Qual câmera comprar para começar a fotografar?

cameras

Sempre que alguém me pergunta sobre qual câmera comprar, eu respondo: “Compre o melhor equipamento que o seu dinheiro possa pagar.” Porém, quando se trata de fotografia essa regra nem sempre é a melhor, pois existem outros fatores que devem ser levados em conta.

Se você gosta de fotografia e está em dúvida sofre qual câmera comprar, leia este post até o final.

Primeiramente, você precisa conhecer os diferentes tipos de câmeras disponíveis no mercado hoje a que eles se destinam.

1- Compactas

As câmeras compactas invadiram o mercado e mostraram que vieram para ficar. Num mundo cada vez mais conectado, onde todos querem registrar os momentos e exibir nas redes sociais, não ter uma câmera digital é inconcebível. E elas estão disponíveis em vários modelos e formatos, as mais populares são as incorporadas nos smartphones, pois em um só aparelho você tira a foto, publica nas redes sociais e armazena nas nuvens.

Este tipo de câmera é indicado para aqueles usuários que adoram uma selfie ou querem apenas registrar um momento para publicar nas redes sociais.

Fica a dica:

– Para aqueles que optarem por comprar uma câmera compacta a dica é focar na lente, pois é o item que irá diferenciar os modelos dessa categoria. Há alguns modelos que vem com lentes da marca Carl Zeins que são de excelente qualidade e garantem fotos superiores.

– Para aqueles que optarem por comprar um celular com uma boa câmera, terão que desembolsar um pouco mais de grana. Na hora de escolher o modelo, foque nas opções com mais MegaPixels.

2- Super Zoom

As câmeras Super Zoom são a evolução das compactas, possuem lentes maiores e uma grande capacidade de zoom, que é o grande atrativo desses modelos. Além disso, elas possibilitam alguns ajustes manuais como as câmeras profissionais.
Este tipo de câmera é indicada para aqueles usuários que querem mais que uma selfie, gostam de ousar um pouco na composição e até criar efeitos simples.

Mas, pense bem antes de comprar uma super zoom. Se você gosta de experimentar e curte sair do modo manual, uma DSRL de entrada pode ser muito mais aproveitada. Há modelos na mesma faixa de preço de uma super zoom.

3- DSRL

Entrando no mundo profissional, temos as DSRL, cujas principais características são a possibilidade de trocar as lentes e o total controle sobre a câmera.

Estes equipamentos são destinados a usuários avançados que querem estudar as técnicas de fotografar ou viver de fotografia.

Vamos dividir as DSRLs em 3 subcategorias para ficar mais fácil descobrir qual a câmera ideal para você:

3.1- Câmeras de entrada (Cropadas): As câmeras de entrada são os modelos mais simples de DSRL. Elas possuem sensores menores e menos resolução, mas no geral fazem tudo que as mais caras fazem. Ideal para aqueles usuários mais curiosos, estudantes de fotografia ou trabalhos profissionais mais simples.

Fica a dica: Se a grana está curta, pode comprar uma câmera de entrada sem medo e com o dinheiro que sobrar, invista em lentes e em um flash externo.

3.2 – Câmeras semiprofissionais (Cropadas): As câmeras semiprofissionais também são consideradas de entradas, mas são modelos bem mais robustos que os anteriores. Estas são muito usadas por fotógrafos profissionais de eventos, por apresentar ótima qualidade nas fotografias.

3.3 – Câmeras profissionais (FullFrame): Depois que você já estudou bastante e até conseguiu alguns trabalhos é hora de investir em um equipamento profissional. Bem mais robustas e caras essas câmeras vão fazer tudo que as outras fazem, porém com mais qualidade. Vale lembrar aqui que existem muitos modelos de câmeras profissionais e que a escolha destes deve levar em conta o tipo de trabalho que o fotógrafo irá desenvolver.

Fica a dica: No geral, quando se pensa em adquirir uma câmera profissional, leva em consideração a compra de pelo menos uma lente além da que vem no kit e um flash externo.

5/5 - (1 vote)
Post
Qual câmera comprar para começar a fotografar?
Título
Qual câmera comprar para começar a fotografar?
Descrição
Se você gosta de fotografia e está em dúvida de qual câmera comprar para começar a fotografar, leia este post até o final.
Autor
Blog
Blog Olha o Passarinho
Logo

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *