10 dicas para fotografar com drone e fazer lindas fotos aéreas

Belo Horizonte - vista aérea

Fotografar com drone é a forma mais barata e eficiente de fazer imagens aéreas, mas é preciso muita perícia para pilotar a aeronave e um pouco de estudo das técnicas fotográficas para conseguir belas fotos.

Com a popularização dos drones, a fotografia aérea ficou bastante acessível. O que antes necessitava alugar um helicóptero, hoje pode ser feito de qualquer lugar apenas operando um controle remoto, com a vantagem de que o drone, por seu tamanho reduzido, consegue entrar em lugares que seriam inviáveis com uma aeronave de grande porte.

Neste post, separamos 10 dicas para você fotografar com drone e obter fotos de tirar o fôlego dos seus clientes.

1- Fotografar com drone não é brincadeira

Diferente do que muitos pensam, drone não é um brinquedo de controle remoto. Muito pelo contrário, é considerado uma aeronave, como qualquer outra, e um equipamento muito caro. Por tanto, antes de levantar voo leia o manual de instrução do seu drone, estude como pilotar. Agindo assim, você evita acidentes e prejuízos.

Outra questão importante é ficar atendo à legislação sobre o uso do espaço aéreo pelos drones no país onde vai voar. Aqui no Blog já falamos sobre o tema, confira nossos posts sobre como legalizar o seu drone.

2- Faça movimentos suaves

Conhecer o equipamento e saber pilotar é o principal para obter fotos de qualidades. Movimentos suaves evitam fotos tremidas e aumentam a autonomia da bateria do drone.

Para manter a estabilidade das suas imagens, acelere o drone lentamente e quando for parar, não solte os controles de uma vez, pois isso faz com que a aeronave reverta a rotação dos motores bruscamente dando um tranco. Da mesma forma que você acelerou lentamente, diminua a velocidade gradativamente até parar. Por isso, é importante planejar bem o voo.

3- Planejamento de voo

O planejamento de voo é importante para poupar tempo, bateria e voar com segurança. Tenha uma visão geral do espaço e trace uma rota de acordo com o que pretende fazer.

Não esqueça de marcar a sua posição inicial com o GPS, pois caso ocorra alguma pane o drone conseguirá voltar sozinho.

4- Cores de cinema

Você pode configurar a câmera do drone para obter imagens com mais estilo. Os drones vem configurados de fábrica com um perfil de cores padrão que gera imagens saturadas e com contraste elevadas.

Mude o modo de cores padrão para outro de sua preferência, por exemplo o cinelike que produz uma imagem com menos contraste e saturação, o que facilita o trabalho de ajuste na pós produção.

Faça outros ajustes manuais na câmera do seu drone para obter fotos com estilo. Mude os níveis de nitidez, contraste e saturação. Teste configurar como -2 de nitidez, -2 de contraste e -1 de saturação.

5- Configure o movimento tilt

O movimento tilt é um dos mais usados para fazer imagens aéreas. Ele consiste na movimentação vertical da câmera e é obtido variando a altitude do drone.

Por padrão, os drones são bem sensíveis a esse tipo de movimento. Mas, é possível diminuir essa sensibilidade nas configurações da aeronave para obter um movimento mais suave.

6- Movimento pan suave

O movimento pan serve para fazer imagens panorâmicas com o drone. É quando você movimenta a aeronave para os lados, esquerdo e direito, de forma suave para evitar trancos na imagem.

Da mesma forma que o movimento tilt, os controles para o movimento pan são bem sensíveis, mas é possível configurar o drone diminuindo essa sensibilidade para obter imagens com uma melhor qualidade.

7- Movimento matrix

Este movimento é bem bacana, você define um ponto de interesse, determina a distância que você quer ficar desse ponto, a direção do giro, a velocidade e pronto. O drone fará um voo circular em volta desse ponto com a câmera sempre apontada para o local determinado.

8- Olhe para baixo

O objetivo de fotografar com drone é mudar o ponto de vista, buscar novos ângulos. Então por que não ousar? Saia do comum, daquelas fotos aéreas com a câmera voltada para frente. Aponte a câmera para baixo e obtenhas fotos espetaculares.

9 – Fotografe com drone na resolução máxima

Sempre gere a imagem na resolução máxima que a câmera do drone permite. Assim você terá mais liberdade para fazer ajustes na pós produção sem perda de qualidade.

10 – Faça um hyperlapse

O hyperlapse é o timelapse com movimento.

Devido à estabilidade de voo dos drones é bem simples fazer um hyperlapse.

Funciona assim: da mesma forma que o timelapse, no hyperlapse você irá fazer várias fotos de um mesmo ponto, porém entre uma foto e outra você deve mover o drone um pouco. Quando você juntas as fotos na edição, além do movimento do timelapse, você terá um movimento de câmera.

Agora que você conhece nossas super dicas para fotografar com drone é hora de colocar em prática. Depois mande publique as fotos com a hastgat #dronepassarinho pra gente ver o que você aprendeu.

5/5 - (1 vote)
Post
10 dicas para fotografar com drone e fazer lindas fotos aéreas
Título
10 dicas para fotografar com drone e fazer lindas fotos aéreas
Descrição
Aprenda a fotografar com drone e faça fotos aéreas de tirar o fôlego dos seus clientes com as nossas super dicas.
Autor
Blog
Blog Olha o passarinho

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *