Ícone do site Olha o Passarinho

Conheça as orientações para uso de drones no espaço aéreo brasileiro

Em maio de 2017, foi publicada a regulamentação para uso de drones no espaço aéreo brasileiro. A partir de dentão, somente aeronaves homologadas pela ANATEL podem voar, saiba como homologar o seu drone na ANATEL, é necessário que o drone seja cadastrado no site da ANAC e os voos devem ser autorizados pelo DECEA, veja como solicitar sua autorização de voo. Além disso, o DECEA faz uma série de recomendações para o uso do espaço aéreo brasileiro que devem ser respeitadas para a segurança de todos.

Se você possui um drone, salve o site do DECEA nos seus favoritos, lá você encontrará todas as informações para operar seu equipamento de forma legalizada.

Vejamos agora as recomendações do DECEA para operações com drones:

Aerolevantamento é o conjunto de operações aéreas para captação e registro de dados do terreno, do espaço aéreo ou do litoral. Para esse tipo de atividade é obrigatória a autorização do Ministério da Defesa.

Não sobrevoe áreas de segurança. Você pode ser punido por violar a segurança nacional, por isso não sobrevoe presídios, instalações militares, usinas de produção de energia ou outras áreas críticas.

Busque lugares adequados para realizar os seus voos e não coloque em risco outras aeronaves, como os helicópteros, que voam a 200 ft, pessoas e propriedades públicas e privadas.

É muito importante estar sempre em dia com a manutenção do seu drone. Faça sempre o checklist recomendado pelo fabricante antes de cada voo.

Você deve manter uma distância mínima de 30 metros de edificações. Para trabalhos específicos, com a devida autorização do proprietário, você pode reduzir essa distância.

Não perca o seu drone de vista, faça voos durante o dia.

Não voe próximo a aeroportos e heliportos. Os voos com drones devem ser realizados a um raio mínimo de 5 km de qualquer aeródromo conhecido.

Leia o manual de usuário do seu equipamento para saber como proceder em casa de emergências.

Não sobrevoe pessoas sem a autorização das mesmas.

Voe até 100ft de altura. Cuidado, voos acima de 200ft podem colocar em riscos helicópteros. Já os voos acima de 400ft podem afetar a navegação aérea.

Dê preferência para voos em modo vlos, no qual o piloto mantém o drone em seu campo de visão durante todo o tempo.

5/5 - (2 votes)
Post
Título
Conheça as orientações para uso de drones no espaço aéreo brasileiro
Descrição
Para usar drones no espaço aéreo brasileiro é necessário que a aeronave e o piloto sigam uma série de regras.
Autor
Blog
Blog Olha o Passarinho