Como fotografar com drone e ganhar dinheiro

fotografar com drone

As fotografias aéreas são impressionantes e bastante procuradas no mercado, por isso fotografar com drone é um bom negócio que pode render muito lucro.

Os drones estão invadindo o mercado e ficando cada vez mais baratos. Isso viabilizou o acesso a fotografias aéreas a diversos clientes que antes não tinham condições de arcar com os custos deste tipo de serviço e criou um excelente nicho de negócio para fotógrafos.

Índice

  1. Como funciona um drone
  2. Como pilotar um drone
  3. Conheça as leis e não tenha problemas
  4. Faça um check list antes de voar
  5. Onde ganhar dinheiro fotografando com drone
  6. Como começar a fotografar com drone

Se você tem interesse em explorar esse mercado, saiba que há algumas coisas a se considerar antes de começar a fotografar com drone por aí.

Como funciona um drone

O drone é um equipamento feito de materiais leves, composto por motores e hélices que fazem com que ele voe. Eles podem ter uma câmera incorporada ou dão condições para que você acople a sua câmera.

São equipamentos dotados de muita tecnologia e por isso requerem um treinamento para serem operados. A primeira coisa que precisa saber antes de começar a fotografar com drone é qual equipamento irá comprar. Aqui no Blog Olha o Passarinho já mostramos alguns modelos de drone para fotógrafos que você pode adquirir.

Se você quer fotografar profissionalmente com um drone e vender suas imagens é importante investir em um bom equipamento que garanta fotos de alta qualidade. Neste caso, vale a pena investir num equipamento mais caro, que venha com uma boa câmera que garantirá fotos nítidas e em alta resolução.

Como pilotar um drone

Depois de comprar o seu drone, ainda há um caminho a seguir antes de começar a ganhar dinheiro: é preciso aprender a pilotar o equipamento.

O primeiro passo para aprender a pilotar um drone é ler o manual de instruções do equipamento. Lendo o manual você aprenderá como o drone funciona, quais recursos ele oferece e como usar esses recursos.

Depois de ler toda a teoria é hora de fazer o primeiro voo. Procure um lugar aberto, sem muito movimento, que não tenha árvores ou prédios por perto. Dê partida no drone e faça voos baixos, para se familiarizar com os controles. Utilize o modo de piloto automático nos primeiros voos, assim o drone assume algumas funções durante o voo até que você tenha confiança em voar sozinho.

Há diversos tutoriais no YouTube ensinando como voar com drones.

Conheça as leis e não tenha problemas

A utilização do espaço aéreo é regulamentada. Cada país tem as suas normas. Por isso, é importante conhecer as regras de utilização do espaço aéreo do seu país antes de colocar o drone para voar. Conheça as orientações para uso do espaço aéreo brasileiro.

Aqui no Blog Olha o Passarinho, temos uma série de posts mostrando como legalizar o seu drone e voar dentro da lei. Antes de começar a fotografar com drone, é importante dar uma olhada nestes posts e tirar todas as licenças necessárias para voar no Brasil.

Se você estiver em outro país, pesquise as regras locais antes de começar a voar.

Faça um check list antes de voar

Antes de sair para fotografar com o seu drone, faça um check list para evitar imprevistos na hora do job.

Fique de olho no clima: Toda atividade aérea depende das condições climáticas do local de voo. Voar com um drone não é diferente. Por tanto, é necessário verificar se há condições de voo no local antes de decolar. Caso contrário, marque as fotos para outro dia.

Segurança de voo: Certifique-se que é seguro voar e tenha certeza que não há nenhuma restrição de utilização do espaço aéreo no local onde irá fazer as fotos.

Carregue as baterias: Um dia antes do voo, coloque todas as baterias para carregar (do drone e dos controles), se tiver baterias reservas, confira se estão carregadas. Se você controla o drone pelo seu smartphone, não esqueça de carrega-lo também.

Inspeção de voo: Como qualquer aeronave, o drone deve passar por uma inspeção antes de cada decolagem. Verifique se as hélices estão intactas, se os motores estão funcionando, se há conexão com os controles remotos e se não há nenhuma avaria na fuselagem do seu aparelho.

Prepare a câmera: Se possível, configure a câmera para fotografar ainda no solo. Assim, você terá que fazer apenas pequenos ajustes no voo.

Onde ganhar dinheiro fotografando com drone

Existem várias maneiras de explorar o mercado de fotografia aérea e ganhar dinheiro com o seu drone. Você pode focar apenas em um tipo de fotografia e se tornar um especialista ou aproveitar as várias opções disponíveis.

Aqui vale uma dica valiosa: quanto mais o seu drone voar, mais dinheiro ele irá trazer para você.

Arquitetura: Fazer fotos aéreas de arquitetura é sempre um bom negócio. Há uma grande demanda de construtoras e arquitetos por fotografias dos seus projetos. Faça contato com essas empresas e esses profissionais e ofereça os seus serviços.

Casamentos: Na fotografia de casamento há uma demanda crescente por fotos feitas com drone, afinal os noivos adoram novidades e fotos diferentes e criativas. Aqui, vale fazer parcerias com outros fotógrafos e cinegrafistas para conseguir Jobs.

Eventos esportivos: Este é um mercado interessante para atuar. Entre em contato com clubes e produtores de eventos locais e ofereça seus serviços aéreos.

Foto jornalismo: Estar no local certo, na hora certa pode render algum dinheiro. As emissoras de TV tem uma grande demanda por imagens do que acontece na cidade, mas nem sempre conseguem chegar a tempo. Fique atento ao que acontece ao seu redor e faça fotos e vídeos para depois vender às emissoras da sua cidade.

Hotéis e Resorts: Este é outro nicho interessante a se explorar. Estes estabelecimentos precisam de imagens para promover o seu negócio e há uma grande demanda por fotografias aéreas.

Shows e concertos: Tenha sempre na sua agenda o contato dos promotores de eventos da sua cidade e ofereça os seus serviços de fotógrafos.

Banco de imagens: Se você gosta de sair voando por aí e fotografando, pode ganhar um bom dinheiro enviando fotos para sites de banco de imagens.

Agricultura: Na agricultura também há uma grande demanda por fotografias aéreas, pois os agricultores precisam ficar de olho no que acontece na lavoura.

Geo Mapeamento: Isso pode ser um negócio muito lucrativo. Muitas empresas contratam fotógrafos de drone para mapear áreas. Você pode oferecer os seus serviços para indústrias florestais, indústrias de construção civil, empresas de arqueologia, indústrias de mineração, empresas de topografia e empresas de paisagismo.

Como começar a fotografar com drone

Depois que você comprou o drone e aprendeu a pilotar é hora de divulgar para o mercado que você faz fotografias aéreas.

  • Faça um portifólio com imagens bem impactantes e bonitas;
  • Divulgue imagens nas suas redes sociais;
  • Proponha parcerias com outros fotógrafos que você conheça;
  • Crie um panfleto apresentando os seus serviços;
  • Inclua fotografia com drone no seu cartão de visitas;
  • Faça anúncios em jornais e revistas de nicho.

Veja mais

5/5 - (1 vote)
Post
Como fotografar com drone e ganhar dinheiro
Título
Como fotografar com drone e ganhar dinheiro
Descrição
As fotografias aéreas são impressionantes e bastante procuradas no mercado, por isso fotografar com drone é um bom negócio que pode render muito lucro.
Autor
Blog
Blog Olha o Passarinho

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *