Que objetiva usar na hora de fotografar

Que objetiva usar na hora de fotografar

Quem nunca ficou na dúvida sobre qual objetiva usar para fazer aquela foto… Essa escolha geralmente é pessoal, mas podemos dar uma ajudinha para você não ficar perdido na hora de montar sua mochila para ir fotografar.

Índice

  1. Quando usar objetivas grande angular
  2. Quando usar objetivas olho de peixe
  3. Quando usar teleobjetivas
  4. Quando usar objetivas claras
  5. Quando usar uma objetiva ultra grande angular
  6. Quando usar uma super teleobjetiva
  7. Quando usar uma objetiva com estabilizador de imagem
  8. Quando usar uma objetiva macro
  9. Quando usar uma objetiva tilt-shift

Cada objetiva tem suas características próprias o que proporciona resultados únicos. Para um leigo isto pode não fazer muita diferença, mas para um fotógrafo, com olhar treinado, a objetiva correta na hora do clique define um estilo.

Quando usar objetivas grande angular

Uma objetiva grande angular é item obrigatório se você fotografa paisagens, pois ela capta mais detalhes da cena com o seu ângulo aberto. A grande angular também é muito usada para fotografar retratos, principalmente quando se quer incluir o que está em volta na foto.

Quando usar objetivas olho de peixe

Uma objetiva olho de peixe fornece uma visão incrivelmente ampla, quase circular. Está não é uma objetiva que você irá usar todo dia, toda hora, mas usada na circunstância correta ela produz fotos fascinantes.

Vale lembrar que estas lentes distorcem bastante a imagem, principalmente a região do horizonte.

A objetiva olho de peixe é um boa pedida para fotografar em multidões , esportes e fotografia de rua.

Quando usar teleobjetivas

As teleobjetivas são bem versáteis. Com elas você pode fazer desde uma foto de algum objeto distante à retratos. São ótimas também para fazer fotos de detalhes. Se for fazer um ensaio fotográfico não esqueça sua teleobjetiva em casa.

Quando usar objetivas claras

Se quiser fotografar ambientes internos sem usar flash, você precisará de uma objetiva clara, com aberturas grandes tipo f/1.8, f/1.4 ou f/1.2.

Este tipo de lente também é indicado para fotografar eventos à noite, como casamentos, festas e shows.

Quando usar uma objetiva ultra grande angular

As objetivas ultra grande angulares na verdade são grande angulares com aberturas mais amplas. São indicadas para fotografia de paisagem, mas amplamente utilizadas para fazer fotos criativas.

Essas lentes geralmente tem uma amplitude máxima de 12mm, menor que isso já é olho de peixe.

Quando usar uma super teleobjetiva

As super teleobjetivas são lentes a partir de 300 mm e são indicadas para fotografia de esporte, fotografia de vida selvagem e fotografia astro física.

Quando usar uma objetiva com estabilizador de imagem

Segurar a câmera não é uma tarefa muito fácil. Elas são pesadas. Em algumas situações é quase impossível não tremer na hora do clique.

Para garantir uma foto nítida, mesmo se o fotógrafo mexer um pouco na hora do registro, muitas objetivas contam com a ajudinha dos sistemas de estabilização de imagem.

Você pode ganhar até 2 fstops utilizando o estabilizador de imagens da sua objetiva.

Agora, se estiver utilizando um tripé, desligue o sistema de estabilização, pois ele pode fazer com que sua foto fique tremida.

Quando usar uma objetiva macro

As objetivas macro são indicadas para fotografar algo de muito perto ou objetos muito pequenos. São excelentes para fazer detalhes.

Quando usar uma objetiva tilt-shift

As objetivas tilt-shift são indicadas para fotografia arquitetônica. Elas foram desenvolvidas para eliminar o efeito das verticais convergentes que acontece principalmente quando se fotografa um prédio de baixo para cima.

5/5 - (1 vote)
Post
Que objetiva usar na hora de fotografar
Título
Que objetiva usar na hora de fotografar
Descrição
Já ficou na dúvida sobre qual objetiva usar para fazer aquela foto... Podemos dar uma ajudinha para você não ficar perdido.
Autor
Blog
Blog Olha o Passarinho

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *