Entenda como funciona o balanço de branco da sua câmera | Técnica Fotográfica

Tipos de balanço de branco

Hoje vamos falar do balanço de branco na fotografia e como ele interfere na tonalidade das cores das imagens produzidas pela sua câmera.

Basicamente, fazer o balanço de branco é informar para a câmera qual a fonte de iluminação predominante em uma cena, deste modo a câmera aplicará um filtro, de acordo com a tonalidade da luz, para obter fotos com as cores o mais próximas da realidade.

Por que chama balanço de branco?

Porque ao definir o tipo de luz que predomina na cena, a câmera fará os ajustes necessários a partir do branco para equilibrar as cores, assim o branco sempre será branco independente do tipo de luz usado.

Explicando assim parece complicado, mas é bem simples. Cada fonte de iluminação emite um tipo de luz em uma certa temperatura, medida em Kelvins (K), e essa temperatura irá afetar o modo como a sua câmera enxerga as cores. Sendo assim, dependendo de como a sua câmera está configurada, a mesma imagem pode ficar num tom mais amarelado (quente) ou azulado (frio), conforme exemplificado na imagem que abre esse post.

A temperatura de cor

Balanço de branco - temperatura de cor

O Sol é uma fonte de luz quente e produz imagens em tons amarelados. Quando fotografamos sob uma lâmpada fluorescente, que é uma fonte de luz fria, obtemos uma imagem azulada. Se fotografarmos uma noiva nestas condições, notaríamos que o branco do seu vestido aparece levemente azul na foto. Ao fazer o balanço de branco na câmera, o vestido ficará branco na foto e todas as outras cores serão ajustadas.

Os tipos de balanço de branco da sua câmera

Na sua câmera já existem vários modos de balanço de branco pré-determinados, como: luz do dia, dias nublados, sombras, luz incandescente, luz fluorescente, flash e outros. Estes valores suprem quase todas as situações, mas você pode criar um balanço personalizado fazendo o ajuste da temperatura direto na câmera.

Tipos de balanço de branco e temperatura de cor

O modo de fazer o balanço de branco manual, conhecido pelo termo “bater o branco”, varia de acordo com o fabricante, mas parte do princípio de mostrar alguma coisa branca para a câmera para que ela calcule e faça os ajustes de cada cor da cena. Consulte o manual de usuário da sua câmera para ver como fazer o balanço de branco personalizado.

Última dica

Fotografe sempre em RAW, pois fotografando em RAW, caso se esqueça de fazer o balanço de branco antes de clicar ou mesmo na pós-produção desejar deixar a foto mais quente ou fria, é possível alterar o balanço de branco no software de edição sem perda de qualidade da imagem.

5/5 - (1 vote)
Post
Entenda como funciona o balanço de branco da sua câmera
Título
Entenda como funciona o balanço de branco da sua câmera
Descrição
Fazer o balanço de branco é informar para a câmera qual o tipo da fonte de iluminação predominante na cena a ser fotografada.
Autor
Blog
Blog Olha o passarinho

Comentários:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *