Como corrigir a perspectiva da foto no Lightroom

Como corrigir a perspectiva da foto no Lightroom

Erros na perspectiva da foto não são falhas do fotógrafo e sim uma característica das lentes. Esse problema pode ser corrigido facilmente no Ligthroom ou em qualquer outro programa de edição de imagens.

Todas as lentes tendem a causar distorção nas verticais da foto, sendo que nas grande-angulares esta característica é mais acentuada. Dependendo do tipo de foto que o fotógrafo está fazendo o resultado pode incomodar muito e precisa ser corrigido na pós-produção.

Quem gosta de fotografia de arquitetura e já fotografou algum prédio já enfrentou esse problema. Em fotos de prédios, ao se inclinar a câmera para enquadrar todo o edifício, as verticais se convergem mostrando o prédio mais largo na base que no topo.

A solução, na hora de fotografar, seria afastarmos do prédio, ficando a uma distância suficiente para fazer a foto com a câmera na posição horizontal ou usar uma lente própria para fotografia arquitetônica. Mas, se não há espaço para se afastar e você não dispõe de uma lente especial, a solução é corrigir a perspectiva da foto no Lightroom.

Fazendo a correção da perspectiva da foto de forma manual

  • Abra o arquivo no Lightroom;
  • Vá para o modo “Develop”;
  • Procure o painel “Lens Corrections” e selecione opção “Manual”;
  • Arraste o controle “Vertical” para “-69”.

Recortando as arestas brancas da imagem

Ao fazer a correção da perspectiva d foto, podem surgir arestas brancas na imagem. É possível remove-las arrastando o comando “Scale” para direita. Mas cuidado, isto pode eliminar o topo do prédio. Clique em “Constrain Crop” para remover as arestas brancas indesejadas, preservando o topo do edifício.

Corrigindo a perspectiva da foto automaticamente

Selecione o separador “Basic” do painel “Lens Correction” e na sequência marque o botão “Auto” da seção “Upright” para corrigir os horizontes inclinados e as verticais convergentes.

A correção automática produz arestas brancas menores e mantém mais o céu. Recorte os cantos brancos manualmente para finalizar sua imagem.

5/5 - (1 vote)
Post
Como corrigir a perspectiva da foto no Lightroom
Título
Como corrigir a perspectiva da foto no Lightroom
Descrição
Erros na perspectiva da foto não são falhas do fotógrafo e sim uma característica das lentes. Esse problema pode ser corrigido facilmente no Ligthroom.
Autor
Blog
Blog Olha o passarinho

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *