Como fazer retratos com dupla exposição

Como fazer retratos com dupla exposição

Se você gosta de fazer fotos criativas, vai adorar essa técnica para criar retratos com dupla exposição. O resultado são retratos dramáticos, cheios de personalidades que surpreende o observador.

A técnica para fazer retratos com dupla exposição é bem simples e pode ser feita direto na câmera, sem a necessidade de usar programas de edição e pós-produção.

Para criar a sua imagem, você vai precisar de um tripé para apoiar a câmera e de uma câmera que tenha a função múltiplas exposições.

Como funciona o modo de múltiplas exposições da câmera

Antes de fazer o seu retrato com dupla exposição é necessário entender como funciona o modo de múltiplas exposições da câmera. Basicamente, você irá ligar a função no menu da sua câmera e escolher o número de fotos que irá sobrepor.

Depois que você fizer os cliques, a câmera pegará os frames e fará um blend fundindo as partes brilhantes das imagens.

Não trema na foto

É importante manter o mesmo enquadramento em todos os cliques para um melhor resultado. Por isso, não se esqueça de usar o tripé. Se não tiver um tripé, apoie a câmera em alguma superfície fixa. É recomendável também usar um disparador remoto ou um app de celular que se conecta com a câmera via wi-fi.

Veja como controlar sua câmera pelo wi-fi.

Escolha um background adequado

Cada detalhe é importante na criação da sua imagem, por tanto não descuide do background.

Como explicamos acima, a câmera irá mesclar as imagens pelas partes claras, então dê preferência para fundos neutros e mais escuros, assim você garante o destaque total para o objeto fotografado sem interferências indesejadas.
Você também pode trabalhar com profundidade de campo reduzida e desfocar o fundo.

Planeje antes de executar

Já sabemos que a câmera irá mesclar as partes claras das imagens, logo o que for escuro irá se sobressair na imagem final. Então, podemos usar essa informação para destacar áreas específicas da imagem. Por exemplo, podemos solicitar à modelo que use um batom de cor forte para destacar a boca ou carregue um pouco na sombra e delineador dos olhos para que eles se destaquem.

Fazendo um retrato com dupla exposição

Como fazer retratos com dupla exposição

Mãos à obra. É hora de fazer nosso retrato com dupla exposição.

  • Posicione a modelo no set;
  • Ligue o modo de múltiplas exposições da sua câmera e configure a quantidade de cliques que você quer sobrepor. Neste caso 2. Para ativar a dupla exposição da sua câmera, você deve ler o manual de instruções do equipamento para ver como executar o procedimento ou acesse o menu da sua câmera e procure pela função;
  • Faça a fotometria da cena e configure a câmera para uma correta exposição;
  • Faça a primeira foto, reposicione a modelo e faça a segunda foto. Se quiser fazer outras exposições, reposicione a modelo antes de cada clique;
  • Após fazer todas as fotos que você programou, a câmera irá processar o arquivo e exibirá no visor a imagem finalizada;
  • Você pode editar a imagem, aplicando efeitos criativos na própria câmera através do menu, mas eu aconselho a deixar a pós produção para os softwares adequados.
3.7/5 - (3 votes)
Post
Como fazer retratos com dupla exposição
Título
Como fazer retratos com dupla exposição
Descrição
A técnica para fazer retratos com dupla exposição é bem simples e pode ser feita direto na câmera, sem a necessidade de usar programas de edição e pós-produção.
Autor
Blog
Blog Olha o Passarinho

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *