7 dicas de fotografia para você melhorar o fundo da foto

Fundo da foto

O fundo da foto quase nunca é lembrado na hora de fazer o clique. Mas, escolher o background ideal é uma das regras básicas da composição fotográfica, pois um fundo inadequado pode arruinar uma grande foto. Na maioria das vezes, basta ter um pouco de cuidado e observar o que tem no fundo para evitar perder o trabalho.

Neste post, vamos ver algumas dicas de fotografia para ajudar você a escolher o fundo correto para suas fotos.

Índice

  1. Confira o fundo da foto antes do disparo
  2. Mova o assunto ou a câmera pra enquadrar o melhor fundo para a foto
  3. Mude o ângulo da câmera
  4. Varie a abertura do diafragma
  5. Faça um close
  6. Fotografe em espaços abertos
  7. Faça o seu próprio fundo para fotografia
  8. Na hora de fazer uma foto é importante se assegurar que todos os elementos que aparecem na cena façam algum sentido. Perca um tempo nos detalhes, isso fará toda a diferença.

    1- Confira o fundo da foto antes do disparo

    Muitas vezes, estamos tão centrados em focar o elemento principal da fotografia que esquecemos de compor o resto da imagem. Porém, o enquadramento, os detalhes e principalmente o fundo da foto são tão importantes quanto o assunto a ser fotografado. Eles merecem igual ou até maior atenção que o elemento central da imagem. A boa fotografia precisa ter harmonia em todos os elementos que fazem parte da imagem.

    Por tanto, quando mirar o seu objetivo pelo visor da câmera, antes de apertar o botão do obturador, cheque todo o fundo do frame e veja se não nenhum elemento inadequado ou algo que incomode de deva ser retirado.

    2- Mova o assunto ou a câmera pra enquadrar o melhor fundo para a foto

    Se há algum elemento intruso no fundo da foto que está desviando a atenção ou causando algum incomodo na composição, o fotografo deve mover o assunto de lugar a fim de achar um fundo melhor ou mudar a posição da câmera para retirar o elemento indesejável do enquadramento.

    Na maioria das vezes a melhor escolha é mudar a posição da câmera e escolher outro enquadramento para registrar a imagem.

    3- Mude o ângulo da câmera

    Em muitas situações pode ser difícil conseguir um bom fundo para a foto. Uma boa alternativa para isso é mudar o ângulo da câmera.

    Mas atenção: mudar o ângulo da câmera pode eliminar o objeto indesejado do fundo da foto, mas pode também mudar o sentido ou conceito da imagem.

    4- Varie a abertura do diafragma

    A abertura do diafragma irá interferir diretamente no fundo da foto, fazendo com que esse fique mais desfocado ou visível.

    Aumentando a abertura do diafragma, você diminui a profundidade de campo da foto, desfocando o fundo. Diminuindo a abertura do diafragma, você terá o efeito contrário deixando o fundo da foto visível. É neste caso que você terá que ter atenção redobrada na composição da sua imagem.

    5- Faça um close

    Uma boa alternativa para eliminar elementos indesejáveis do fundo da foto é fazendo um close, pois ao aproximar do assunto sobrará menos espaço para distrações do fundo.

    6- Fotografe em espaços abertos

    Quando puder escolher entre fazer a fotografia em um lugar fechado ou aberto, opte por fazer a foto em local aberto.

    Prefira fazer a foto em um local onde a distância entre o objeto a ser fotografado e o fundo seja a maior possível. Dessa forma fica a cargo do fotógrafo compor a imagem com o fundo visível ou desfocado.

    7- Faça o seu próprio fundo para fotografia

    Se você tem um pequeno estúdio ou fotografa num cantinho da sua casa, pode construir o seu próprio fundo fotográfico utilizando alguns canos de PVC e tecidos de diversas cores.

    5/5 - (1 vote)
    Post
    7 dicas de fotografia para você melhorar o fundo da foto
    Título
    7 dicas de fotografia para você melhorar o fundo da foto
    Descrição
    O fundo da foto nunca é lembrado na hora do clique. Mas, escolher o background ideal é uma regra básica de composição fotográfica.
    Autor
    Blog
    Blog Olha o Passarinho

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *