Como fotografar bailarinas

Foto de bailarina - autor Marcelo Alves

Fotografar bailarinas pode ser um grande desafio, mas rende fotos deslumbrantes. Confira as nossas dicas pra fotografia de dança e garanta o sucesso no seu próximo ensaio.

Seja em uma locação externa ou em um estúdio, as bailarinas são um ótimo assunto para se fotografar. Elas detêm uma grande consciência corporal, o que facilita na hora de dirigir a modelo e conseguir fotografar aquela pose que parece impossível para uma pessoa normal.

Como configurar a câmera

Para fotografar bailarinas é necessário congelar o movimento, pois fotos borradas arruinarão o seu trabalho. Além disso, não se deve descuidar da nitidez, veja nossas dicas para conseguir o máximo de nitidez nas suas fotos.

Para congelar o movimento em ambientes externos configure sua câmera com uma velocidade de obturação rápida, a partir de 1/400s já se obtém um bom resultado.

No estúdio a história é outra, e a velocidade do obturador não é o principal fator para congelar o movimento. Aqui a iluminação e o uso correto do flash é que farão o trabalho. O ideal é usar o flash no modo estroboscópio. A velocidade do flash é que determinará o modo como a ação será congelada. Quanto menor for o tempo do flash, melhor será o congelamento. Comece configurando sua câmera com t= 0.1 e o obturador para 1/2000s.

Acertando o foco para fotografar bailarinas

A dança é movimento e expressão, por tanto a parte mais importante desse tipo de fotografia é sempre ter o rosto das bailarinas nítidos. E como nos retratos, a regra aqui também é cravar o foco nos olhos das dançarinas, assim você conseguirá o máximo de expressão e dramaticidade na foto.

Como estamos falando de movimento, o autofoco da câmera deve ser configurado para o modo contínuo.

Não esqueça os detalhes

Falamos muito aqui de captura de movimento, mas os detalhes também são importantes e rendem belas imagens.

Com uma lente tele, gaste um tempinho fotografando a graciosidade das mãos, o esforço dos pés e outros pequenos detalhes que a olho nu passam despercebidos.

Como conseguir uma bailarina para fotografar

Talvez a tarefa mais difícil é conseguir uma bailarina para um ensaio fotográfico. Aqui no blog já falamos como encontrar modelos para fotografar sem ter que pagar por isso. Mas você sempre pode recorrer a amigos e parentes que se disponham a posar para você. Quem sabe você não tem uma bailarina em casa.

Gostou desse post? Comenta aí em baixo e poste suas fotos de bailarinas com a hastag #dancapassarinho.

Veja um ensaio fotográfico de bailarina feito pelo fotógrafo Marcelo Alves.

5/5 - (1 vote)
Post
Como fotografar bailarinas
Título
Como fotografar bailarinas
Descrição
Fotografar bailarinas pode ser um grande desafio, mas rende fotos deslumbrantes. Confira as nossas dicas e garanta o sucesso no seu próximo ensaio.
Autor
Blog
Blog Olha o passarinho

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *