Dicas de fotografia de viagem. Coloque sua câmera na mala.

Fotografia de viagem

Viagens são uma ótima oportunidade para fazer fotos diferentes e experimentar desafios fotográficos. Mas, é preciso planejar para não perder a foto. Neste guia de fotografia de viagem, apresentamos algumas dicas para você fazer a foto perfeita nas suas próximas férias.

Todo viajante gosta de registrar os melhores momentos da viagem com uma câmera fotográfica, mas não saia por aí apertando o obturador a esmo. Pare, olhe, escute. É sempre bom planejar o que vai fazer antes de apontar a câmera. Não é porque está de férias que você deve se esquecer das técnicas da boa fotografia.
É preciso ter atenção para fazer bons registros e não cometer erros primários como fotos com o horizonte torto, assuntos centralizados, retratos desfocados e etc. Por tanto, não se esqueça de sempre nivelar o horizonte, utilizar a regra dos terços e manter o foco nos olhos em retratos.

A fotografia de viagem começa bem antes de embarcar

Quando você escolher o seu destino é hora de começar o planejamento da viagem. Consulte os guias de viagens, sites e revistas especializadas para mapear os locais que deseja conhecer e fotografar.

Elabore um roteiro levando em consideração os melhores horários para fotografar.

Pesquise as imagens feitas dos locais e tenha em mente o enquadramento que deseja fazer. Procure sair do clichê e fazer um registro autêntico.

O que levar na mochila

Não dá para levar todo o seu equipamento fotográfico, afinal você está saindo de férias e não a trabalho. Procure levar a menor e mais leve bagagem possível, assim você evita carregar peso demais e a pagar taxas de excesso de bagagem no avião.

O que você vai levar na mochila, vai depender do tipo de fotografia que pretende fazer. Por isso, é importante o planejamento.

O corpo da câmera não pode faltar. Se tiver mais de um, faça uma escolha;

Lente: Escolha uma lente versátil, que vá de grande-angular à uma tele média. As lentes de kit são ótimas para levar em viagens. Se você for fazer fotos de animais, pode ser interessante levar uma tele e se pretende fazer fotos noturnas pode precisar de uma lente clara.

Tripé: É sempre bom levar um tripé, pois eles nos possibilitam a fazer fotos em longa exposição. Mas, se a mala estiver muito grande, opte por um mine tripé.

Flash: Dependendo do tipo de foto que você pretende fazer, será necessário usar o flash. Mas, se a sua câmera tiver um flash embutido, pode optar por não levar o flash externo.

Filtros: Os filtros não ocupam muito espaço e nem pesam muito. Deixa-los em casa pode trazer arrependimentos.

Cartões de memória: Compre cartões de memória extra para não ficar sem espaço para armazenar suas fotos. Não é sempre que tem um computador disponível para descarregar as imagens.

Kit de limpeza: Não se esqueça do kit de limpeza.

Sacos plásticos e capa de chuva: Tenha sempre à mão sacos plásticos e capas protetoras para o seu equipamento, você não vai querer que ele molhe caso seja pego por uma chuva de repente.

De olho no tempo

Antes de viajar, baixe um bom aplicativo de previsão do tempo. Ele será útil não só para que você verifique as condições do tempo, mas para saber a hora que o sol nasce e se põe. Assim você poderá planejar visitar certos lugares nos melhores horários para viajar.

Fotografia de paisagem

Um dos temas mais populares na fotografia de viagem é a foto de paisagem. Luz e composição são os elementos mais importantes para esse tipo de fotografia. Não tenha pressa, contemple a paisagem antes de fotografar, se conecte ao local e procure o melhor enquadramento.

O que você não pode esquecer na hora de fotografar uma paisagem:

  • Manter o horizonte reto;
  • Fotografe com aberturas maiores, tipo f/16, para aumentar a profundidade de campo e ter mais partes em foco na sua fotografia. Outra opção é usar a distância hiperfocal para ampliar a sua profundidade de campo ao infinito;
  • Procure um ponto de interesse e aplique a regra dos terços;
  • Use filtros para equilibrar a exposição;
  • Faça longa exposição para aprimorar sua fotografia.

Faça retratos

Na fotografia de viagem não pode faltar retratos da população local. Os retratos tem sentimento e contam uma história. É a melhor forma de registrar a cultura local. Faça retratos em close, com fundo desfocado, ou com a pessoa ambientada nos afazeres do dia-a-dia. Mas não se esqueça de pedir permissão para o fotografado. Às vezes você terá que dar uma gorjeta, portanto, tenha sempre moedas no bolso.

Dicas para um bom retrato de viagem:

  • Foque nos olhos do personagem;
  • Utilize aberturas menores para registrar o cenário em volta. Se quiser desfocar o fundo, abra o diafragma;
  • Não tenha medo de usar o flash;

Na fotografia de viagem, capture a essência do local

Observe com atenção o local antes de clicar. Tente sair do comum e fazer fotos diferentes das que todo mundo faz. Abaixe-se, suba em algum local, deite no chão para testar ângulos novos. Seja criativo.

Tratando as imagens

Depois que você voltar da viagem, antes de mostrar as fotos para os amigos, faça um tratamento básico.

  • Acerte o corte;
  • Calibre as cores;
  • Ajuste a exposição e o contraste.

Faça um álbum com as melhores fotos da viagem

Com a popularização da fotografia digital as pessoas deixaram de revelar as suas fotos. Deixar as fotos esquecidas em uma pasta no computador não é legal.

Escolha as melhores fotos e crie um álbum impresso.

Foto: Freepik

5/5 - (1 vote)
Post
Dicas de fotografia de viagem. Coloque sua câmera na mala.
Título
Dicas de fotografia de viagem. Coloque sua câmera na mala.
Descrição
Guia de fotografia de viagem com várias dicas para você fazer fotos perfeitas nas suas próximas férias.
Autor
Blog
Blog Olha o passarinho

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *