nas nossas imagens.

Grande-angular

Use a distorção da lente para obter efeitos especiais

Outra característica das lentes do tipo grande-angular é distorção que ela provoca nas imagens. Ao fotografar um tema a curta distância podemos criar efeitos de distorção de forma e tamanho. Por exemplo, se fotografarmos um edifício, posicionando a câmera na sua base e mirando o topo do prédio, obtemos o efeito de convergência de verticais, onde o prédio fica largo na base e estreito no topo.

Podemos fazer valer essas distorções provocadas pela grande-angular para criar fotos com efeitos caricatos. Veja como criar fotos interessantes do seu animal de estimação, essas mesmas técnicas podem ser aplicadas em fotografia de retrato de pessoas.

Faça proveito da grande profundidade de campo

Outro efeito interessante que podemos obter com uma grande-angular é o destaque do primeiro plano. Ao fotografar com ângulo aberto, os elementos do primeiro plano, colocados próximos às bordas da lente, ganham um destaque maior que os elementos localizados nos planos de fundo.

Com um pouco de criatividade, você pode aproveitar a grande profundidade de campo dessas lentes para fazer fotos criativas. Brinque com a perspectiva e as proporções dos elementos no primeiro plano e no plano de fundo das suas fotos.

Cuidados ao fotografar com uma grande-angular

É preciso saber dosar os efeitos para não obter uma foto bizarra. Se não quer distorção na sua imagem, abra mais o ângulo e coloque o motivo principal o mais longe possível das bordas da lente.

Para evitar o efeito de vertical convergente em fotos de prédios, não incline a câmera. Afaste do prédio, mantendo a câmera paralela ao edifício, até que consiga enquadrar toda a construção.

Algumas grande-angulares podem apresentar distorções óticas em forma de barril e aberrações cromáticas. Caso não consiga minimizar esses problemas na hora do clique, pode-se tentar amenizar na pós produção.

Outro problema apresentado pelas grande-angulares, principalmente as que possibilitam fazer fotos com um ânulo muito aberto, é que ao usar o flash embutido da câmera, este não consegue iluminar toda a cena, proporcionando uma imagem com uma área iluminada ao centro e as bordas escuras. A solução é usar um flash externo que cubra um ângulo maior.

Conclusão

Conhecer o seu equipamento é fundamental para obter belas imagens. Todas essas características das grande-angulares podem ser ótimas ou também podem arruinar o seu trabalho. Tudo vai depender do seu objetivo. Por isso, antes de apertar o obturador trace um objetivo claro para não ficar perdido no momento da foto.

5/5 - (1 vote)
Post
Grande-angular: guia de utilização para fotos incríveis
Título
Grande-angular: guia de utilização para fotos incríveis
Descrição
A grande-angular pode criar efeitos incríveis na sua foto. Conheça os principais aspectos dessas lentes e veja como utilizá-la de forma criativa.
Autor
Blog
Blog Olha o passarinho

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *