Como configurar a câmera para fotografar casamentos

Configurando a câmera para fotografar casamentos

Fotografar casamentos não é tarefa para qualquer fotógrafo. Tem que dominar muito bem o equipamento, ter jogo de cintura e saber o que está fazendo, pois tudo acontece ali ao vivo e o trabalho é realizado sobre muita pressão e responsabilidade.

Neste post, vamos ajudar os fotógrafos a configurar a câmera para fotografar casamentos. Se liga nas dicas que preparamos para você não passar aperto na hora do evento.

Índice

  1. Quais são as etapas de um casamento
  2. A cerimônia de casamento
  3. Como configurar a câmera
  4. Fotografar casamentos tem que ser em RAW
  5. Pontos de foco
  6. Desative as correções de aberrações da lente
  7. Ative o modo de medição matricial

Já pensou se você é contratado para fotografar um casamento e na hora de tratar as fotos descobre que elas ficaram fora de foco, tremidas, escuras, com muito ruídos e etc… Se isso acontecer, com certeza você terá muitos problemas e muita dor de cabeça. Além de um prejuízo bem grande e até pode ter que enfrentar um processo judicial por causa disso.

Fotografar casamentos não é tarefa para amadores, tem que ter muito preparo e muita responsabilidade para entregar aos noivos as memórias daquele momento tão importante na vida deles. É por isso que um fotógrafo de casamento profissional cobra tão caro. Mas quanto cobrar pelo seu trabalho é assunto de outro post.

Quais são as etapas de um casamento

O casamento é um mega evento dividido em etapas ao logo do dia:

  • Dia do noivo;
  • Dia da noiva;
  • Preparação para a cerimônia;
  • Chegada da noiva à igreja;
  • Cerimônia do casamento;
  • Recepção.

Dependendo do contrato de prestação de serviço firmado com os noivos, a equipe deve se desdobrar para cobrir algumas ou todas as etapas do evento ao longo do dia, vale ressaltar que muitos desses ocorrem simultaneamente.

Uma coisa que o profissional não pode esquecer ao fotografar casamentos é que a estrela da noite é a noiva.

A cerimônia de casamento

A cerimônia de casamento é a etapa mais crítica do evento. É a que não admite erros. O fotógrafo deve estar com a câmera afiada para fazer os melhores registros. Um piscar de olhos pode ser fatal nessa etapa.

É nessa etapa que é exigido maior atenção do fotógrafo e agilidade do equipamento. Uma configuração errada na câmera pode fazer com que se perca um momento importante.

Nas outras etapas, dá para trabalhar com mais calma e planejar a foto. Estudar um melhor ângulo e testar ajustes na câmera.

Como configurar a câmera

Vamos mostrar as configurações básicas da sua câmera para fotografar casamentos visando uma maior agilidade do equipamento principalmente na hora da cerimônia.

A partir dos itens abordados aqui, você pode usar a sua experiência e suas necessidades para criar um preset de configuração para usar durante seu trabalho. Fique à vontade para explorar sua câmera e configurá-la de forma que ela proporcione uma melhor qualidade para o seu trabalho.

Fotografar casamentos tem que ser em RAW

Se pretende fazer da fotografia sua fonte de renda o primeiro passo é fotografar em RAW. Mas em si tratando de fotografar casamentos isso é obrigatório.

Ao fotografar um evento que exige muita agilidade do fotógrafo, deixar de se preocupar com uma série de coisas que podem ser corrigidas na pós produção é essencial para a fluidez do trabalho.

Ao fotografar em RAW você não terá que se preocupar com o balanço de branco toda vez que mudar a luz da cena e isso já poupa muito tempo. Se você expôs um pouco pra mais ou para menos, também não é problema. Tudo isso poderá ser corrigido mais tarde sem perda da qualidade da fotografia.

Pontos de foco

As câmeras atuais possuem dezenas de pontos de foco para auxiliar na hora de fazer uma foto. Mas isso tira o controle do foco das mãos do fotógrafo e pode trazer surpresas desagradáveis na hora de tratar o material.

Por tanto, garanta o controle total do foco das suas imagens. Para isso, desabilite todos os pontos de foco da sua câmera. Deixe ativo apenas o ponto de foco central.

Na hora de fotografar:

  • Mire o assunto que deve estar em foco;
  • Segure o botão até a metade para travar o foco;
  • Refaça o enquadramento como desejar;
  • Acabe de apertar o botão do obturador para fazer a foto.

Desative as correções de aberrações da lente

Ao fotografar eventos precisamos de agilidade. Quanto mais rápido a câmera gravar a foto no cartão de memória e ficar livre para a próxima foto melhor.

Quando as correções de aberrações da lente estão ativadas, toda vez que a câmera vai gravar uma imagem no cartão de memória ela irá fazer uma série de processamentos no arquivo e enquanto isso a sua câmera fica inoperante, por isso desativar essas opções fazem com que sua câmera grave a imagem no cartão mais rápido e fique disponível para a próxima foto.

Ative o modo de medição matricial

As câmeras apresentam diversos modo de fotometria. Para fotografar casamentos recomenda-se o uso do modo de medição matricial, pois neste modo a câmera fará uma média da luz disponível na cena para fazer a fotometria. Isso dará mais agilidade para você na hora de fotografar.

Essas foram as nossas dicas para configurar sua câmera na hora de fotografar casamentos. Mas lembre-se, isso é só o ponta pé inicial. Com o tempo, conhecendo melhor o seu equipamento você estará mais seguro para fazer usa própria configuração.

5/5 - (1 vote)
Post
Como configurar a câmera para fotografar casamentos
Título
Como configurar a câmera para fotografar casamentos
Descrição
Vamos ajudar os fotógrafos a configurar a câmera para fotografar casamentos. Se liga nas dicas que preparamos para você não passar aperto na hora do evento.
Autor
Blog
Blog Olha o Passarinho

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *