Dá pra fotografar profissionalmente com uma câmera de entrada?

Câmera de entrada

A fotografia é uma atividade extremamente cara, por isso a grande maioria dos fotógrafos que começam nessa profissão compram uma câmera de entrada e não uma profissional.

A diferença de preço é muito grande, para se ter uma ideia, uma câmera de entrada pode custar 1/3 do valor de uma câmera profissional, dependendo do modelo escolhido.

E então, ter uma câmera de entrada é fator impeditivo para que um fotógrafo entre no mercado?

Muito pelo contrário, não é o seu equipamento que garantirá o seu sucesso profissional e sim o que você sabe fazer com o equipamento que você tem.

Índice

  1. Qual a diferença entre uma câmera de entrada e uma profissional?
  2. Como fazer fotos incríveis com uma câmera de entrada?
  3. Conheça as limitações do seu equipamento
  4. O que preciso saber para fotografar com uma câmera de entrada?
  5. Então, posso aceitar um job com minha câmera de entrada?
  6. Quanto devo cobrar por esse trabalho?
  7. Quando devo comprar uma câmera profissional?

Qual a diferença entre uma câmera de entrada e uma profissional?

Basicamente a câmera de entrada e a profissional fazem as mesmas coisas. Ambas são DSRL, trocam de lentes e possuem diversos modos de controle. Por isso, um profissional com uma câmera de entrada pode atingir resultados semelhantes ao trabalho realizado por um que utiliza equipamento profissional.

Mas não se engane, as diferenças existem. A câmera profissional é mais robusta, possui um sensor maior, o que possibilita fotografias com mais qualidade e nitidez. Seus sensores também possuem maior resolução, isso permite imprimir cópias maiores. A vida útil de suas partes é bem mais superior, elas são mais rápidas e podem até ser resistentes à água.

O que realmente faz diferença entre as duas categorias de câmeras é que as profissionais possuem um conjunto de controles manuais mais completo, dando ao profissional mais controle na hora de fotografar.

Como fazer fotos incríveis com uma câmera de entrada?

Muitos acham que para fazer fotos incríveis é preciso ter um equipamento super moderno e caro. No entanto, vimos no item acima que não há tantas diferenças entre as câmeras de entrada e as profissionais, logo concluímos que é possível fazer fotos incríveis com uma câmera de entrada.

Na hora de fazer fotos incríveis, o que conta é a experiência do fotógrafo e o domínio da técnica a ser utilizada, o equipamento aqui é só uma ferramenta para registrar o trabalho.

Conheça as limitações do seu equipamento

A receita é bem fácil. Com criatividade e muito estudo você descobrirá que pode criar o que quiser. A fotografia não tem limites, mas é importante deixar claro que os equipamentos sim possuem limitações e estas pode causar frustrações no profissional.
Tanto as câmeras de entradas quanto as profissionais possuem limitações e é importante conhece-las para saber como lidar com isso na hora do trabalho.

Muitas vezes, para se conseguir o resultado desejado, será preciso lançar mão de equipamentos extras para suprir a deficiência da câmera ou mesmo incrementar os recursos.

O que preciso saber para fotografar com uma câmera de entrada?

O bom fotógrafo é aquele que domina o seu equipamento, por tanto leia o manual de instruções da sua câmera, fotografe, aprenda a usar todos os recursos até de olhos fechados.

Não se esqueça também de estudar a fotografia. Leia livros e revistas, faça cursos e workshops e fotografe todos os dias. Quanto mais você fotografar, mais domínio da arte de fotografar você terá.

Então, posso aceitar um job com minha câmera de entrada?

Se você domina a sua câmera e conhece as técnicas de fotografia e composição, a resposta é sim. Vá em frente.

Aceite o primeiro trabalho, sinta o mercado e não desista. Depois do primeiro vem o segundo e o terceiro… A cada trabalho você vai aprendendo mais e se tornando um fotógrafo melhor.

Quanto devo cobrar por esse trabalho?

Quanto cobrar pelo meu trabalho é uma das maiores questões do mercado fotográfico e já abordamos esse tema aqui no Blog Olha o Passarinho. Isso independe do equipamento que você tem.

O valor do seu trabalho é medido muito mais pela sua experiência e pelo resultado que você entrega ao cliente.

Quando devo comprar uma câmera profissional?

Você mesmo vai sentir necessidade de trocar de equipamento a medida que for evoluindo na profissão.

Comece juntando dinheiro desde o primeiro job, assim quando o momento chegar o dinheiro já estará reservado.

5/5 - (1 vote)
Post
Dá pra fotografar profissionalmente com uma câmera de entrada?
Título
Dá pra fotografar profissionalmente com uma câmera de entrada?
Descrição
A fotografia é uma atividade extremamente cara, por isso a grande maioria dos fotógrafos iniciantes compram uma câmera de entrada e não uma profissional.
Autor
Blog
Blog Olha o Passarinho

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *