Como usar o modo P da sua câmera fotográfica

Modo P

O modo P (Programado) da câmera fotográfica é o modo intermediário entre o automático e o manual. É indicado principalmente para o fotógrafo iniciante que ainda não está familiarizado com os controles da DSLR e com o triângulo de exposição da fotografia.

Para utilizar o modo P, basta rodar o botão de seleção, localizado no topo da sua câmera, até a letra P. Feito isso, você irá compartilhar o controle de exposição da foto com a sua câmera.

Como funciona o modo P

Podemos chamar o modo P de modo semiautomático. Neste modo você poderá controlar o ISO, o balanço de branco, a compensação de exposição, modos de medição e modos do autofoco. Baseado nas configurações que você definiu a câmera ajusta a abertura do diafragma e o tempo o obturador para você.

Como usar o modo P

Para obter um maior aproveitamento do modo P, o fotógrafo iniciante deve entender o funcionamento do ISO e os seus efeitos na fotografia. Assim poderá selecionar um valor que combinado com a programação automática de abertura do diafragma e tempo de exposição produzam o efeito desejado.

Por exemplo: se desejas fazer uma foto com o fundo desfocado, deve-se selecionar um ISO que possibilite que a câmera abra o diafragma ao máximo para diminuir a profundidade de campo.

Caso queira fazer uma foto de paisagem, é preciso uma maior profundidade de campo. Então, selecione um valor de ISO que faça com que a câmera configure uma menor abertura de diafragma, com isso uma maior porção da sua fotografia estará nítida.

Não se esqueça da velocidade do obturador

A velocidade do obturador tem um papel importante na fotografia. Velocidades mais rápidas congelam o movimento. Tempos mais longos de exposição registram o movimento do assunto e produzirão fotos com rastros.

Se usada de forma errada, a longa exposição pode resultar em fotos tremidas ou sem nitidez.

Como vimos neste post, o modo P é muito útil para quem está começando e também muito limitado para quem já domina as técnicas de exposição fotográficas. Por isso, o nosso conselho é: não fique muito tempo preso ao modo P da sua câmera fotográfica.

Se quer ser um fotógrafo profissional e dominar as técnicas da fotografia enfrente os seus medos e aprenda a dominar o modo manual da sua câmera.

5/5 - (1 vote)
Post
Como usar o modo P da sua câmera fotográfica
Título
Como usar o modo P da sua câmera fotográfica
Descrição
O modo P (Programado) da câmera fotográfica é o modo intermediário entre o automático e o manual. Descubra como ele funciona e quando usá-lo.
Autor
Blog
Blog Olha o passarinho

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *