Dicas para fotografar gestantes

Gestante - Foto Juliana Ferrari

No post de hoje a fotógrafa Juliana Ferrari trás dicas valiosas para fotografar gestantes.

Para quem trabalha com fotografia, é um grande desafio fazer ótimos ensaios de forma contínua. Como cada cliente tem um jeito de ser, o que é agradável para um pode ser desconfortável para o outro e vice-versa. Ou seja, cada ensaio exigirá um trabalho específico, inclusive o das gestantes.

Para fotografar gestantes, é preciso ficar atento às necessidades dela e não cansá-la muito, pois as fotos devem mostrar beleza e alegria e não cansaço e desanimo. Captar a beleza da gravidez é crucial em um ensaio de gestante.

Se você trabalha com fotografia, mas não sabe como fotografar gestantes, leia este texto e veja algumas dicas para fazer um ensaio desse tipo.

Índice

  1. Seja amigo da gestante
  2. Escolha um bom cenário
  3. Faça o ensaio na época certa
  4. Preocupe-se com o bem-estar da gestante
  5. Fotografe mais do que a barriga
  6. Envolva os familiares
  7. Tenha um estúdio de fotografia

Seja amigo da gestante

Como em qualquer outro ensaio, é importante que o fotógrafo e sua cliente estejam em harmonia. A gestante deve falar com o profissional e esclarecer o que é confortável para ela e o que não é.

Por isso, é muito importante que você tenha certeza que ela confia em seu trabalho. Dessa forma, haverá mais chances de o ensaio fotográfico ser bem sucedido.

Escolha um bom cenário

Antes de fazer qualquer ensaio fotográfico, é muito importante avaliar o cenário. É preciso conversar com a gestante e ver o que mais irá agradá-la. Por exemplo, o ensaio pode ser feito tanto na casa da cliente, onde ela pode aproveitar o aconchego de seu lar ou na praia, onde a beleza dela pode melhorar ainda mais a paisagem.

Além da beleza do local, a escolha do cenário envolve a personalidade da gestante. Por exemplo, se ela for muito tímida, talvez uma foto na praia se torne um incômodo. No entanto, o ensaio na própria casa pode deixá-la mais à vontade, tornando as fotos mais naturais e espontâneas. Quanto mais confortável a gestante estiver, maior será a qualidade do ensaio.

Faça o ensaio na época certa

Para fotografar gestantes, é necessário se organizar com muito cuidado. Afinal de contas, é uma tarefa onde o tempo de gestação tem influência na qualidade das fotos. Geralmente, até o quinto mês da gravidez, a barriga ainda não se desenvolveu o suficiente para fazer o ensaio.

O ideal é que esse trabalho seja realizado próximo ao sétimo mês de gestação (entre 27 e 33 semanas). Nesse período, a barriga já está com um bom tamanho e a mulher grávida ainda não está sofrendo com inchaços.

Contudo, se a gestante quiser registrar mais de um período da gravidez, é interessante dar um intervalo de 4 semanas entre cada sessão de fotos. Com isso, haverá registros de várias fases da gestação.

Preocupe-se com o bem-estar da gestante

Pode parecer óbvio, mas o cuidado com o bem-estar da mulher grávida é fundamental, pois faz parte do bom atendimento ao cliente. Ademais, isso aumenta as possibilidades do seu trabalho ser indicado para outras pessoas.

Em geral, os ensaios fotográficos são exaustivos e demoram muito. Por conta disso, é preciso adaptar o ritmo de trabalho para não prejudicar a gestante. As poses devem ser organizadas para que a modelo não fique sentando e levantando várias vezes. Deve haver um tempo específico para cada pose.

Uma boa prática é fazer intervalos para que a gestante consiga descansar. Durante esse tempo, fale com sua cliente e veja se ela está bem. Procure deixar o ambiente o mais amigável possível.

Otimize seu tempo e trabalhe com rapidez, afinal, gestantes se cansam com facilidade. Fotografar uma grávida com aparência cansada é o oposto do que um ensaio de gestante deve ser.

Fotografe mais do que a barriga

É importante lembrar que o ensaio de gestante não se baseia apenas na barriga da mulher. As fotos devem registrar o momento da gravidez, por isso, é importante fotografar a pessoa como um todo.

Procure variar as fotografias e tirar fotos de todo o corpo. Por mais que a barriga seja importante, a gestante é muito mais do que isso. Se o pai do bebê estiver junto, procure aproveitá-lo nas fotos, pois a gestação é um grande momento para o casal.

Este é um momento de transformação para a mulher. Por isso, deve ser registrado de vários ângulos diferentes. O ensaio de gestante deve valorizar a beleza e a feminilidade da mulher. Para que isso funcione, é preciso fazer uma boa seleção das lentes que você usará ao longo do ensaio.

Envolva os familiares

Assim como o ensaio de gestante deve ser mais do que a barriga, a gestante não deve ser a única a aparecer nas fotos. Ou seja, é preciso incluir o pai do bebê, os avós, os irmãos e até mesmos a madrinha e o padrinho.

Os acompanhantes da grávida sempre são escolhidos por ela. Por exemplo, algumas gostam de fazer um ensaio mais íntimo, usando roupas sensuais ao lado de seu marido na cama. Por sua vez, existem outras que preferem tirar fotos com todos os familiares reunidos. Tudo vai depender exclusivamente da personalidade da cliente.

Tenha um estúdio de fotografia

Você até pode atender suas clientes na casa dela, em um parque e até mesmo em coworking (espaço onde vários profissionais compartilham o mesmo ambiente de trabalho), mas nada substituí um estúdio de fotografia.

Além da segurança que o espaço traz, ter um estúdio fotográfico poderá lhe proporcionar uma gama enorme de possibilidades de ensaios – lifestile, vougue e até moulage entre outros, fugindo um pouco da tradicional foto da gestante num fundo verde gramado.

Este post foi escrito pela Juliana Ferrari em parceria com o Blog Olha o Passarinho.
Juliana Ferrari é fotógrafa, paulistana, casada e mãe de duas filhas, ao ingressar de vez no mundo da fotografia, optou em especializar-se no que mais amava – as crianças. Visite o site julianaferrari.com.br para conhecer o trabalho dela.

5/5 - (1 vote)
Post
Dicas para fotografar gestantes
Título
Dicas para fotografar gestantes
Descrição
A fotógrafa Juliana Ferrari conta os segredos para fotografar gestantes e fazer ensaios fotográficos surpreendentes.
Autor
Blog
Blog Olha o Passarinho

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *