Como corrigir imperfeições faciais na fotografia de retrato

Fotografia de retrato - perfeição

A fotografia de retrato é uma arte muito delicada, pois estamos lidando com a parte mais sensível da pessoa retratada: o rosto. Fazer um retrato não é simplesmente colocar o modelo na frente da câmera e clicar. É preciso se atentar aos detalhes, escolher o melhor ângulo da luz e da câmera para que a pessoa saia bem mais bonita na foto.

Neste post, você aprenderá a corrigir imperfeições faciais apenas alterando o ângulo da câmera e a forma de iluminar o modelo.

Índice

  1. Fotografando pessoas calvas
  2. Como disfarçar as rugas na hora de fotografar
  3. Como disfarçar orelhas grandes
  4. Como fotografar pessoas com nariz grande
  5. Como disfarçar a papada na hora do retrato
  6. Como fotografar pessoas com o rosto gordo ou redondo
  7. Qual é a melhor posição dos ombros na fotografia de retrato

Com técnicas simples é possível ocultar ou reduzir significativamente imperfeições faciais como nariz avantajado, rostos gordos ou excessivamente redondos, orelhas grandes, rugas e outras coisas que possam trazer estranheza ao seu retrato.

Na fotografia de retrato a direção do modelo é a chave para obter a foto perfeita. O fotógrafo que conhece as técnicas de direção terá um grande diferencial daquele que simplesmente coloca o modelo na frente da lente e aperta o obturador.

Eis algumas dicas de direção que ajudam a melhorar sua fotografia de retrato:

Fotografando pessoas calvas

Ao fotografar uma pessoa calva, posicione a câmera em um ângulo mais baixo em relação ao modelo e não ilumine os cabelos.

Como disfarçar as rugas na hora de fotografar

Ao fotografar uma modelo com muitas rugas, utilize uma iluminação direta. A iluminação lateral acentua as sombras e torna as rugas mais proeminentes.

Como disfarçar orelhas grandes

Algumas pessoas possuem orelhas grandes que se destacam na foto. Se esse for o caso do seu modelo, posicione-o na frente da câmera de forma que apenas uma das orelhas apareça na foto. Em seguida, ilumine o modelo de modo que a orelha visível fique no lado da sombra da face. Dessa forma, você terá apenas uma orelha na foto e esta estará parcialmente oculta na sombra.

Como fotografar pessoas com nariz grande

Se o seu modelo tiver um nariz avantajado, este será um ponto de destaque do retrato. Pra disfarçar o tamanho do nariz, peça que o modelo vire a cabeça diretamente para a câmera e levante um pouco o queixo. Posicione a câmera em um ângulo um pouco mais abaixo que o normal. Assim você tira boa parte da ênfase no nariz.

Como disfarçar a papada na hora do retrato

A papada é outro problema que os fotógrafos precisam enfrentar com certa frequência, mas também há técnicas para disfarçar. Peça que o modelo olhe diretamente para a câmera e estenda a cabeça um pouco para a frente. Isto faz com que a pele sobre o queixo se estique e fique um pouco mais rígida. Posicione a luz um pouco a cima do modelo, isso fará com que o queixo projete um sombra sobre o pescoço disfarçando ainda mais a papada.

Como fotografar pessoas com o rosto gordo ou redondo

Ao fotografar pessoas com o rosto redondo ou gordo peça que ela vire o rosto para um dos lados, oferecendo uma visão ¾ da face. Isto fará com que o rosto do modelo pareça menos redondo.

Qual é a melhor posição dos ombros na fotografia de retrato

Posicione o modelo com os ombros virados em direção à câmera. Desta forma a pessoa parece ser mais magra, com uma aparência melhor, a largura dos ombros diminui e a atenção fica na cabeça do modelo.

Mas lembre-se de mandar o modelo olhar diretamente para a câmera e virar apenas os ombros.

Se optar por fotografar o modelo com os ombros em posição paralela à câmera ele parecerá bem mais largo, chato e com um ar confrontador.

5/5 - (2 votes)
Post
Como corrigir imperfeições faciais na fotografia de retrato
Título
Como corrigir imperfeições faciais na fotografia de retrato
Descrição
Aprenda a corrigir imperfeições faciais em fotografia de retrato apenas alterando o ângulo da câmera e a forma de iluminar o modelo.
Autor
Blog
Blog Olha o Passarinho

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *