Como escolher a melhor lente para retrato

Como escolher a melhor lente para retrato

Escolher a lente para retrato certa pode fazer toda a diferença no resultado do seu trabalho. Além das especificações técnicas da objetiva, o estilo do fotógrafo conta muito na hora da escolha. E é preciso saber que cada tipo de lente proporciona um resultado diferente no mesmo retrato.

Índice

  1. A distância focal ideal na fotografia de retrato
  2. O fator de corte da sua câmera influencia no seu retrato
  3. A distância entre o assunto a ser fotografado e a câmera
  4. Guia para escolha da melhor lente para retrato
  5. Considerações finais

A distância focal ideal na fotografia de retrato

Na fotografia não existe o “ideal” e sim opções para se atingir o resultado almejado. Com isso concluímos que não há uma distância focal certa para uma lente de retrato, mas a distância focal é fator determinante para atingir o seu objetivo com o retrato.

Se você pretende se especializar na fotografia de retrato é preciso dominar a distância focal e os efeitos que ela causa na sua fotografia. Basicamente, a distância focal determina o ângulo de visão da lente de forma inversamente proporcional, ou seja, quanto menor for a distância focal, maior será o ângulo de visão da objetiva.

Há algumas distâncias focais consideradas normais, elas estão compreendidas entre 35mm e 85mm, mas é em 50mm que temos a perspectiva mais próxima ao olho humano. Isso proporciona um retrato bem natural e com poucas distorções.

O fator de corte da sua câmera influencia no seu retrato

Sua câmera é fullframe ou cropada? Se você fotografa com uma câmera cropada é importante conhecer o fator de corte da sua câmera (1,6 para câmeras Canon e 1,5 para câmera Nikon), pois ele altera a distância focal da sua objetiva.

Para saber qual é a distância focal real que você está trabalhando na sua câmera, multiplique a distância focal da lente pelo fator de corte. Por exemplo: utilizando uma lente 50mm em uma câmera Canon 70D, que é uma câmera cropada com fator de corte de 1,6, estamos trabalhando na verdade com 50mm x 1,6 = 80mm.

A distância entre o assunto a ser fotografado e a câmera

Outro fator a ser considerado na hora de escolher uma lente para retrato é a distância que o fotógrafo ficará da pessoa que será retratada.

Essa distância influencia diretamente no resultado final da fotografia, pois variando este espaço podemos controlar o nível de distorção no rosto da pessoa fotografada.

Guia para escolha da melhor lente para retrato

Agora que vimos a parte técnica, veremos como diferentes tipos de objetivas podem afetar o mesmo retrato.

Lente 16 mm para retrato

A lente de 16 mm é uma grande angular, que ao ser usada para fazer um retrato a curta distância produz um efeito que faz a pessoa ficar bem maior na foto.

Isto acontece porque a lente grande angular valoriza os elementos que estão no centro da imagem, quando estes estão próximos à lente, e diminui o que está nas áreas periféricas.

Este tipo de lente produz uma distorção na perspectiva que afina o rosto da pessoa fotografada dando um aspecto bem informal à imagem.

Outro elemento a ser considerado é o desfoque do fundo. Como já falamos aqui no Blog Olha o Passarinho, toda lente produz desfoque de fundo, porém como essa lente capta grandes amplitudes seu desfoque é em menor intensidade.

Lente para retrato de 35 mm

A lente 35 mm ainda é uma grande angular, mas como ela está bem próxima da 50 mm produz menos distorções na imagem.

Com ela você começa a trabalhar com o real formato do rosto da pessoa, você terá um pouco mais de desfoque no fundo que a 16 mm e ainda consegue registrar uma grande porção do cenário.

Lente 50 mm a queridinha dos fotógrafos

A lente 50 mm é a queridinha dos fotógrafos de retrato, porque ela proporciona uma perspectiva bem próxima a do olho humano. Isso faz com que o rosto da pessoa fotografada fique bem próximo do real.

Outro ponto positivo dessas lentes é a abertura de diafragma, com versões que variam de f/1.8 à f/1.2, isso faz com que se obtenha um fundo bem desfocado, destacando a pessoa fotografada.

Lente 70 mm para retrato

Aumentando um pouco mais a distância focal, entramos no território das teleobjetivas e chegamos na lente de 70 mm.

Com a lente de 70 mm ganhamos um pouco mais no quesito de desfoque de fundo, mas perdemos no aspecto de tridimensionalidade, pois ela achata os planos da imagem.

Esta lente não apresenta muita distorção de perspectiva, o que faz com que o rosto da pessoa retratada fique bem natural na foto.

Usando uma lente 200 mm para retrato

A lente 200 mm é uma teleobjetiva, ideal para fotografias a longa distância, mas também pode ser usada para fotografia de retrato.

As principais características da lentes teleobjetivas são a intensa capacidade de desfoque de fundo e o achatamento dos planos da imagem. Isso faz delas uma boa opção retratos tradicionais.

Considerações finais

Antes de escolher uma lente para retrato é imprescindível ter um objetivo em mente, pois não há um certo ou um errado e sim várias possibilidades.

Já falamos várias vezes aqui no Blog Olha o Passarinho que o bom fotógrafo não é o que tem o melhor equipamento e sim o que domina o equipamento que tem.

5/5 - (1 vote)
Post
Como escolher a melhor lente para retrato
Título
Como escolher a melhor lente para retrato
Descrição
Escolher a lente para retrato certa pode fazer toda a diferença no seu trabalho. Cada tipo de lente proporciona um resultado diferente no mesmo retrato.
Autor
Blog
Blog Olha o Passarinho

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *