6 questões para saber se você é um bom fotógrafo

Bom fotógrafo

O que é um bom fotógrafo? O sujeito que tem um equipamento profissional de última geração, o sujeito que tira fotos bonitas com o seu celular ou o que domina as técnicas fotográficas independente do equipamento que está usando?

Esta pergunta é difícil de responder, pois o fotógrafo pode ter o melhor equipamento e não saber como usar ou pode conhecer as técnicas e não saber aplica-las. Pensando nisso, formulamos 6 questões para você descobrir se é um bom fotógrafo.

1- Você elimina muitas imagens por erros técnicos?

O grande segredo para se tornar um bom fotógrafo é a prática, quanto mais praticar melhor vai ficar.

No início de carreira, o fotógrafo elimina muitas imagens por erros técnicos: fotos tremidas, fora de foco, fotometria errada e etc. Com o passar do tempo ele vai adquirindo experiência e deixa de eliminar fotos por erros passando a eliminá-las por questões estéticas: modelo fechou os olhos, o sorriso não ficou legal, a postura não está correta e etc.

O bom fotógrafo ao olhar pra a cena já saca como deve configurar a câmera e faz isso automaticamente com pouca margem de erro.

2- Você consegue fazer a foto independente do equipamento disponível?

A regra é clara: se você der uma DSLR de última geração para um fotografo ruim ele continuará fazendo fotos ruins, agora se você der um celular para um fotógrafo bom ele irá lhe surpreender.

Ter o melhor equipamento é o sonho de todo fotógrafo, mas nem sempre isso é possível. E o bom fotógrafo consegue se virar com o que tem e entregar um trabalho criativo e surpreendente.

3- Você fica nervoso quando não está com a sua câmera?

Deixar a câmera em casa e se deparar com uma cena perfeita na rua é frustrante para qualquer um. Porém, o bom fotógrafo não lamenta a falta do equipamento e, mesmo assim, não perde a oportunidade de registrar o momento. Saca o celular e faz o clique, afinal, o que passou não volta mais.

4- A iluminação é uma preocupação para você?

Qual é a fonte de luz? Qual a qualidade dessa luz? Que cor ela tem? Qual a sua intensidade? E de onde ela está vindo? São preocupações constantes dos bons fotógrafos.

E não para por aí… Se a qualidade da luz não está satisfatória, há alguma coisa que pode ser feita para melhorar? Como devo configurar a câmera para conseguir uma exposição perfeita?

5- Você seleciona as melhores fotos para mostrar para o cliente?

Outra característica do bom fotógrafo é ter senso crítico para selecionar as próprias melhores fotos para aprovação do cliente.

O cliente não vai querer ver 800 fotos ruins para escolher e sim 300 fotos boas e criativas.

Fazer uma pré-seleção do seu trabalho mostra o quanto você é profissional e sabe o que está fazendo. Por fim, o cliente ficará na dúvida de quais fotos escolher e irá espalhar para todos de seu relacionamento que você é um puta fotógrafo que só tira fotos boas.

6- Você demora muito para fazer uma foto?

Fotógrafos inexperientes não têm muita paciência e querem fazer a foto logo e partir para o próximo frame.

O bom fotógrafo pode demorar um bom tempo antes de apertar o obturador. Isso se dá ao fato dele esperar a luz certa para aquela cena, reposicionar algum elemento para a composição ou fazer algum ajuste para fazer a foto perfeita.

Se depois de ler esse artigo, você chegou à conclusão de que não é um bom fotógrafo, não fique triste, com um pouco mais de dedicação você pode reverter esse quadro.

5/5 - (1 vote)
Post
6 questões para saber se você é um bom fotógrafo
Título
6 questões para saber se você é um bom fotógrafo
Descrição
É preciso ter mais que uma câmera de última geração para ser considerado um bom fotógrafo.
Autor
Blog
Blog Olha o passarinho

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *