13 regras de composição fotográfica que todo fotógrafo deveria conhecer

Composição Fotográfica

O segredo para fazer uma bela fotografia é a composição fotográfica. Se você dominar as regras de composição conseguirá produzir imagens de esbugalhar os olhos independente do equipamento que estiver usando.

A composição fotográfica é a diferença entre um bom fotógrafo e um profissional medíocre.

Índice

  1. A regra dos terços
  2. Identifique o centro de interesse da sua foto
  3. O enquadramento correto
  4. Use e abuse da linhas na composição fotográfica
  5. Pense no fluxo de observação da imagem
  6. Defina a direção
  7. A repetição
  8. A cor na composição fotográfica
  9. Use grupos de 3 elementos
  10. O espaço negativo
  11. Trabalhando as 3 dimensões
  12. Enquadramento natural
  13. As curvas em “S”
  14. A composição fotográfica

Engana-se aquele fotógrafo que acha que composição fotográfica é apenas a regra dos terços. Neste poste, reunimos 13 regras para você aprimorar o seu trabalho e produzir fotos profissionais.

A regra dos terços

Regra dos terços

A famosa Regra dos Terços é questão obrigatória para qualquer pessoa que segura uma câmera fotográfica. Se não quiser errar na hora de fazer uma foto, utiliza a regra dos terços, mas se quiser sair da caixinha leia o resto do post.

Identifique o centro de interesse da sua foto

Centro de interesse

Toda foto tem um centro de interesse e ele deve ser óbvio para quem observa a imagem.

O centro de interesse pode ser uma noiva, um animal ou mesmo um elemento da paisagem. Ele não precisa estar no centro da foto, mas precisa ser claro.

Determinar um centro de interesse é a primeira regra de composição fotográfica que o fotógrafo deve observar, pois é a partir do centro de interesse que pensar todo o resto da composição da cena.

O enquadramento correto

Se queres contar uma história com a sua foto, o elemento principal da imagem deve ser o centro de interesse da cena e ocupar a maior parte do quadro. Deste modo eliminamos qualquer distração que possa prejudicar a mensagem que se deseja transmitir.

É comum querermos acrescentar o maior número de elementos na foto e assim nada terá um destaque e a mensagem não fica clara. Logo, na dúvida se um elemento deve ou não permanecer em cena, o melhor é tirá-lo.

Use e abuse da linhas na composição fotográfica

Linhas

As linhas são elementos de suma importância na composição. Elas direcionam o olhar do observador para alguma parte da imagem. Quando bem usadas, elas dão dinamismo à fotografia e ressaltam o centro de interesse. Através das linhas você pode conduzir o olhar do observador pela imagem.

Pense no fluxo de observação da imagem

O fluxo fotográfico é o caminho que olhar do observador percorre na imagem. Saber construir esse caminho é sinal que o fotógrafo tem domínio da composição fotográfica.

É como se você hipnotizasse o observador mostrando exatamente como ele deve ver a sua foto, qual a ordem dos elementos que ele deve observar.

Dominar as linhas de composição fotográfica é o primeiro passo para criar um fluxo de observação.

Composição Fotográfica

Na imagem acima, podemos observar que todas as linhas convergem para o centro de interesse: o palácio. Ao visualizar a imagem o seu olhar é levado diretamente para o palácio.

Defina a direção

Uma coisa que poucos fotógrafos preocupam na hora de compor uma imagem é com a direção desta. Pode parecer besteira, mas o sentido da imagem pode mudar completamente dependendo da direção escolhida pelo fotógrafo.

A repetição

Repetição

A repetição é outro elemento de composição fotográfica importante. Elementos repetidos em uma imagem dão um sentido de relação entre partes distintas da imagem.

A repetição pode ser usada para enfatizar um elemento ou até para definir uma direção para a imagem.

Na questão psicológica, passa a ideia de união e companheirismo.

A cor na composição fotográfica

A cor é informação, por isso estudar a psicologia das cores pode fazer a diferença na hora de compor uma foto.

Além disso, esteticamente as cores também são importantes e é preciso saber usá-las para obter uma composição perfeita.

Use grupos de 3 elementos

Regra dos Ímpares

A regra dos ímpares diz que utilizar elementos em número ímpar na composição fotográfica trás mais dinamismo e produz imagens mais atraentes. E essas características são intensificadas quando se usa 3 elementos.

1 elemento transmite solidão e isolamento, 2 elementos nos trás a ideia de equilíbrio, 4 elementos já são muitos para se distribuir na imagem, por isso 3 elementos é o número ideal para compor uma imagem.

O espaço negativo

Espaço Negativo

Dominar o espaço negativo da imagem é uma técnica de composição avançada que é usada por muitos fotógrafos para destacar um elemento na cena.

Deslocar o centro de interesse da imagem para o lado e preencher o restante da foto com espaço vazio passa a ideia de solidão, exclusão, isolamento e até destaque.

É um recurso muito usado em fotos minimalistas.

Trabalhando as 3 dimensões

O fundo da fotografia é tão importante quanto o primeiro plano. Geralmente colocamos o centro de interesse no primeiro ou segundo plano e deixamos o fundo para inserir os elementos de composição fotográfica como as linhas.

Para se trabalhar as diversas dimensões da fotografia é necessário dominar a Profundidade de Campo.

Enquadramento natural

Uma janela, um galho de árvore, um vão em uma estrutura, uma folha caída no chão… tudo isso pode ser usado como uma moldura natural para a sua foto.

Esta técnica é muito usada por fotógrafos para enfatizar o centro de interesse da imagem.

As curvas em “S”

As curvas em “S” são um elemento muito utilizado na fotografia, pois dão a ideia de sensualidade. Também podem transmitir a ideia de movimento e ajudam a conduzir o olhar do observador até um ponto de interesse.

A composição fotográfica

Como podemos perceber, a composição fotográfica é muito importante para a carreira do fotógrafo. Neste post, demos apenas uma pincelada sobre o assunto. O nosso conselho é: se você quer ser um bom fotógrafo, estude muito sobre o assunto.

5/5 - (2 votes)
Post
13 regras de composição fotográfica que todo fotógrafo deveria conhecer
Título
13 regras de composição fotográfica que todo fotógrafo deveria conhecer
Descrição
Se você dominar as regras de composição conseguirá produzir imagens de esbugalhar os olhos independente do equipamento que estiver usando.
Autor
Blog
Blog Olha o Passarinho

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *