Como controlar sua câmera via Bluetooth

Câmera via bluetooth

Você já pode controlar sua câmera via bluetooth utilizando um smartphone de forma simples e barata. Para saber como, continue lendo o nosso post.

As tecnologias wireless estão ganhando cada vez mais força por trazerem comodidade para os usuários. A cada dia novas funcionalidades sem fio são disponibilizadas para uso tanto em casa quanto profissionalmente.

E essa moda chegou ao mundo da fotografia para suprir uma antiga reinvindicação dos fotógrafos que era de poder controlar a câmera via bluetooth. O canal do youtube Manishi Barosee apresenta o Yanis, um projeto open source, desenvolvido em Arduino, para controlar câmeras DSRL via conexão bluetooth.

O Yanis não é simplesmente um disparador remoto, através da sua interface é possível controlar:

Como funciona o sistema para controlar a câmera via bluetooth?

O sistema funciona em duas partes, a primeira é a placa controladora que deve ser conectada à câmera DSRL através da porta USB. É ela irá se conectar ao smartphone para receber os comandos e passar para a câmera via protocolo PTP.

A segunda parte do projeto é o aplicativo desenvolvido para Android que disponibiliza uma interface gráfica para que o usuário controle a câmera à distância.

O sistema foi testado em Câmeras Canon nos modelos 400d, 450D e 1000D, mas o inventor afirma que funciona nos outros modelos também.

Todas as informações técnicas que você precisa para construir sua placa Arduino e controlar sua câmera via bluetooth estão no link do projeto.

Veja agora um vídeo do sistema funcionando:

5/5 - (1 vote)
Post
Como controlar sua câmera via Bluetooth
Título
Como controlar sua câmera via Bluetooth
Descrição
Você já pode controlar sua câmera via bluetooth utilizando um smartphone de forma simples e barata com esse sistema desenvolvido com Arduino.
Autor
Blog
Blog Olha o passarinho

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *