Distância hiperfocal: domine essa técnica e garanta fotos mais nítidas

Fotografando paisagem

A distância hiperfocal é uma técnica antiga que ajuda a maximizar a nitidez de uma fotografia. Quando se usa essa técnica a profundidade de campo da imagem é ampliada e tudo que estiver dentro do espaço compreendido entre metade dessa distância e o infinito fica em foco (nítido).

Índice

  1. Como Funciona a distância hiperfocal
  2. Aplicativos de Smartphones
  3. Tabelas de distância hiperfocal
  4. Escala de foco da lente
  5. Método do dobro da distância
  6. Método do foco no infinito

Não há um modo de distância hiperfocal na sua câmera, para utilizar dessa técnica o fotógrafo coloca a lente em modo manual e faz o foco na distância hiperfocal. Neste post vamos mostrar diversas maneiras para você dominar a técnica da distância hiperfocal e conseguir fotografias com maior nitidez.


Como funciona a Distância hiperfocal

Para conceitualizar, podemos definir a distância hiperfocal como o ponto onde se obtém a maior profundidade de campo na imagem.

Para calcular a distância hiperfocal utilizamos a fórmula seguinte:

DH = (CF)² / (f/número)(CCA) + CF

Onde:
DH = Distância Hiperfocal
CF = Comprimento Focal

CCA = Círculo de Confusão Aceitável
f/número = Abertura do diafragma

Como podemos perceber pela fórmula, o comprimento focal e a abertura utilizada influenciam a distância hiperfocal. Lentes com distâncias focais e aberturas menores aproximam o ponto de distância hiperfocal da câmera, aumentando a profundidade de campo, enquanto, distâncias focais e aberturas maiores levam a distância hiperfocal para mais longe da câmera diminuindo a profundidade de campo.

Mas o que é esse círculo de confusão aceitável? O círculo de confusão representa o tamanho máximo de um ponto de luz no sensor antes que ele seja considerado um borrão. Nas máquinas de filme os círculos de confusão eram de 0,03 mm para uma imagem de filme de 35 mm. Nas máquinas modernas esse valor varia, mas convencionou-se usar o valor de 0,03 como constante para os cálculos o que pode causar erros perceptíveis principalmente quando utiliza as fotografias em formatos maiores.

Muita calma nessa hora, não se desespere. Não há necessidade de ficar fazendo contas na hora de fotografar. Existe várias formas de se obter a distância hiperfocal de maneira rápida e fácil.

1- Aplicativos de smartphone

Estão disponíveis tanto para Android quanto para iOS diversos aplicativos que calculam a distância hiperfocal. Todos funcionam basicamente da mesma forma, você fornece informações da câmera, lente, exposição e o aplicativo calcula a distância para você.

2- Tabelas de distância hiperfocal

Outra forma de obter a distância hiperfocal da sua cena é através das tabelas que oferecem as distâncias cruzando os dados.


Distâncias Hiperfocias – Câmeras cropadas
Distância Focal Aberturas
f/8 f/11 f/16 f/22
12 mm 1,0 m 0,7 m 0,5 m 0,4 m
15 mm 1,5 m 1,0 m 0,7 m 0,3 m
17 mm 2,0 m 1,4 m 1,0 m 0,7 m
20 mm 3,0 m 1,9 m 1,3 m 3,2 m
24 mm 4,0 m 2,7 m 1,9 m 1,0 m
28 mm 5,0 m 3,6 m 2,6 m 1,8 m
35 mm 8,0 m 5,8 m 4,4 m 2,9 m
50 mm 17,0 m 11,9 m 8,2 m 5,9 m
70 mm 32,0 m 22,8 m 16,4 m 11,6 m


Distâncias Hiperfocias – Câmeras fullframe
Distância Focal Aberturas
f/8 f/11 f/16 f/22
16 mm 1,2 m 0,8 m 0,6 m 0,1 m
20 mm 1,7 m 1,2 m 0,9 m 0,6 m
24 mm 2,4 m 1,8 m 1,2 m 0,9 m
28 mm 3,4 m 2,4 m 1,7 m 1,2 m
35 mm 5,1 m 3,7 m 2,6 m 1,8 m
50 mm 10,7 m 76,2 m 5,3 m 3,8 m
70 mm 20,8 m 14,6 m 10,4 m 7,3 m
100 mm 42,0 m 30,0 m 21,3 m 15,0 m
135 mm 76,2 m 54,3 m 38,1 m 27,1 m


Para obter a distância hiperfocal na tabela, basta cruzar a abertura que você está usando com a distância focal da sua lente. Ao dividir a distância mostrada na tabela por 2, você obtém a distância mínima que deve colocar um objeto para que ele fique em foco.

As tabelas são calculadas utilizando o valor de 0,03 para o círculo de confusão aceitável, portanto os valores fornecidos não são exatos para as câmeras modernas, são apenas uma aproximação, o que faz o fotógrafo ter que fazer vários disparos para conseguir o resultado desejado.

3- Escala de foco da lente

Outra forma de obter a distância hiperfocal é utilizar a escala de foco da sua lente, se ela tiver. A escala de foco da lente mostra quanta profundidade de campo você terá de acordo com a abertura selecionada.

Lente

Se a sua lente possuir a escala de foco, siga os passos abaixo para obter a distância hiperfocal:

1- Selecione a abertura do diafragma que deseja

2- Há duas marcas na sua lente que correspondem à profundidade de campo, alinhe uma das marcas no centro do símbolo de infinito. A outra marca mostrará onde termina a profundidade de campo. Agora você está focando no ponto de distância hiperfocal.

4- Método do dobro da distância

Esta técnica baseia-se no princípio de que tudo a partir da metade da distância hiperfocal estará em foco. Logo, basta que você dobre o valor da distância entre sua lente e o objeto mais próximo que estar a fotografar para obter a distância hiperfocal. Por exemplo, se quer fotografar uma pessoa que está a 2,0 metros de distância e que o fundo também fique nítido na foto, faça o foco a 4,0 metros.

5- Método do foco no infinito

Outro método para definir a distância hiperfocal é fazer o foco no infinito ou no objeto mais distante da sua fotografia, para facilitar utilize o live view com zoom para obter o foco. Faça um clique. Depois visualize a foto no live view, coloque a imagem em 100% e procure a parte onde começa a ficar desfocado, esta é a sua distância hiperfocal.

Agora faça o foco nesse ponto e tire outra foto. Tudo a partir da metade dessa distância até o infinito estará em foco.

Chegou a hora de treinar. Agora não há mais desculpas para tirar fotos sem nitidez.

5/5 - (1 vote)
Post
Distância hiperfocal: domine essa técnica e garanta fotos mais nítidas
Título
Distância hiperfocal: domine essa técnica e garanta fotos mais nítidas
Descrição
A distância hiperfocal é uma técnica que maximiza a nitidez de uma fotografia. Quando se usa essa técnica a profundidade de campo da imagem é ampliada.
Autor
Blog
Blog Olha o Passarinho

Comentários:

Paulo

OLá, tenho uma dúvida. Estou com uma lente Sigma 150-600 mm, uso ela para tirar fotos numa torre panoramica bem alta que pega toda a cidade, ESPECIALMENTE um ponto especifico que fica mais de 10 Km dali em linha reta. Considerando boa luz, o que posso fazer para que o fundo fique mais nitido haja vista que o objetivo da foto é o fundo (pista de pouso do aeroporto). Já coloquei foco 10 m até infinito (na lente), ISO 100. Seria interessante usar foco manual? Uma abertura mediana como f/8? E a medição da exposição? Qualquer ajuda é bem vinda, obrigado desde já. Link da foto: https://drive.google.com/file/d/1oReUc07jCnQMhdWIhihAXyVMvrIYd7uc/view?usp=sharing

Reply

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *