Como fazer um bom contrato de fotografia e se resguardar de futuros problemas com seus clientes

Como fazer um contrato de fotografia

Para você que quer viver de fotografia ter um bom modelo de contrato é imprescindível para evitar dores de cabeça e resguardar os direitos e deveres dos seus clientes.

Neste post iremos aprender como elaborar um bom contrato de fotografia. Veremos os principais pontos que devem constar no documento e algumas formas de você se proteger.

Índice

  1. Defina as pessoas do contrato
  2. Defina o objeto do contrato
  3. Valores e forma de pagamento
  4. Direitos autorais devem constar no contrato de fotografia
  5. Outras questões importantes
  6. Assinatura para validar

Se você pretende se profissionalizar na profissão de fotógrafo, vai precisar de um contrato. O ideal seria contar com os serviços de um advogado para elaborar o seu modelo de contrato, mas sabemos que isso pode custar muito caro e no início da carreira não dispomos de tantos recursos.

Aqui no Blog Olha o Passarinho disponibilizamos diversos modelos de contrato que você pode baixar e adaptar de acordo com suas necessidades. Mas afinal, o que é preciso ter num contrato de fotografia?

Defina as pessoas do contrato

O primeiro passo na elaboração do documento é definir as pessoas do contrato, ou seja, as partes envolvidas.

Neste caso, uma das partes é você, o fotógrafo que será contratado. Doravante a outra parte da transação é o seu cliente que está contratando. Essas duas pessoas são denominadas de CONTRATADO e CONTRATANTE no texto do documento.

Ao redigir o texto do seu contrato, você deve especificar quem é o contratado e incluir todos os dados dele como nome completo, documentos e endereço completo. Depois você deve registrar os dados dos contratantes.

Se houver mais de um contratante, registre os dados de todos e a responsabilidade de cada um na contratação do serviço.

Defina o objeto do contrato

Depois de definir as pessoas é hora de falar do que se trata o contrato. O objeto de um contrato de fotografia é a sua prestação de serviço. Aqui você irá discriminar tudo que irá oferecer para o seu cliente. Descreva os seus serviços com detalhes. Não deixe passar nada, tudo que foi combinado deve estar escrito no contrato.

Valores e forma de pagamento

Nesta área, você vai detalhar todos os valores envolvidos na prestação de serviço. Especifique tudo que o seu cliente deverá lhe pagar e qual a forma de pagamento.

Não se esqueça de registrar também as penalidades caso o cliente deixe de pagar alguma parcela ou mesmo atrase o pagamento.

Direitos autorais devem constar no contrato de fotografia

A fotografia é um trabalho artístico, por tanto é protegido pela lei dos direitos autorais. Ao vender os seus serviços, o fotógrafo não perde os direitos autorais do trabalho e pode definir como este poderá ou não ser usado pelo cliente.

Coloque no contrato uma cláusula de direitos autorais contendo todas as restrições para o uso das suas imagens, por exemplo, que não pode editar, mudar cores, cortar e até postar em certas redes sociais, se assim for conveniente.

Não se esqueça de colocar que o seu cliente autoriza o uso da imagem dele em seu portfólio, redes sociais e etc.

Outras questões importantes

Há algumas questões importantes que não devem ser esquecidas na hora de elaborar o seu contrato fotográfico. Uma delas é por quanto tempo os arquivos do evento ficarão guardados em dispositivos de backup do fotógrafo. Recomendamos que você guarde os arquivos por pelo menos 1 ano após entrega dos mesmos ao cliente.

Outra questão importante a colocar no contrato é sobre a sua alimentação e da sua equipe durante o evento. Especifique que vocês farão uma pausa para comer e descansar e que o cliente deverá fornecer o lanche.

O seu cliente não é responsável pelo seu equipamento e nem por acidentes e até danos que possam ocorrer durante a sua prestação de serviço.

Mesmo que um convidado da festa derrame cerveja em cima de você e da sua câmera, o seu cliente não pode ser responsabilizado por isso. Uma dica é fazer um seguro do equipamento.

Por fim, coloque no papel tudo que achar importante e que possa trazer dor de cabeça posteriormente. O seu contrato é personalizado e deve ser escrito de acordo com as suas necessidades.

Assinatura para validar.

Depois que vocês definiram todos os parâmetros da prestação de serviço, defina um foro jurídico, geralmente a sua cidade, coloque data e colha as assinaturas de todos os envolvidos.

Conheça a nossa seção de modelos de documentos. Lá você encontrará modelos de contrato, de uso de imagens, notificações extrajudiciais e etc.

5/5 - (1 vote)
Post
Como fazer um bom contrato de fotografia e se resguardar de futuros problemas
Título
Como fazer um bom contrato de fotografia e se resguardar de futuros problemas
Descrição
Um bom modelo de contrato de fotografia é uma ferramenta impressíndível para qualquer fotográfo profissional evitar dores de cabeça com os clientes.
Autor
Blog
Blog Olha o passarinho

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *