Fotografia urbana: 10 dicas para fazer fotos arrasadoras

Fotografia Urbana - Foto aérea

Sair clicando pelas ruas da cidade pode ser muito prazeroso, mas como fugir do olhar comum e registrar uma visão original. Este é um grande desafio de quem gosta de fotografia urbana, principalmente em cidades turísticas, cujas paisagens já foram registradas por milhares de pessoas.

Mas, é possível fugir da abordagem turística e mostrar o verdadeiro esplendor das cidades por onde passa. Confira essas 10 super dicas para criar fotos urbanas de destaque.

1- Foque no fora do comum.

À medida que vai andando pela cidade, esteja atento a tudo que tenha um aspecto diferente, assim conseguirá fotos com mais interesse e impacto.

2- Fora da rota

Se você se limitar aos roteiros turísticos, dificilmente conseguira imagens originais, por tanto procure rotas alternativas e locais menos visitados. Uma dica, são os mercados locais, excelentes cenários para ótimas fotografias.

3- Alivie a carga

As pessoas se sentem intimidadas quando vêem fotógrafos com muito equipamento. Leve apenas o indispensável: uma objetiva super zoom é o ideal , pois permite o registro de praticamente todo o tipo de cena urbana.

4- Utilize o modo programa

Não perca tempo, pois num piscar de olhos você pode perder uma foto. Coloque a câmera no modo Programa e ganhe agilidade na hora de clicar, se quiser deixe também o ISO no automático para não ter que ficar se preocupando com ele.

5- O melhor horário para a fotografia urbana

Para obter imagens limpas, sem muitas interferências, e aproveitar a melhor luz, acorde cedo e saia para fotografar antes do pôr-do-sol, assim poderá fazer lindas fotos na hora dourada.

6- A cidade não dorme

À noite, novos horizontes se despertam, logo não deixe sua câmera no hotel quando sair para jantar. E na ausência de um tripé, utilize os equipamentos urbanos para apoiar sua câmera.

7- Faça um planejamento

Pesquise o local antes de sair clicando. Faça um mapeamento da cidade e sinalize os locais que deseja fotografar e não se esqueça de se preocupar com a sua segurança e de seu equipamento.

8- A cidade vista do alto é bem mais legal.

Suba o máximo que puder para registrar a cidade do alto. Procure os prédios que permitem o acesso ao terraço.

9- Fotografe o dia-a-dia

Foque na cultura local e não se esqueça que os habitantes da cidade são tão importantes quanto a sua arquitetura.

10- Interaja com a população

No geral, os habitantes das cidades são bem receptivos, por tanto tente conversar com as pessoas, peça dicas de locais inusitados. E se for rolar um retrato, não esqueça de pedir autorização de uso de imagem.

5/5 - (1 vote)
Post
Fotografia urbana: 10 dicas para fazer fotos arrasadoras
Título
Fotografia urbana: 10 dicas para fazer fotos arrasadoras
Descrição
É possível fugir da abordagem turística e mostrar o verdadeiro esplendor das cidades por onde passa. Confira essas 10 super dicas de fotografia urbana.
Autor
Blog
Blog Olha o Passarinho
Logo

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *