Luz dura vs luz suave: conheça o papel dos difusores de luz na fotografia

Luz dura vs luz suave

Luz dura vs luz suave é um combate clássico no meio fotográfico. A verdade é que uma não é mais importante ou melhor que a outra, o lance é saber a hora certa de usar cada uma delas.

O fotógrafo Francisco Hernandes sabe exatamente como e quando usar cada tipo de luz. E para provar isso produziu um vídeo comparando a luz dura vs luz suave na mesma foto.

Primeiro Francisco coloca um octbox de 38” com painel duplo de difusão no flash e faz a foto da modelo. Cada painel de difusão reduz a iluminação em 1f/stop. Nesta configuração podemos perceber uma iluminação bem suave. Imperfeições na pele da modelo são menos aparentes e a imagem é mais fria.

Num segundo momento, um dos painéis de difusão é retirado e com isso mais luz entra na câmera fotográfica. Temos um pouco mais de contraste na foto.

Por último, Francisco tira o segundo painel difusor e fotografa a modelo utilizando a luz do flash (luz dura) o que produz uma luz muito intensa e um contraste bem marcado na imagem.

Veja no vídeo abaixo toda a experiência realizada pelo Francisco Hernandes e o comparativo das fotos tiradas em cada configuração de iluminação. Há o vídeo é em inglês, então não se esqueça de ativar a legenda do vídeo.

Como já dissemos várias vezes aqui no Blog Olha o Passarinho, fotografia é luz, portanto qualquer tipo de iluminação, se usada com criatividade, pode produzir fotos dignas de prêmios.

Conheça o canal do fotógrafo Francisco Hernandes no youtube, lá tem muitos vídeos interessantes sobre fotografia que podem te ajudar a fazer fotos melhores.

Quer aprender fotografia no youtube? Então veja esse post onde selecionamos os melhores canais do youtube para aprender fotografia sem gastar nada.

5/5 - (1 vote)
Post
Luz dura vs luz suave: conheça o papel dos difusores de luz na fotografia
Título
Luz dura vs luz suave: conheça o papel dos difusores de luz na fotografia
Descrição
Luz dura vs luz suave é preciso saber a hora certa de usar cada uma delas para conseguir a foto perfeita.
Autor
Blog
Blog Olha o Passarinho

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *