Tudo que você precisa saber sobre o estabilizador de imagem da sua objetiva

Lente com estabilizador de imagem

O estabilizador de imagem é um sistema presente na maioria das objetivas modernas que auxilia o fotógrafo a melhorar a nitidez das suas fotografias. Ele age dinamicamente reduzindo as pequenas vibrações causadas quando fotografamos com a câmera na mão.

Neste post, falaremos um pouco sobre o estabilizador de imagens para esclarecer algumas dúvidas e principalmente mostrar quando ele deve ser usado e quando deve ser desligado.

Índice

  1. Por que surgiu o estabilizador de imagem?
  2. Para que serve o estabilizador de imagem?
  3. Como funciona o sistema?
  4. Regras básicas de uso do estabilizador de imagem

Por que surgiu o estabilizador de imagem?

Na fotografia, para garantir uma foto nítida devemos setar um tempo de exposição superior ao inverso da distância focal. Por exemplo: se vai fotografar com uma distância focal de 50 mm, você deve configurar sua câmera com um tempo de exposição superior a 1/50s. Esta é chamada de velocidade de segurança para preservar a nitidez da sua imagem.

Por tanto, à medida que você aumenta a distância focal, não pode se esquecer de também aumentar a velocidade de segurança para assim obter bons resultados.

A velocidade de segurança garante a nitidez da foto, mas não é 100%, e muitas vezes nos vemos obrigados a trabalhar com velocidades um pouco mais baixas para conseguir o resultado desejado. Diante dessas necessidades foram surgindo os sistemas de estabilização de imagens presentes nas objetivas modernas.

Para que serve o estabilizador de imagem?

O estabilizador de imagem tem como principal função anular o movimento involuntário do fotógrafo ao segurar a câmera na mão durante uma foto.

Utilizando o estabilizador de imagem, o fotógrafo ganha 1 ou 2 f/stops na hora de configurar a velocidade de exposição da sua fotografia.

Como funciona o sistema?

Existem 2 tipos de sistemas de estabilização de imagens, mas a base de funcionamento é a mesma: existe um sistema que detecta o movimento da câmera (trepidação)e aciona um outro sistema que atua de forma a anular esse movimento garantindo que a imagem chegue perfeita ao sensor.

O sistema que detecta o movimento é dividido em dois elementos, sendo um para verificar as oscilações no eixo horizontal e outro no eixo vertical.

Depois que o movimento é detectado o sistema irá atuar para compensar essa variação e como dissemos anteriormente há dois tipos de estabilizador de imagem:

Ótico: funciona utilizando um ou mais cristais localizados no corpo da objetiva que irão corrigir a incidência de luz que chega no sensor. Este método é mais eficiente, porém mais caro.

Mecânico: funciona utilizando micro motores que movimentam os componentes da objetiva para compensar a trepidação. É um sistema mais barato, por isso mais comum de ser encontrado nas objetivas.

Regras básicas de uso do estabilizador de imagem

Agora que conhecemos o funcionamento, vejamos algumas regras de uso do estabilizador de imagem para garantir fotos melhores.

Use somente quando realmente precisa: por ser um sistema presente na maioria das objetivas, muitas vezes esquecemos que ele existe e mantemos ele ligado constantemente. Porém, em algumas situações, ele pode prejudicar a qualidade do seu trabalho.

Por tanto, se vai utilizar velocidades muito altas para fotografar, desligue o sistema, pois ele não conseguirá ajuda-lo em nada. Com isso você ainda economiza a bateria da câmera.

Selecione o modo correto de estabilização: os sistemas de estabilização de imagem permitem escolher entre dois modos de compensação: o normal e o ativo.

O modo normal é mais adequado para fotografar movimentos aleatórios, quando está com a câmera nas mãos. Enquanto o modo ativo, é mais indicado quando o fotógrafo está em movimento, seja em um carro, trem ou plataforma móvel.

Ao fotografar com tripé, desligue o estabilizador de imagem: ao colocar a câmera sobre um tripé, ela ficará estável e não há necessidade da atuação do sistema de estabilização de imagem.

A última dica desse artigo é: leia o manual da sua objetiva. Sempre que comprar qualquer equipamento, leia o manual de instruções, ali há informações importantes para operar o equipamento de forma correta.

5/5 - (1 vote)
Post
Tudo que você precisa saber sobre o estabilizador de imagem da sua objetiva
Título
Tudo que você precisa saber sobre o estabilizador de imagem da sua objetiva
Descrição
O estabilizador de imagem é um sistema presente na maioria das objetivas modernas que auxilia o fotógrafo a melhorar a nitidez das suas fotografias.
Autor
Blog
Blog Olha o passarinho

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *