5 razões para incluir o elemento humano nas suas fotos

Elemento humano na fotografia

Sabe aquela foto de paisagem monótona que você fez na sua última viagem? Experimente incluir uma pessoa na imagem. Neste post mostraremos como o elemento humano pode transformar as suas fotografias.

Índice

  1. Mostrar a escala da cena
  2. O elemento humano pode trazer dinamismo à imagem
  3. O elemento humano como centro de interesse da imagem
  4. Conte uma história
  5. Transmita uma emoção
  6. Cuidado ao usar a imagem das pessoas

O elemento humano é um fator muito importante na composição fotográfica. Ele pode servir de referência, transmitir uma emoção, provocar dinamismo na imagem além de outras coisas.

Vejamos agora algumas maneiras eficientes de incluir pessoas nas suas cenas.

Mostrar a escala da cena

Elemento humano na fotografia

A fotografia é uma representação reduzida do mundo real. E muitas vezes fica difícil ter noção da dimensão dos elementos retratados por não se ter uma referência de escala conhecida na imagem.

O elemento humano é perfeito para ajudar o cérebro do observador a processar a imagem de forma coerente. Com um elemento conhecido é possível ter noção de grandeza e profundidade e isso provoca outra experiência visual em quem vê a sua fotografia.

O elemento humano pode trazer dinamismo à imagem

Elemento humano na fotografia

As fotos de paisagens, sobretudo as de arquitetura, podem ser muito monótonas, estáticas, se não tiverem um elemento que passe a ideia de movimento na composição.

Incluir pessoas em movimento na sua cena é uma maneira eficaz de fazer uma foto mais dinâmica, que instigue o observador a passear com o seus olhos por todo o frame verificando cada detalhe da imagem.

O elemento humano como centro de interesse da imagem

Elemento humano na fotografia

Por mais fabulosa que esteja a paisagem na sua foto, incluir um elemento humano em um dos pontos de interesse da regra dos terços pode mudar completamente o impacto que o observador terá ao vislumbrar o seu trabalho. Desta forma você direciona o olhar do sujeito para o ponto que deseja na imagem.

Conte uma história

Um dos objetivos da fotografia é contar histórias. Fotografias com narrativa despertam o espectador convidando-o a imaginar o que se passa naquele momento, naquele lugar. Por isso, uma fotografia que conte uma bela história sempre será melhor que uma fotografia tecnicamente perfeita.

E as pessoas tem muitas histórias para contar, muitos segredos… Tente incluir pessoas que provoquem uma narrativa na sua imagem e ganhe a atenção dos observadores.

Transmita uma emoção

Elemento humano na fotografia

O elemento humano também ajuda a transmitir uma emoção, um sentimento, uma atitude. E isso contagia o observador e faz com que ele se prenda à imagem, à mensagem que queres transmitir.

O cenário e a iluminação também auxiliam na hora de expressar esses conceitos, mas é a pessoa que provoca as sensações mais intensas em quem vê a foto.

Cuidado ao usar a imagem das pessoas

Agora que você já sabe as razões para incluir pessoas nas suas fotografias é bom alertá-lo para que tome alguns cuidados. Não saia por aí fotografando as pessoas feito um louco. Muitas vezes você irá precisar de uma autorização de uso de imagem para se resguardar. Basta pedir que ela assine o documento, depois mande a imagem de cortesia para ela.

Não fotografe pessoas em situações constrangedoras e nem invada a privacidade dos outros, pois isso pode gerar problemas judiciais para você.

Lembre-se que menores de idade precisam de autorização dos pais ou responsáveis para serem fotografados.

E para encerrar, se você estiver fotografando multidões não terá necessidade de colher autorizações das pessoas.

5/5 - (1 vote)
Post
5 razões para incluir o elemento humano nas suas fotos
Título
5 razões para incluir o elemento humano nas suas fotos
Descrição
O elemento humano é um fator importante na composição fotográfica. Ele pode servir de referência, transmitir uma emoção e provocar dinamismo na imagem.
Autor
Blog
Blog Olha o Passarinho

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *