Como usar filtros na fotografia preto e branco

Como usar filtros na fotografia preto e branco

Usar filtros na fotografia preto e branco é a melhor forma de controlar os tons e os contrastes das imagens para obter melhores resultados.

Se você gosta de fotografar em preto e branco, os filtros são acessórios obrigatórios no seu set. Mas, não adianta nada ter uma gama de filtros se não souber como usá-los.

Como o próprio nome diz, a função desses objetos é filtrar a luz que entra na objetiva, ou seja, eliminar frequências de luzes indesejadas.

Porque usar filtros na fotografia preto e branco

A fotografia preto e branco não é simplesmente tirar a cor da cena. É trabalhar com luz e sombras, contrastes e texturas para passar a informação sem a necessidade da cor. E os filtros irão auxiliar a otimizar o trabalho.

Podemos listar alguns motivos para o uso de filtros na fotografia preto e branco:

  1. Remover o excesso de luz azul e violeta da cena;
  2. Aumentar o contraste entre objetos de diferentes cores que refletem a mesma quantidade de luz.

Um bom exemplo do uso de filtros na fotografia seria uma foto de uma parede de tijolos vermelhos. Na foto colorida os tons de marrom avermelhado não são registrados corretamente e perdemos muitos detalhes. Fotografando a mesma cena em preto e branco com um filtro vermelho, os tijolos ficarão com um tom cinza mais claro revelando detalhes que na fotografia colorida não aparecem.

Dica: Em fotografias de paisagens, o filtro vermelho pode adicionar mais dramaticidade na cena ao escurecer o céu azul e promover mais profundidade nas áreas de sombra.

Como os filtros funcionam

A luz branca é composta por todas as outras luzes coloridas (Teoria das Cores) e ao ser atingida por um objeto é refletida parcialmente e chega à objetiva com uma configuração que varia de acordo com a cor do objeto.

Os filtros são usados para suprimir ou realçar uma faixa de cor refletida. Eles deixam passar a luz na mesma faixa de cores do filtro e bloqueiam as faixas de cores complementares.

O esquema abaixo mostra os 3 pares das cores complementares:

Como usar filtros na fotografia preto e branco

É importante fazer uma observação. Da mesma forma que os filtros intensificam o contraste em algumas partes da imagem, podem ocasionar a perda de detalhes em alguma outra área.

Como usar filtros na fotografia preto e branco

Regra básica para o uso de filtros na fotografia

  • Para clarear ao máximo uma cor, use um filtro da mesma cor;
  • Para clarear levemente uma cor, use um filtro que está a 1 faixa da cor desejada;
  • Para escurecer levemente uma cor, use um filtro que está a 2 faixas da cor desejada;
  • Para escurecer ao máximo uma cor, use um filtro que está a 3 faixas da cor desejada;
  • Para escurecer razoavelmente uma cor, use um filtro que está 4 faixas da cor desejada.

Vejamos um exemplo:

O filtro vermelho tem com complementar o verde, logo ele é usado para escurecer a vegetação em uma fotografia de paisagem. O filtro vermelho também é usada para escurecer razoavelmente o céu azul.

Usando o filtro amarelo

O filtro amarelo médio (k2, y2 – fator 2x – 1f/stop) é o mais útil na fotografia preto e branco, pois ele faz com que as fotos pareçam mais reais. Este filtro é único, porque sua cor fica bem no meio do espectro visível e faz com que os tons de cinza pareçam bem mais naturais. Com ele o céu e as nuvens parecem mais naturais, assim como as plantas e os tons de pele.

O filtro amarelo claro (k1, y1 – fator 1.5x – 0,5f/stop) absolve menos luz azul e é mais indicado para obter detalhes na sombra e luminosidade suave.

O filtro amarelo escuro (k3, y3 – fator 3x – 1,5f/stop) é usado quando deseja retirar toda a incidência de luz azul da cena. Ele vai escurecer muito o céu e a água.

Usando filtro verde

Nossos olhos enxergam diferentes tons de verde na paisagem, porém todos eles refletem basicamente a mesma quantidade de luz. O uso do filtro verde irá clarear os tons dessa cor na fotografia.

Usando o filtro laranja

O filtro laranja absolve mais luz azul, o que dá mais profundidade ao céu e escurece a água dos lagos. Também dá mais profundidade as sombras e produz um efeito 3D nas rochas.

Usando o filtro vermelho

O filtro vermelho é largamente usado para escurecer os tons de verde e azul das imagens e clarear os laranjas e vermelhos. Ele funciona como um filtro low-pass, pois permite a passagem de luzes com comprimento de onda longo (vermelho, laranja e amarelho) e bloqueia as ondas curtas (verde, azul e violeta). Isto proporciona muito mais nitidez à fotografia.

Usando o filtro polarizador

Outro filtro bastante usado na fotografia, tanto na preto e branco quanto na colorida, é o polarizador. Sua principal função é eliminar os reflexos das superfícies que não são metálicas, como a água e o vidro. Também pode acentuar os contrastes e permite usar velocidade de obturação mais longas em dias muito claros.

5/5 - (1 vote)
Post
Como usar filtros na fotografia preto e branco
Título
Como usar filtros na fotografia preto e branco
Descrição
Usar filtros na fotografia preto e branco é a melhor forma de controlar os tons e os contrastes das imagens para obter melhores resultados.
Autor
Blog
Blog Olha o Passarinho

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *