Dicas de fotografia de rua: um super guia para você fotografar a cidade

Fotografia de rua: Dicas para fotografar a cidade

Seja na sua viagem de férias ou mesmo num final de tarde, depois do trabalho, fotografar a cidade é uma atividade muito praticada por fotógrafos amadores ou profissionais como uma forma de relaxamento ou mesmo como fonte de renda.

Mesmo que praticada informalmente, fotografar a cidade requer muita técnica e paciência. Mas com as dicas que selecionamos neste post você conseguirá aprimorar sua prática e tirar fotos dignas de colocar na moldura.

Índice

  1. Escolha o ângulo certo para fotografar a cidade
  2. Os três pilares da fotografia de rua: planejamento, paciência e persistência
  3. A hora certa para fotografar na rua
  4. Que equipamento levar para fotografar a cidade
  5. Explore a cidade como um todo

Fotografar a cidade é um estilo fotográfico conhecido no mundo todo como street photography ou fotografia de rua. A cidade é um ser vivo, cheio de segredos a serem revelados pelos olhos apurados dos fotógrafos.

A primeira dica que temos para você que quer se aventurar pelas ruas da cidade com a câmera fotográfica na mão é buscar referências, conhecer o trabalho de outros fotógrafos. Veja alguns fotógrafos de rua para você seguir no Instagram.

Escolha o ângulo certo para fotografar a cidade

Com tantas pessoas fotografando pelas ruas mundo a fora, corre o risco da sua foto ser só mais uma dentre as milhares de imagens publicadas todos os dias. Por isso, é essencial que você pense diferente.

Ao chegar em um lugar para fotografar, principalmente se for um lugar turístico como a Torre Eilfel por exemplo, gaste um tempo estudando o local. Procure ângulos diferentes, usa toda a sua criatividade e faça uma foto original. As chances da sua imagem se destacar no meio das outras é muito maior.

Os três pilares da fotografia de rua: planejamento, paciência e persistência

Antes de sair para fotografar a cidade, sente, relaxe e planeje o que quer fazer. Tendo em mente como quer fazer a foto e o resultado que quer obter será muito mais fácil atingir seu objetivo.

Ao chegar no local a ser fotografado é preciso ter paciência, muitas vezes a espera será longa para o clique perfeito. Lembre-se, você está em um local público, há pessoas passando na calçada, carros nas ruas e tantas outras variantes que podem interferir ou compor a sua foto.

Muitos imprevistos podem acontecer e até inviabilizar a sua foto. Não desista, se preciso volte em um outro dia para tentar fazer o registro.

A hora certa para fotografar na rua

Não existe hora certa para se fotografar. Isto vai depender do objetivo do fotógrafo. É importante saber aqui que o horário influencia no resultado da sua foto, pois a saturação, o contraste, a iluminação e o balanço de branco variam ao longo do dia.

Se você deixar sua câmera em um tripé para manter o mesmo enquadramento e tirar várias fotos do mesmo local ao longo do dia, terá várias fotos diferentes.

Que equipamento levar para fotografar a cidade

Ao sair para fotografar a cidade, geralmente você terá que caminhar um pouco, dependendo da cidade terá que subir morros, por isso recomendamos levar o mínimo de equipamento possível. Leve somente o que realmente irá precisar, por isso é importante gastar um tempo planejando o que deseja fazer.

Um set básico para fotografia de rua seria levar, além da sua câmera, uma lente grande angular e uma tele objetiva de longo alcance. Se for fotografar à noite, o ideal são as lentes claras. A lente do kit é uma boa opção para fotografar a cidade durante o dia, ela é super versátil e dá conta do recado. Veja como tirar o máximo da sua lente do kit. Não se esqueça de levar um tripé, ele será útil em algumas situações. E se pretende fazer retratos, coloque na mochila o flash externo.

Além disso, é bom checar se as baterias estão carregadas e as lentes limpas antes de sair de casa.

Explore a cidade como um todo

Em uma cidade há inúmeras possibilidades para fazer boas fotos. É importante ter um olhar aguçado e disposição para explorar o espaço até descobrir algo novo. Ou mesmo criar um novo olhar sobre o que já se tornou senso comum.

Procure por detalhes, explore a arquitetura, desça ao subsolo ou suba no alto dos prédios. Retrate o cotidiano da cidade ou busque o inusitado. São muitas possibilidades.

5/5 - (1 vote)
Post
Dicas de fotografia de rua: um super guia para você fotografar a cidade
Título
Dicas de fotografia de rua: um super guia para você fotografar a cidade
Descrição
Fotografar a cidade é uma atividade muito praticada por fotógrafos amadores ou profissionais como uma forma de relaxamento ou mesmo como fonte de renda.
Autor
Blog
Blog Olha o Passarinho

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *