Como fotografar a lua – Dica de fotografia

Como fotografar a lua – Dica de fotografia

Pode parecer fácil, mas fotografar a lua é um verdadeiro desafio e requer certo domínio da câmera.

A lua é muito menor e mais brilhante que nós imaginamos e por isso encontrar a exposição correta é bem difícil e necessita de muitos testes e paciência.

A lente ideal para fotografar a lua depende do seu objetivo. Você pode usar uma lente curta, uma 50 mm por exemplo, e criar uma composição incluindo o primeiro plano e deixando a lua como um detalhe no fundo. Neste caso, o ideal é fazer pelo menos 3 fotos com exposições diferentes, uma fotometrando a lua, outra o motivo principal e a terceira a cena. Depois junte-as no photoshop ou outro software de edição.

Se você tem uma teleobjetiva de longo alcance, o ideal é a partir de 300 mm, pode fazer um close up da lua no céu escuro e conseguir ótimas fotos de detalhes do nosso satélite.

O horário também influencia na fotografia da lua. No crepúsculo, logo quando a lua aparece no horizonte, ainda há luz do sol residual no céu e isso ajuda a incluir detalhes do primeiro plano na foto, além de cores interessante no céu. Mas é preciso ser rápido no obturador, pois esse período dura pouco tempo.

Pode-se optar por fazer a foto mais a noite, aproveitando o céu negro. Nesta situação o brilho da lua é muito intenso, então é preciso compensar a exposição.

Escolhida a hora e definida a composição, chegou a hora de configurar a câmera para fazer o clique e isso é o mais difícil. Não há uma receita de bolo para configurar a sua câmera, pois cada situação demandará ajustes específicos, logo, fotografar a lua exige muito mais do olhar do fotógrafo que do equipamento. Mas há um processo para se chegar ao resultado esperado.

  1. Coloque sua câmera em modo manual
  2. É recomendado que se use um tripé, pois a lua se movimenta muito rápido e dependendo da lente utilizada fica difícil focar.
  3. Vamos começar com uma pequena abertura para testar: f/11.
  4. Escolha o menor ISO da sua câmera para uma foto de melhor qualidade: ISO 100.
  5. Como disse, a lua se movimenta rapidamente no céu, por isso precisamos de uma velocidade de obturador também rápida para congelar o movimento: vamos começar com 1/250.
  6. Faça o foco no modo manual, utilize o live view da sua câmera para lhe auxiliar.

Agora é só fazer os cliques até obter um resultado satisfatório.

Gostou da dica? Então post suas fotos de efeito panning com a hastgat #BlogOlhaoPassarinho e apareça na seção “Fotos dos Leitores”.

4.5/5 - (4 votes)
Post
Como fotografar a lua – Dica de fotografia
Título
Como fotografar a lua – Dica de fotografia
Descrição
Pode parecer fácil, mas fotografar a lua é um verdadeiro desafio e requer certo domínio da câmera, paciência e precisão na hora de apertar o obturador.
Autor
Blog
Blog Olha o Passarinho
Logo

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *