Em busca do retrato perfeito – Dicas para aprimorar sua fotografia

Retrato Perfeito

Não adianta fugir, se você um é fotógrafo, não importa se amador ou profissional, ou simplesmente um entusiasta da fotografia, uma hora ou outra você terá que fazer um retrato. Para lhe ajudar a tirar o retrato perfeito, o Blog Olha o Passarinho elaborou esse guia com dicas de iluminação, poses, técnicas e configurações de câmera.

Configurando a câmera

Saber operar os eu equipamento é o primeiro passo para qualquer tipo de fotografia. E quando o assunto é retrato, o principal ponto a se preocupar é o foco da imagem. Problemas no foco podem surgir de oscilações da câmera na hora de fotografar ou de movimentos do assunto, para evitar que isso aconteça precisamos usar altas velocidades de obturação. Um bom parâmetro é usar velocidades acima de 1/125s.

Dica: Se você ainda não domina completamente o modo manual da sua câmera, pode coloca-la em modo de prioridade de abertura, defina a maior abertura possível (f menor), pois isso vai garantir um fundo com desfoque.

Agora verifique a velocidade de obturação, se tiver muito baixa, aumente o ISO até que chegue a velocidade mínima desejada de 1/125s.

Acessórios úteis

Flash externo: Se você pretende seguir carreira na área de retratos, invista em um bom flash externo, um flash que possa ser usado fora da câmera e disparado à distância.

Sombrinha: Uma sombrinha com suporte para flash permite criar um luz suave que fará a diferença no seu retrato.

Rebatedores: Estão na categoria de modificadores de luz, com eles você pode acrescentar um brilho, controlar as sombras ou apenas refletir a luz para o assunto. Recomenda-se comprar um rebatedor 5 em 1 de 80 cm, pois ele vem com vários tipos superfícies diferentes.

A lente correta

A escolha da objetiva é fundamental na hora de fazer um retrato. É necessário que a lente não distorça os elementos faciais. Se sua câmera é uma full-frame o ideal é escolher uma objetiva com distância focal entre 75 – 135 mm. Para câmeras cropadas, escolha lentes com distância focal entre 50 e 90 mm).

Enquadramento

O enquadramento clássico para retratos é o tipo 3×4, onde se enquadra a cabeça e ombros do assunto. Esse tipo de retrato é bem formal e por isso é usado principalmente em documentos de identificação. Neste caso o fundo não tem importância alguma, e quanto mais neutro melhor, o foco é a expressão facial da pessoa. Não há regras se a pessoa deve ou não sorrir, isso vai do objetivo da foto.

Neste caso, você irá precisar de apenas uma fonte de luz. Pode ser a luz da janela, que é bem suave e cria sombras interessantes. Você pode iluminar o modelo a 45º, neste caso ele ficará com um lado do rosto mais iluminado que o outro. Pode-se também colocar um refletor de frente para o modelo, isso ajuda a moldar a luz.

Mas não se prenda às formalidades, se o seu retrato não for para documentos, teste outros enquadramentos, mude o posicionamento do modelo, inclua as mãos na foto para ganhar mais expressividade.

Foque no olhar

Os olhos dizem muitas coisas e se você conseguir passar a emoção que deseja com aquele retrato através do olhar é meio caminho para o retrato perfeito.

Retrato Perfeito

O contato ocular cria uma ligação. Para passar uma mensagem direta, peça ao modelo que olhe diretamente para a lente. É como se o modelo olhasse diretamente nos olhos do espectador, isso cria uma ligação muito forte, quase hipnótica.

Retrato Perfeito

Quando você instrui o modelo a não mirar a câmera, a dirigir o seu olhar para o lado, você provoca um momento de reflexão. Isto causa uma sensação de profundidade, é como se o modelo estivesse imerso em seus próprios pensamentos.

Contextualização

Ainda saindo da formalidade, podemos acrescentar um pouco de contexto aos retratos acrescentando elementos relevantes à vida, cotidiano ou trabalho do retratado. Este tipo de retrato conta uma história, faz o observador imaginar o que se passa na vida do retratado. O objetivo principal desta abordagem é a história e não o modelo.

Você pode usar um acessório para mostrar a profissão do modelo, pode ser um instrumento musical, uma ferramenta ou qualquer objeto usado no dia-a-dia dele. Neste caso, o objeto é mais importante que o retratado, pois é ele que irá contextualizar a fotografia, mas não necessariamente ele deverá estar em foco, o foco deve permanecer no olho do modelo.

Outra forma de contextualizar é acrescentar o fundo à foto. Experimente fotografar o modelo no seu ambiente de trabalho. Quando você acrescenta o fundo, você proporciona mais profundidade na imagem, provoca uma reflexão. Mas não se esqueça de usar uma abertura f/8 ou superior.

Outra forma de contextualizar um retrato é fotografar o seu modelo em ação. Capturar a ação traz um dinamismo ao retrato e provoca o observador. A dica aqui é usar velocidades rápidas para congelar o movimento e obter uma imagem nítida. Se preciso, use o flash.

Criatividade acima de tudo

Se o projeto permite, por que não ser criativo? Neste caso a regra é não ter regras. Esqueça tudo que falamos aqui em cima e experimente. Só não esqueça uma coisa: foque nos olhos do seu modelo.

Que tal trocarmos a objetiva por uma grande-angular e fotografarmos bem de perto? Uma grande-angular causa distorção, usá-la próxima do assunto irá exagerar as partes do rosto do seu modelo que estiverem mais próximas à objetiva. O mais legal é que quanto maior for a sua distância focal mais distorção você terá.

5/5 - (1 vote)
Post
Em busca do retrato perfeito – Dicas para aprimorar sua fotografia
Título
Em busca do retrato perfeito – Dicas para aprimorar sua fotografia
Descrição
Guia de fotografia de retratos mostra dicas de iluminação, poses, técnicas e configurações de câmera.
Autor
Blog
Blog Olha o Passarinho

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *