Como legalizar seu drone e evitar problemas com as autoridades

Como legalizar seu drone

Voar por aí fazendo fotos aéreas é o sonho da maioria dos fotógrafos. Com a popularização dos drones, este sonho tornou-se bem possível. Mas, saiba que existem regras para pilotar essas pequenas aeronaves, então, antes de levantar voo é preciso conhecer a legislação vigente e providenciar as licenças de voo para evitar problemas.

Em maio de 2017, a ANAC publicou o Regulamento de Aviação Civil Especial – RBAC-E – nº 94 que regulamenta o uso do espaço aéreo brasileiro pelos usuários de drones. Após a publicação desta norma, ficou estabelecido que todo drone, tripulado ou não, com peso acima de 250g deve ser registrado na ANAC, homologado pela ANATEL e ter seus planos de voos aprovados pelo DECEA.

Além disso, foi definido uma série de normas que os pilotos devem seguir. Essas orientações para o uso do espaço aéreo brasileiro estão compiladas em um outro post publicado aqui no Blog Olha o Passarinho.

Agora é hora de legalizar o seu drone e sair voando pela cidade. Siga as etapas abaixo e voe tranquilo:

1- Registre seu drone no site da ANAC: Ao cadastrar sua aeronave no site da ANAC será gerado um número de registro que você deverá portar sempre que for operar o drone.

2- Faça a homologação do seu drone na ANATEL: Se o modelo do seu drone não for homologado pela ANATEL, será necessário solicitar essa homologação junto à agência. Clique no link acima e veja como solicitar.

3- Cadastre-se no site do DECEA: O DECEA é o órgão que controla o espaço aéreo brasileiro. É necessário que você faça o cadastro no site do DECEA e sempre que for voar deverá enviar um plano de voo e solicitar autorização.

Seguindo esses passos você não terá problemas com as autoridades, estará zelando pela sua segurança e pela de outras pessoas em solo.

5/5 - (2 votes)
Post
Como legalizar seu drone e evitar problemas com as autoridades
Título
Como legalizar seu drone e evitar problemas com as autoridades
Descrição
Veja como legalizar o seu drone para obter licenças de voo e não ter problemas com as autoridades aéreas do Brasil.
Autor
Blog
Blog Olha o Passarinho
Logo

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *