5 dicas de fotografia de comida: descubra os segredos desse segmento

Fotografia de comida

O objetivo da fotografia de comida é vender o produto, mesmo que para isso tenha que usar de artifícios nada honestos para deixar o cliente com água na boca.

Se você quer se aprofundar no assunto, aqui no Blog Olha o Passarinho há diversos posts sobre fotografia gastronômica com dicas de profissionais renomados e sobre esse nicho de mercado. Confira!

E como conhecimento nunca é demais, veremos mais algumas dicas sobre fotografia de comida que vão te ajudar na hora do clique.

Índice

  1. Antes de fotografar, entenda como o alimento funciona
  2. Luz e composição na fotografia de comida
  3. Oba, vamos filar a boia durante o ensaio
  4. A fotografia de comida tem que despertar emoções
  5. Referências são fundamentais

Antes de fotografar, entenda como o alimento funciona

Como em qualquer campo da fotografia, na fotografia gastronômica é imprescindível estudar muito para se tornar um bom profissional. Mas, na fotografia de comida há um ingrediente a mais que o fotógrafo não pode esquecer que é estudar o alimento que será fotografado.

É preciso saber qual a melhor luz para se fotografar um tomate ou o ângulo certo de se retratar uma pizza.

Saber a história do alimento, conhecer o processo e as diferenças entre as receitas é importante para construir o conceito da imagem a ser criada. Reserve um momento antes da sessão de fotos para conversar com o Chef e entender qual a sensação que ele quer passar para o cliente.

Luz e composição na fotografia de comida

Se me perguntassem o que é fotografia, eu resumiria a resposta em luz e composição. Na fotografia de comida essa resposta tem um peso a mais, pois você precisa iluminar e compor a cena de forma que a imagem desperte a fome e a vontade de comer no cliente.

Na fotografia gastronômica, nem sempre você precisará de equipamentos caros para fazer uma boa foto. Uma janela e um pedaço de papel branco para refletir a luz quase sempre são suficientes.

Estude a iluminação disponível, antes de montar a cena, veja o melhor lugar para posicionar a câmera e os assuntos. Teste algumas posições para o refletor a fim de conseguir a melhor configuração. Pode se usar lanternas para auxiliar na iluminação da cena e jogar luz em pontos específicos.

Oba, vamos filar a boia durante o ensaio

Um dos maiores mitos da fotografia de comida é que o fotógrafo come toda aquela comida depois que termina o trabalho.

Na verdade, os alimentos fotografados muitas vezes não são próprios para consumo, foram produzidos apenas para serem fotografados. Não acredita? Então veja esse vídeo que mostra como fotografar um sanduíche. Ou esse que revela alguns segredos da fotografia gastronômica.

A fotografia de comida tem que despertar emoções

Quando sentamos à mesa para comer usamos todos os nossos sentidos: o som das bolhas de gases na taça de champanhe desperta o prazer de comer; o visual do prato servido que desperta a vontade de comer ou não aquele alimento, o aroma da comida no prato que desperta a fome, muitas vezes tocamos o alimento para sentir a textura ou mesmo leva-lo até a boca e por fim o paladar que comprova se tudo o que sentimos anteriormente é verdade.

O maior desafio da fotografia de comida é despertar todos esses sentimentos apenas com uma imagem.

E é aí que temos que entrar num mundo de ilusão e usar de todos os artifícios disponíveis para conseguir o melhor resultado na hora do clique. Nem tudo que você vê é real. A fotografia de comida é a maior prova disso.

Referências são fundamentais

Veja o que os outros fotógrafos estão fazendo na fotografia gastronômica. Faça um estudo das imagens, compare com o seu trabalho e sempre que possível converse com outros profissionais da área.

A fotografia de comida é uma arte ilusionista. Conhecer os seus truques é fundamental para se obter o sucesso.

5/5 - (1 vote)
Post
5 dicas de fotografia de comida: descubra os segredos desse segmento
Título
5 dicas de fotografia de comida: descubra os segredos desse segmento
Descrição
Selecionamos algumas dicas de fotografia de comida para ajudar você a criar imagens que despertem o desejo de comer e vendem o produto.
Autor
Blog
Blog Olha o Passarinho

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *