Por que a proporção áurea é melhor que a regra dos terços?

Proporção Áurea - Aplicação

A regra dos terços é tida como a base da composição fotográfica. É usada por praticamente todos os fotógrafas e está presente em milhões de fotos em todo o mundo. Mas existe um caminho melhor para conseguir a imagem perfeita: a proporção áurea.

A proporção áurea é representada pela Espiral de Fibonacci. É essa espiral que irá nos guiar na hora de compor a cena a ser fotografada. Ela nos fornece uma série de linhas que irão nos auxiliar na hora de alinhar a imagem.

Proporção Áurea - Espiral de Fibonacci

É importante frisar aqui que existem 8 possibilidades de orientação da espiral no frame e isso abre um leque infinito de possibilidades na hora de compor a imagem.

Como visualizar a proporção áurea no lightroom?

Devido a sua complexidade, a Espiral de Fibonacci não está disponível no visor da maioria das câmeras, mas é possível acessá-la no Lightroom. Para isto, basta acionar a ferramenta de corte, depois pressione a tecla “O” para que o Ligthroom mude o grid apresentado sobre a imagem. Repita a operação até que a espiral apareça. Para ver as 8 opções de posicionamento possíveis pressione “Shift” + “O”.

Proporção Áurea - Espiral de Fibonacci vs Regra dos Terços

Se sobrepormos a regra dos terços e a proporção áurea veremos que o miolo da espiral coincide com a interseção inferior da regra dos terços.

Rotacionando a espiral podemos coincidir com os quatro pontos de interseção da regra dos terços, porém temos como resultada uma grid muito complexa.

Proporção Áurea - Espiral de Fibonacci

Proporção Áurea vs Regra dos Terços

Por ser mais simples de visualizar e de entender, a regra dos terços tornou-se a preferida dos fotógrafos.

A magia da proporção áurea está no arco da espiral. Ao colocar os elementos da cena ao longo de uma linha curva, invés de posicioná-los em pontos fixos provenientes do cruzamento de linhas retas, o olhar do observador é conduzido ao redor da imagem até o ponto de maior interesse que é o miolo da espiral. É como uma guia imaginária apontando para onde os olhos devem ir.

Como funciona na prática? Vejamos agora algumas imagens com a espiral aplicada.

Proporção Áurea - Aplicação Proporção Áurea - Aplicação Proporção Áurea - Aplicação

Gostou do post? Compartilhe conosco as suas imagens compostas com a proporção áurea.

5/5 - (1 vote)
Post
Por que a proporção áurea é melhor que a regra dos terços?
Título
Por que a proporção áurea é melhor que a regra dos terços?
Descrição
A proporção áurea é representada pela Espiral de Fibonacci. É essa espiral que irá nos guiar na hora de compor a cena a ser fotografada.
Autor
Blog
Blog Olha o Passarinho

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *