Como fazer o efeito panning – Dica fotográfica

Fotografia - Efeito Panning

Sabe aquelas fotos onde o assunto principal está nítido, enquanto o fundo fica borrado com linhas horizontais dando a sensação de movimento? Esse é o efeito panning, que é feito diretamente na câmera sem uso de softwares de edição de imagem.

A técnica de panning é usada na fotografia para registrar o movimento e consiste em uma foto de longa exposição de um motivo em movimento.
Vamos agora mostrar passo-a-passo para você fazer suas fotografias com o efeito panning:

Antes de começar, vale a pena dizer que para conseguir bons resultados de panning é preciso muito treino para dominar a técnica. Como tudo na fotografia, paciência é o primeiro passo.

1- Velocidade do obturador: Configure sua câmera para fotografar com uma velocidade de obturador baixa. Comece com 1/30s e vai testando velocidades menores até obter o resultado esperado, mas lembre-se quanto menor a velocidade, mais chance de obter fotos tremidas.

2- A escolha do fundo: A escolha do fundo é fator fundamental para o sucesso da sua foto. Lembra, a fotografia começa no estudo da composição, antes do clique. Você vai precisar de um fundo que ao fazer o efeito de panning garanta um resultado legal, que não brigue com o motivo principal. O ideal é fazer a foto em um lugar que garanta um fundo com bastante contraste com o seu motivo principal.

3- Siga o movimento com a câmera: Coloque a câmera num tripé para ajudar a estabilizar a imagem, desligue o estabilizador da sua lente, se houver, ligue o auto foco contínuo da sua câmera, modo AF-Servo. Caso o foco automático não seja rápido o suficiente, passa para o foco manual e faça o foco no local onde o motivo passará.

4- Hora de clicar: Aperte o botão do obturador e acompanhe o movimento do motivo principal até acabar a exposição.

5- Uso do Flash: Você pode usar o flash para congelar o movimento. Configure-o para disparar na 2ª cortina, assim ele será acionado somente no final da exposição congelando o movimento do seu motivo principal.

Não fique frustrado e nem desista se não der certo na primeira vez, essa técnica requer muito treino para resultados satisfatórios.

Gostou da dica? Então post suas fotos de efeito panning com a hastgat #BlogOlhaoPassarinho e apareça na seção “Fotos dos Leitores”.

5/5 - (3 votes)
Post
Como fazer o efeito panning – Dica fotográfica
Título
Como fazer o efeito panning – Dica fotográfica
Descrição
O efeito panning é usado na fotografia para registrar o movimento e consiste em uma foto de longa exposição de um motivo em movimento.
Autor
Blog
Blog Olha o Passarinho
Logo

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *