Quando devemos desligar o autofoco da câmera e usar o foco manual

Desligue o autofoco

Apesar da alta tecnologia empregada no sistema de autofoco das câmeras digitais, não podemos esquecer que existe o foco manual e que muitas vezes precisamos usá-lo.

Há situações em que o autofoco não consegue fazer o seu trabalho ou não o faz de forma satisfatória. É nessas horas que a experiência do fotógrafo conta ponto e ele deve fazer o foco de forma manual para garantir a qualidade da imagem.

Antes de continuar, veja aqui como funciona o sistema de autofoco da sua câmera.

Vamos listar aqui algumas situações que devemos desligar o autofoco e fazer o serviço sozinho:

Veja como usar o foco manual da sua câmera.

1- Quando não há contraste suficiente

O autofoco analisa o contraste da cena para determinar o foco mais adequado para fazer a fotografia. Por isso, quando a zona de foco não tem contraste suficiente o sistema de automático não consegue determinar o ponto de foco e fica tentando focar sem sucesso.

É hora de desligar o piloto automático e fazer o foco manualmente.

2- Quando não há luz suficiente

Fotografia é luz. E todo o processo fotográfico se baseia na quantidade de luz disponível na cena para fazer uma foto de qualidade. Em casos onde não há luz suficiente, a câmera não consegue definir um ponto de foco na cena, assim caímos no caso anterior de falta de contraste e devemos, mais uma vez, usar o foco manual.

3- Em fotografia de paisagem, quando queremos uma maior profundidade de campo

Na fotografia de paisagem, muitas vezes, queremos que toda a cena esteja em foco, isto é, desde o elemento mais próximo até o mais distante.

Uma solução para isso seria fechar o diafragma ao máximo para aumentar a profundidade de campo. Mas, isso nem sempre é suficiente. A melhor forma para fazer fotos de paisagem com grande profundidade de campo é usar a distância hiperfocal.

4- Desligue o autofoco para fazer HDR

Para fazer uma foto HDR você precisará fazer vários cliques da mesma cena com exposições diferentes. Veja como funciona a técnica de HDR. Todas as imagens devem ter o mesmo ponto de foco e enquadramento, portanto é imprescindível desligar o autofoco e fazer o foco da cena de modo manual para obter o mesmo resultado em todos os cliques.

5- Desligue o autofoco para fotografar através de vidros

Se precisa fazer uma foto de um objeto que se encontra atrás de um vidro o reflexo poderá atrapalhá-lo bastante. Neste caso, além do filtro polarizador, fazer o foco manual garantirá uma imagem melhor.

6- Em fotografias macro com baixa profundidade de campo

Quando trabalhamos com uma profundidade de campo muito reduzida, o sistema de autofoco tem dificuldade em estabelecer o foco da cena. Se você usar uma lente macro ou algum outro acessório de aproximação, o problema se acentua. E você terá que usar o foco manual mais uma vez.

Estas são as situações mais críticas que precisamos usar o foco manual da câmera. Se souberem de mais alguma, participem deixando um comentário no post.

5/5 - (2 votes)
Post
Quando devemos desligar o autofoco da câmera e usar o foco manual
Título
Quando devemos desligar o autofoco da câmera e usar o foco manual
Descrição
Apesar da alta tecnologia dos sistemas de autofoco das câmeras digitais, não podemos esquecer que existe o foco manual e que muitas vezes precisamos usá-lo.
Autor
Blog
Blog Olha o passarinho

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *