Dicas de fotografia para por em prática no novo ano

Dicas de fotografia

Ano novo, vida nova! Que tal sair da zona de conforto e dar um up na sua carreira fotográfica? Selecionamos algumas dicas de fotografia para você por em prática durante o ano e assim elevar o nível do seu trabalho.

A intenção deste post não é criar uma lista de exercícios para juntar as outras tantas que você fez durante a virada e que não serão cumpridas. Nosso objetivo é propor desafios para serem cumpridos e assim proporcionar o seu crescimento com profissional da arte da fotografia. Não veja essa lista como uma obrigação a ser cumprida e sim como objetivos que poderá cumprir com prazer no seu tempo livre. Então vamos lá:

1- Descubra novos fotógrafos

Referência nunca é demais. Navegue pela internet em busca de novas referências, conheça o trabalho de outros fotógrafos e estude a sua biografia, como ele começou a fotografar, o caminho que ele percorreu até chegar onde está e as técnicas e estilos que ele usa. Você irá aprender muito com essas pesquisas. Dois bons lugares para começar a procurar: flickr.com e pristina.org

2- Ler um livro de fotografia

Ler sempre é bom, mas livros técnicos nem sempre são divertidos. Livros de fotografia são uma boa fonte de informação. Há bons livros no mercado que poderão lhe ajudar a aprimorar sua técnica fotográfica e aprender novos truques. Mas não limite-se apenas aos livros de dicas fotográficas, explore as biografias e portfólios de outros fotógrafos também.

3– Arrisque-se em um nicho diferente

Saia da zona de conforto. Mesmo que não pretenda atuar profissionalmente em outro nicho é bom se desafiar e conhecer caminhos diferentes. Procurar outros nichos de atuação, mesmo que por hobby pode lhe proporcionar o aprendizado de novas técnicas que poderão ser usadas no seu trabalho principal.

4– Compre uma lente nova

Nós tendemos a acostumar com um set de lentes ou uma objetiva específica e a usamos em todos os trabalhos. Isto limita muito a nossa fotografia, portanto esteja aberto a novas possibilidades e use objetivas diferentes nos seus trabalhos. Compre uma nova lente e faça fotografia de um modo inovador. Seus clientes notarão a diferença.

5 – Supere as suas limitações

Todo fotógrafo tem uma imagem que gostaria de fazer. Muitas vezes, por achar que não conseguiria, nunca tentou.
Pois a nossa proposta é justamente fazer o impossível. Pegue a foto mais foda que você já viu de algum outro fotógrafo. Aquela que você gostaria de fazer. E faça uma releitura da imagem. Faça vários cliques até conseguir um resultado igual ou superior ao da foto original. Compare o resultado final com os cliques que fez para chegar até ele e analise os passos evolutivos.

6– Faça autorretrato

Na era das selfies, porque não fazer um autorretrato? O autorretrato é um ótimo exercício fotográfico para você dominar a sua câmera e suas técnicas. E também uma ótima oportunidade para sair de trás das câmeras.

7– Imprima suas fotos

Quando inventaram a fotografia digital ninguém falou que era para guardar as fotos num HD para se perder num mundo de bits e nunca mais serem vistas por ninguém.

Fotografia foi feita para ser impressa e não para ser guardada em um arquivo de backup.

A fotografia digital nos permite fazer vários cliques a um custo bem baixo e assim garantir o registro. Mas, depois que terminar a festa, o ensaio ou chegar de férias, selecione as melhores fotografias e mande-as para impressão.

Veja o nosso Guia de impressão para fotografias.

8– Visite exposições fotográficas

Visitar uma exposição fotográfica é um excelente exercício a se fazer. Fique atento à programação cultural da sua cidade e não perca a oportunidade de ir a um museu ou galeria. Geralmente as exposições são gratuitas.

Observe as fotos de forma individual e também o conjunto. As fotografias de uma exposição são cuidadosamente selecionadas, a disposição das mesmas na galeria não é casual, existe uma relação entre as fotos ali expostas, há um cuidado com o formato e com todos os outros detalhes. Tudo é pensado. Visitar uma exposição fotográfica é um grande exercício de observação.

9– Faça uma viagem ou expedição fotográfica

Seja uma viagem internacional ou mesmo uma visita à cidade vizinha. Não importa o destino, o que vale aqui é levar a sua câmera e explorar o lugar através da sua objetiva. Desligue-se do mundo e dos seus problemas e apenas se preocupe em clicar. Se quiser, faça um roteiro da viagem e trace seus objetivos fotográficos para essa viagem.

10 – Participe de saídas fotográficas.

Saídas fotográficas são ótimas para conhecer outros fotógrafos e fazer fotos que geralmente não faria. O Blog Olha o Passarinho promove diversas saídas fotográficas durante o ano, fique ligado nas nossas redes sócias para saber quando será a próxima.

11 – Ler o manual de instruções da sua câmera fotográfica

Pode parecer besteira, mas tem muito fotógrafo velho de estrada que nunca leu o manual de instruções da própria câmera. No manual de instruções, além de conhecer o equipamento, você poderá descobrir recursos que usará na sua fotografia e até aprender como configurar a câmera de um modo mais fácil para atingir os resultados almejados.

12 – Faça um projeto fotográfico pessoal

Na correria do dia-a-dia raramente encontramos um tempo para nós mesmos. A proposta aqui é bem simples, crie um projeto fotográfico pessoal e execute-o ao longo do tempo nos seus momentos livres. Ao final, você verá o quanto isso é gratificante.

13 – Não deixe sua câmera dias sem usar

Pratique, pratique mais, continue praticando! Se queres ser um grande fotógrafo um dia nunca deve deixar de fotografar, por tanto sua câmera não deve ficar parada no guarda roupa por mais de um dia.

14 – Participe de um concurso fotográfico

Há vários concursos fotográficos durante o ano. Alguns são pagos e outros tem suas inscrições gratuitas.
Os concursos fotográficos não servem apenas para ganhar prêmios, mas também para desenvolver a criatividade, explorar a composição e ganhar visibilidade.

15 – Perder o medo do flash

Flash não é bicho de sete cabeças, basta aprender a usá-lo. O flash é um dos acessórios mais importantes para o fotógrafo, portanto vale a pena perder umas horas estudando como usar o flash.

16 – Use a câmera no modo manual

Quer ser fotógrafo? Então comece a usar a câmera no manual. O modo manual não morder e depois que você aprender e se acostumar a usá-lo, produzirá fotos muito mais impactantes. Use a câmera no modo manual e tenha domínio total sobre a sua fotografia.

5/5 - (1 vote)
Post
Dicas de fotografia para por em prática no novo ano
Título
Dicas de fotografia para por em prática no novo ano
Descrição
Que tal sair da zona de conforto e dar um up na sua carreira fotográfica? Selecionamos algumas dicas de fotografia para você por em prática durante o ano.
Autor
Blog
Blog Olha o Passarinho

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *