10 filmes sobre fotografia que você precisa ver

Filmes de fotografia

Uma das maneiras mais fáceis de evoluir na fotografia é observando o trabalho de outros fotógrafos e o cinema é uma ótima escola. Fica a dica: assista filmes sobre fotografia e aprenda se divertindo.

Há diversos trabalhos de fotografia no cinema que merecem ser estudados, mas hoje separamos alguns filmes, documentários e séries cuja temática é o mundo fotográfico.

Filme: Repórteres de Guerra - Fotografia

Repórteres de guerra (The bang bang club) é um drama que narra a história de 4 fotojornalistas cuja missão é cobrir a primeira eleição na África do Sul depois do Apartheid. Os fotógrafos são obrigados a conviver com a miséria, a violência e são testemunhas do descaso do governo com a população. O filme contém cenas fortes e mostra como o fotógrafo precisa estar psicologicamente estável, ser frio e calculista para registrar a realidade de um povo.

Disponível no YouTube

Filme: McCullin - Fotografia

McCullin é um documentário que conta a história do fotojornalista Don McCullin que se destacou como fotógrafo de guerra e desastres pelo mundo.
McCullin fotografou as guerras do Vietña, Camboja, Congo, Biafra, Bangladesh, El Salvador e Oriente Médio. Como todo fotógrafo de guerras, muitas vezes ele correu risco de vida para fazer um clique. Vale tudo pela fotografia.

Disponível no Netflix

Filme: The Woodmans - Fotografia

The Woodmans é outro documentário com temática fotográfica. O filme conta a história da fotógrafa Francesca Woodman, uma jovem fotógrafa que, após um bloqueio criativo, suicidou saltando da janela de seu estúdio em Nova York no dia 19 de janeiro de 1981.

Francesca ficou conhecida pelos seus autorretratos e por suas fotografias de mulheres nuas.

Disponível no YouTube

Filme: A fotografia oculta de Vivian Maier - Fotografia

A fotografia oculta de Vivian Maier é um documentário que conta a história da caixa contendo negativos de Vivan Maier arrematada em um leilão por John Maloof. Vivian Maier é uma fotógrafa bastante criativa que só foi reconhecida depois do filme de Maloof quando já havia falecido.

John Maloof era um corretor de imóveis que gostava de participar de leilões. Em um destes adquiriu a caixa de Vivian, até então uma fotógrafa desconhecida. Intricado com a qualidade do trabalho, ele passou a investigar e pesquisar a vida desta fotógrafa.

Disponível no Nexflix

Filme: Chevolution - Fotografia

Chevolution conta a história da famosa fotografia “Guerrilheiro Heroico”, um retrago de Che Guevara feito pelo fotógrafo cubano Alberto Korda Díaz em 1960. A imagem, que foi feita durante a missa fúnebre do guerrilheiro, virou um fenômeno mundial e é símbolo de diversos protestos políticos. É considerada a fotografia mais reproduzida no mundo e pode ser facilmente encontrada em canecas, camisetas, cartazes e todos tipos de produtos.

Disponível no YouTube

Filme: Milveze boa noite

Mil Vezes Boa Noite é um drama que conta a história da fotógrafa de guerra Rebecca que consegue sobreviver a um grande ataque na região de conflito em que trabalhava.

Disponível no YouTube

Série: Contos de Luz - Fotografia

Contos da luz (Tales by Light) é uma série cujos episódios são dedicados a acompanhar fotógrafos renomados pelo mundo. A série foi inteira filmada em 4K e explora diversos ambientes como tribos indígenas e o fundo dos oceanos.

Disponível no Netflix

Séire: Captura - Fotografia

Captura é uma série documentário que mostra o dia-a-dia do fotógrafo de celebridades Mark Seliger. A série explora o trabalho do profissional com artistas, as histórias por trás das fotografias e segredos dos mundo fotográfico.

Disponível no YouTube

Série: Picture Perfect

Picture Perfect é uma série que acompanha a vida de fotógrafos modernos da atualidade.

Produzida pelo Vice

Filme: O Sal da Terra - fotografia

O Sal da Terra é um filme documentário que conta a história do renomado fotógrafo brasileiro Sebastião Salgado.

Disponível no YouTube

Série 302 - Fotografia

Na série 302, o fotógrafo Jorge Bisbo convida mulheres anônimas a tirarem a roupa para um projeto fotográfico artístico e minimalista. As fotos são feitas no apartamento do fotógrafo e mais que mulheres nuas a série explora detalhes da personalidade de cada modelo.

Produzida pelo Canal Brasil

Outra maneira de evoluir na fotografia é observar o portifólio de outros fotógrafos, salve nos seus favoritos.

5/5 - (2 votes)
Post
10 filmes sobre fotografia que você precisa ver
Título
10 filmes sobre fotografia que você precisa ver
Descrição
O cinema é uma ótima escola, assista filmes sobre fotografia e aprenda se divertindo. Escolha o seu filme, faça pipoca e apague a luz.
Autor
Blog
Blog Olha o Passarinho
Logo

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *