Como fotografar com lentes claras

Lentes Claras

As lentes claras são as mais desejadas pelos fotógrafos, pois são ideias para fotografar em ambientes com pouca luz disponível e com profundidade de campo reduzida. Mas é preciso conhecer as peculiaridades do equipamento para obter fotos de qualidade.

São consideradas lentes claras as que oferecem abertura a partir de f/2.8. Essas objetivas ampliam o campo de aplicações fotográficas. Porém, isso tem um preço alto, as lentes claras são as mais caras do portifólio de lentes disponível no mercado.

Lentes claras e a profundidade de campo

A principal característica das objetivas claras é a possibilidade de fotografar com reduzida profundidade de campo. Isso faz uma tremenda diferença em vários momentos.

A profundidade de campo depende de 3 parâmetros: o tamanho do sensor, a ampliação (relação entre o tamanho real do objeto e sua representação na imagem) e a abertura do diafragma. Para uma determinada abertura e relação de ampliação, a profundidade de campo aumenta enquanto o tamanho do sensor diminui. Por exemplo, em um sensor fullframe de 24mm X 36mm temos menos profundidade de campo que em um sensor APS-C. É por isso que é muito difícil fazer uma foto com fundo desfocado utilizando uma câmera compacta ou smartphone, mesmo aumentando a abertura do diafragma, pois esses aparelhos possuem sensores menores que os APS-C.

Da mesma forma, um sensor grande e com mais definição possui maior taxa de ampliação e consequentemente menor profundidade de campo que outro do mesmo tamanho, mas com menos definição.

Neste caso, quando o fotógrafo aproxima do assunto a ser fotografado, mais área desfocada ele terá. É por isso que em fotografias macro, mesmo com o diafragma bem fechado, temos uma profundidade de campo muito curta.

Fotos até no escuro

As grandes aberturas do diafragma permitem que mais luz entre na câmera o que facilita para fotografar em locais com pouca luminosidade usando um ISO menor. Isso garante maior qualidade para a fotografia, pois diminui o nível de ruído e aumenta a amplitude dinâmica da imagem, o que garante um maior nível de contraste.

Conheça as os pontos negativos das lentes claras

As lentes claras não são melhores nem piores que as escuras, pois na fotografia tudo é relativo e depende do objetivo a ser alcançado.

Como já mencionado no início deste post, uma lente clara custa muito mais que a sua equivalente escura. Para se ganhar um f/stop de abertura é preciso gastar de 2 a 4 vezes mais.

Outras desvantagens são o peso e o tamanho das objetivas que aumentam exponencialmente à medida que temos uma maior abertura do diafragma. Isto causa outro problema: dificulta a operação do equipamento. Combinando o peso, tamanho e a pouca profundidade de campo, temos uma maior dificuldade para obter o foco perfeito e a chance de termos uma imagem com a nitidez comprometida é grande.

Além disso, quanto maior a abertura do diafragma, maior a probabilidade de aberrações óticas como curvatura de campo, distorções e vinhetagem.

Mesmo com todos esses pontos negativos, se você quer ser um fotógrafo profissional é extremamente recomendável o investimento em lentes claras.

5/5 - (1 vote)
Post
Como fotografar com lentes claras
Título
Como fotografar com lentes claras
Descrição
As lentes claras são ideias para fotografar em ambientes com pouca luz disponível e com profundidade de campo reduzida.
Autor
Blog
Blog Olha o passarinho
Logo

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *