15 erros que todo fotógrafo deve evitar ao fotografar festas infantis

Fotografar Festas Infantis

Fotografar festas infantis é uma boa opção de negócios para fotógrafos, pois além de ganhar um bom dinheiro a festa é um ótimo lugar para prospectar novos clientes. Muitos pais de crianças estão ali o fotógrafo em ação e irão precisar de um profissional quando chegar o aniversário dos seus filhos.

A festa infantil é uma ocasião muito especial para o seu cliente e merece uma cobertura à altura: sem erros. Por isso, reunimos aqui os 15 erros que todo fotógrafo deve evitar ao fotografar festas infantis.

índice

  1. Não estudar a luz ambiente
  2. Esquecer de configurar o balanço de branco da câmera
  3. Repetir os erros do passado
  4. Configurar o obturador com uma velocidade muito lenta
  5. Não fotografar os detalhes
  6. Não buscar ângulos diferentes
  7. Não se preocupar com o fundo da foto
  8. Configurar uma abertura muito grande para fotografar grupos
  9. Não registrar os momentos únicos
  10. Não fazer a foto do aniversariante soprando as velinhas
  11. O que fazer com os convidados fotógrafos
  12. Não preparar o equipamento antes da festa
  13. Não desenvolver um roteiro e um plano de ação para a festa
  14. Não dar importância às cores
  15. Se esquecer das emoções

Não estudar a luz do ambiente

Ao chegar no salão de festas, gaste um tempo estudando o ambiente. Observe o tipo de iluminação do local, veja onde pode contar com a luz natural. Faça alguns testes e decida qual configuração de câmera irá usar. O bom fotógrafo é aquele que sempre tem um flash no bolso para usar quando precisar. Em salões fechados, opte por lentes claras.

Esquecer de configurar o balanço de branco da câmera

Se você fotografa em RAW esta situação não é tão crítica, pois é possível corrigir o balanço de brando na pós produção. Mas, é bom cultivar o hábito de sempre ajustar o balanço de branco corretamente para ter fotos que precisem de menos ajustes.

Agora, se você fotografa em JPG, ajustar o balanço de branco é imprescindível para fazer fotos com qualidades. Pois, fotografando nesse formato é mais difícil corrigira depois.

Repetir os erros do passado

Errar é humano, mas reconhecer o erro e não repeti-lo no futuro é sinal de competência. Ao final de cada festa, reveja suas fotos e identifique possíveis erros cometidos e encontre uma forma corrigi-los para os próximos trabalhos.

Configurar o obturador com uma velocidade muito lenta

Fotografar festas infantis exige muita agilidade do fotógrafo. Há crianças por todas as partes e elas não param quietas um minuto. Logo, você precisará de velocidade altas para congelar o movimento e garantir fotos nítidas. Por tanto, em festas infantis sua câmera deve estar configurada no modo manual ou no modo de prioridade de velocidade.

A dica aqui é sempre usar uma velocidade maior que a distância focal da lente. Por exemplo, se estas fotografando com uma lente 50 mm, a velocidade mínima que deverá usar é de 1/60 segundos.

Não fotografar os detalhes

A primeira coisa que um fotógrafo deve fazer ao chegar em uma festa infantil é garantir as fotos dos detalhes da festa. A fotografia de detalhes da festa é importante para que os pais relembrem tudo que aconteceu naquele dia. Além disso, toda a festa foi produzida com muito carinho e fazer fotos dos detalhes é um sinal de respeito com os pais e profissionais envolvidos na decoração.

Não buscar ângulos diferentes

Fotografar festas infantis não são para qualquer um. Os que se dispõem a fazer isso precisam ter muita disposição. O fotógrafo de festa infantil não pode parar precisa estar sempre em movimento, buscando ângulos diferentes para suas fotos.

Não se preocupar com o fundo da foto

Por ser um job bem dinâmico, é comum o fotógrafo focar nos protagonistas da festa e esquecer de se preocupar com o fundo da foto. Observar se há algum elemento no fundo que irá interferir nos elementos do primeiro plano é imprescindível para obter fotos fantásticas. As vezes um pequeno deslocamento ou mudança no ângulo da câmera resolve o problema.

Configurar uma abertura muito grande para fotografar grupos

Em festas infantis, geralmente você deverá fazer todos de grupos e nessas fotos deixar o obturador muito aberto pode ser fatal, pois a profundidade de campo diminui e o risco de alguém ficar fora de foco é alto.

Não registrar os momentos únicos

O fotógrafo deve estar atento ao que acontece na festa e sempre pronto para clicar e garantir o registro de momentos emocionantes e únicos.

Procure saber com os pais se há um presente que a criança espera muito ganhar ou um convidado que a criança gosta muito e posicione-se estrategicamente para registrar as reações da criança.

Não fazer a foto do aniversariante soprando as velinhas

A hora do parabéns é o momento mais crítico de uma festa infantil. Muitas vezes, o fotógrafo não conseguirá o ângulo ideal, terá pessoas na frente e as luzes estarão apagadas. Mesmo assim, o profissional terá que garantir o registro do momento.

Converse com os pais antes para saber como será o parabéns da criança e se prepare para garantir as melhores fotos.

O que fazer com os convidados fotógrafos

A vida do fotógrafo piorou muito depois que inventaram os smartphones e todos os convidados resolvem fazer fotos da festa chegando a atrapalhar o trabalho do profissional.

Se algum convidado “sem noção” atrapalhar o seu trabalho, peça licença, solicite que ele se posicione atrás da sua câmera e explique para ele como é o seu trabalho.

Em situações extrema, solicite aos pais que cantem parabéns novamente para que faça o registro e peça as convidados para guardarem os smartphones.

Não preparar o equipamento antes da festa

Este erro nem deveria estar aqui, pois é um procedimento básico de qualquer fotógrafo, seja amador ou profissional. Se vai fotografar uma festa infantil, ou qualquer evento, no dia anterior, carregue todas as baterias, verifique se os cartões de memória estão funcionado e limpe as lentes que irá usar.

Não desenvolver um roteiro e um plano de ação para a festa

Cada evento é único, por tanto é imprescindível que o fotógrafo faça um plano antes de começar a fotografar para não correr o risco de perder alguma fotografia importante.

Faça um roteiro de tudo que você precisa fazer durante o evento e garanta uma cobertura completa.

Não dar importância às cores

As festas infantis são ambientes multicoloridos e isso deve ser considerado pelo fotógrafo. Saber explorar essa explosão de cores na composição fotográfica é o diferencial do seu trabalho.

Se esquecer das emoções

Festas infantis estão repletas de emoções: sorrisos, beijos e abraços… Não registrá-las seria entregar um trabalho incompleto no final. Fique atento às manifestações das emoções e registre tudo no seu cartão de memória.

Fim de festa! Hora de guardar o equipamento e voltar para o estúdio tratar as fotos e mandar pro cliente.

5/5 - (1 vote)
Post
15 erros que todo fotógrafo deve evitar ao fotografar festas infantis
Título
15 erros que todo fotógrafo deve evitar ao fotografar festas infantis
Descrição
Fotografar festas infantis é uma grande responsabilidade, por isso listamos os principais erros que todo fotógrafo deve evitar.
Autor
Blog
Blog Olha o Passarinho

Comentários:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *