10 dicas de fotografia para registrar os olhos de forma criativa

Dicas de fotografia para registrar olhos

Fotografar olhos é um dos maiores desafios da fotografia de retrato. Por isso, desenvolvemos esse guia com diversas dicas de fotografia para ajuda-lo a registrar olhares de forma criativa e surpreendente.

Índice

  1. Utilize a regra dos terços ao fotografar olhos
  2. Acerte a abertura do diafragma
  3. Capture os reflexos nos olhos
  4. Fotografar olhos com lente macro
  5. Emoldurando um olhar
  6. Usando luz pontual
  7. Fotografar olhos em preto e branco
  8. Intensidade do olhar
  9. Os olhos e a fotografia criativa
  10. A lei do olhar na fotografia criativa

Os olhos são a parte mais importante de um retrato, pois é através deles que o observador se conecta com a imagem. Os olhos são o primeiro ponto que olhamos em uma foto e também onde perdemos mais tempo observando. São através deles que nos conectamos à imagem. Por tanto, sempre que os olhos aparecem em uma fotografia eles se tornam o centro de atenção da imagem, por isso devemos trata-los com a atenção que merecem.

Utilize a regra dos terços ao fotografar olhos

Como falamos aqui, os olhos são o centro de atenção de uma imagem, sendo assim, coloca-los em um dos quatro pontos de interseção da regra dos terços potencializa a força desse olhar.

Acerte a abertura do diafragma

Se há muita luz disponível no ambiente, você poderá trabalhar com uma abertura de diafragma menor, com isso terá mais profundidade de campo e menor chance de perder o foco.

A dica de fotografia para registrar olhos com pouca luz é utilizar uma abertura do diafragma maior resultando na diminuição da profundidade de campo. Neste caso é preciso ter atenção redobrada para fazer uma foto nítida.

Capture os reflexos nos olhos

Olhos que refletem luz são olhos com vida. Procure sempre registrar os reflexos dos olhos, tente revelar a imagem ali refletida e descubra um mundo novo.

Fotografar olhos com lente macro

A fotografia macro abre um leque de possibilidades de se obter fotos deslumbrantes que mostram as coisas de um modo único de forma que não podemos ver naturalmente.

Fotografar olhos com uma lente macro é garantia de uma imagem rica em cores, tons, texturas e formas.

Emoldurando um olhar

Outra forma de destacar o olhar é colocar os olhos dentro de uma moldura na imagem. Pode ser um buraco na parede, uma fresta na janela ou escondido entre os dedos. Neste tipo de imagem o que conta é a imaginação.

Usando luz pontual

Experimentar com luz pode render ótimas fotografias. Fotografar olhos em um ambiente escuro utilizando a luz de uma lanterna pode trazer resultados muito interessantes.

Uma dica para fazer essas fotos sem causar um incomodo para o modelo é pedi-lo para fechar os olhos enquanto você acerta a luz e a câmera e solicitar que abra os olhos só na hora do clique.

Fotografar olhos em preto e branco

Os olhos são cheios de cores, mas também carregam muita expressão quando fotografados em preto e branco. A fotografia em preto e branco é atemporal, elegante, onírica e mágica. Se queres dramaticidade na sua foto, retire as cores e explore os contrastes.

Intensidade do olhar

Muitas vezes um olhar vale mais que mil palavras. Um olhar intenso, bem composto no frame, basta para se obter uma fotografia de cair o queixo.

Os olhos e a fotografia criativa

Uma lente de aumento (lupa), um pequeno espelho, um copo com água ou mesmo uma colher. Vasculhe as gavetas da sua casa e busque objetos que possam refletir ou deformar os olhos para fazer fotos criativas.

A lei do olhar na fotografia

Uma das regras da composição fotográfica diz que se deve deixar um espaço de respiro na imagem na direção do olhar, assim terá um conjunto mais fluido.

4.5/5 - (2 votes)
Post
10 dicas de fotografia para registrar os olhos de forma criativa
Título
10 dicas de fotografia para registrar os olhos de forma criativa
Descrição
Fotografar olhos é um grande desafio. Conheça o nosso guia com dicas de fotografia para registrar olhares de forma criativa.
Autor
Blog
Blog Olha o Passarinho

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *