Conheça a regra áurea de composição fotográfica

Composição fotográfica - Regra Áurea

Quando falamos de composição fotográfica lembramos logo da regra dos terços, mas existem outras regras para compor uma imagem e uma delas é regra áurea.

A regra áurea de composição fotográfica é baseada na proporção áurea, constante real algébrica irracional obtida pela divisão de uma reta em dois segmentos (a e b), cuja divisão da parte mais longa pela soma das duas partes é uma constante chamada de número de ouro.

A proporção áurea também é conhecida como proporção divina, pois está presente na construção de quase todos os elementos da natureza. Galhos de árvores, distribuição das pétalas das flores, ossos do esqueleto e até a molécula do DNA seguem a proporção áurea na sua construção.

Como usar a regra áurea na composição fotográfica

Assim como a regra dos terços, na regra áurea há pontos de interesse onde devemos posicionar o assunto para obter uma foto equilibrada.

Para usar a regra áurea, comece traçando as diagonais da imagem. Saindo de cada vértice, trace uma linha perpendicular à diagonal oposta. Onde essa linha cruza a diagonal temos um ponto de interesse, assim definimos os 4 pontos de interesse da regra áurea.

Composição fotográfica - Regra Áurea

Grid da Regra Áurea

Composição fotográfica - Regra Áurea

Regra Áurea aplicada na fotografia

O uso da regra áurea cria um senso de beleza e dá uma estabilidade à composição fotográfica. Isto resulta em uma imagem dinâmica e com equilíbrio perfeito entre o primeiro, o segundo plano e o fundo da cena.

Muito mais importante que saber fotografar é saber compor a imagem, pois é através a composição que você conseguirá passar a mensagem. Tenha sempre em mente que uma imagem bem feita vale mais que 1.000 palavras.

Todas as fotos desse post são do fotógrafo Marcelo Alves.

5/5 - (1 vote)
Post
Conheça a regra áurea de composição fotográfica
Título
Conheça a regra áurea de composição fotográfica
Descrição
A regra áurea de composição fotográfica baseia-se na proporção áurea e é uma boa opção para fugir da tradicional regra dos terços.
Autor
Blog
Blog Olha o passarinho

Comentários:

Daiane Sevério Martins

Olá me chamo Daiane Sevério Martins, estou cursando fotografia quero entender mais como fotografar, será que vocês poderiam me ajudar e estudar em EAD curso gratuito online.

Reply
Marcelo Alves

Ola Daiane, aqui no Blog Olha o Passarinho você encontra um vasto material para aprender a fotografar sem sair de casa e tudo isso de graça. Dê uma navegada pelo nosso histórico de postagens para ver as nossas dicas. Obrigado pela visita.

Reply

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *