Equipamento fotográfico usado vale a pena comprar?

Comprar equipamento fotográfico usado

Equipamento fotográfico usado pode ser uma boa pedida em tempos de crise. Há muitas ofertas interessantes por aí, mas cuidado: também há muita cilada.

Nas próximas linhas, aprenda como não ser enganado na hora de comprar um equipamento fotográfico usado em sites, classificados de jornal ou mesmo de outros fotógrafos que você conhece.

Muitos fotógrafos, ao adquirirem novos equipamentos anunciam seus velhos por preços bem camaradas. Em uma pesquisa rápida em grupos de venda de equipamentos fotográficos usados é possível encontrar câmeras, lentes, e flashes de todos os tipos à venda.

O primeiro passo, ao se interessar por um desses produtos, é ler a descrição colocada pelo vendedor com atenção e analisar as fotos para ver se o equipamento se encontra em bom estado.

Depois, entre em contato com o vendedor e tire suas dúvidas sobre o produto que te interessou. Por fim, peça para que ele envie uma foto da nota fiscal do equipamento, assim você evita de comprar um objeto roubado.

Como comprar uma câmera fotográfica usada

Ao negociar uma câmera fotográfica usada, é importante focar nos detalhes para não comprar um problema. Analise o equipamento com calma , faça testes e caso não sinta segurança, não feche negócio. Abaixo citamos alguns pontos que não devem ser esquecidos ao se comprar uma câmera usada.

Quantidade de cliques disparados: o obturador tem vida útil medida em quantidade de cliques, por tanto verifique quantos cliques foram disparados com a câmera antes de comprar e veja se o valor não está próximo à quantidade nominal definida pelo fabricante. O ideal é que quantidade de cliques da câmera seja inferior à metade da vida útil do obturador. Fique atento, pois trocar o obturador da máquina não é um conserto barato.

Estado de conservação do equipamento: faça uma análise criteriosa do estado da câmera. Verifique se o monitor do view frame está em perfeito estado, sem arranhões e/ou trincados. Verifique se os nomes e símbolos pintados nos botões da câmera não estão apagados ou desgastados. Procure por marcas de queda no corpo da câmera.

Funcionamento da câmera: as câmeras hoje em dia são dotas de muita tecnologia, por isso é importante ligar o equipamento e testar se todos os controles estão funcionando.

Faça imagens de teste: tire algumas imagens de teste, confira se o auto foco da câmera está funcionando, baixe as imagens para um computador e verifique a qualidade das mesmas.

Como comprar uma lente fotográfica usada?

Comprar uma lente usada é mais simples, mas nem por isso requer menos atenção. É importante pegar o equipamento e verificar se não há folgas nos anéis de foco e zoom, procure por marcas de queda ou batida. Veja se os vidros não estão riscados ou trincados e procure por sinais de fungos.

Outro ponto a observar é se os contatos e engate da lente estão em perfeito estado e não estão quebrados.

Faça um teste, coloque a lente na câmera e verifique o seu funcionamento. Tire algumas fotos e veja se não há pontos de fungo na imagem.

Como comprar acessórios fotográficos usados?

Você também pode conseguir bons preços em flashes, soft box, tripés e outros acessórios fotográficos. Nestes casos, a regra geral é avaliar bem a aparência e o funcionamento dos equipamentos. Teste, não compre o equipamento antes de testar.

Conheça os seus direitos

Comprando equipamentos fotográficos usados você também tem seus direitos resguardados pelo Código de Defesa do Consumidor. Mesmo se o vendedor for uma pessoa física o CDC lhe garante os direitos de consumidor, porém você pode ter mais dor de cabeça para resolver os problemas.

Se a compra for feita pela internet, você tem direito de se arrepender da compra sem qualquer prejuízo pelo prazo de 7 dias.

E não se esqueça, que mesmo o equipamento sendo usado, você tem 90 dias de garantia contra qualquer defeito.

5/5 - (1 vote)
Post
Equipamento fotográfico usado vale a pena comprar?
Título
Equipamento fotográfico usado vale a pena comprar?
Descrição
Não seja enganado na hora de comprar um equipamento fotográfico usado em sites, classificados de jornal ou mesmo de outros fotógrafos que você conhece.
Autor
Blog
Blog Olha o passarinho

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *