20 dicas para obter fotos mais nítidas

20 dicas para obter fotos mais nítidas

Não está satisfeito com os resultados das suas fotos? Elas parecem não estar nítidas o suficiente? O problema pode não estar no seu equipamento, por tanto antes de trocar a câmera leia nossas dicas para obter fotos mais nítidas.

01- Tenha sempre um bom tripé.

O tripé é um dos itens básicos que todo fotógrafo deve ter, principalmente se ele pretende fazer fotografias de longa exposição. Independente se o seu tripé é um modelo profissional e robusto ou um modelo mais barato é preciso estabilizá-lo na hora de fazer a foto. Para ganhar mais estabilidade, dependendo da situação, recomenda-se não elevar o centro da coluna e utilizar as seções mais grossas das pernas. Muitos tripés possuem um gancho em baixo da coluna que é usada para acrescentar peso e assim conseguir maior estabilidade, pendure a sua mochila ali. Por último, utilize um disparador remoto e evite encostar na câmera montada no tripé.

02- Segure a câmera da maneira correta

Como segurar a câmera corretamente

Se vai fotografar com a câmera na mão, saiba que o modo como segura sua câmera influencia na nitidez da sua imagem. Por tanto, segure sua câmera do jeito certo: sua mão direita deve segurar firmemente a câmera de forma que o seu dedo indicador consiga pressionar o obturador com facilidade. Depois posicione a sua mãe esquerda sob a câmera e objetiva de modo que você consiga rodar os anéis de foco e zoom da objetiva. É a mão esquerda que suportará o peso do equipamento. Mantenha os pés afastados para uma maior estabilidade e os cotovelos junto ao corpo. Esvazie os pulmões e prenda a respiração na hora do clique.

03- Faça a fotografia na velocidade certa

Há dois aspectos a considerar ao escolher a velocidade do obturador na hora de fotografar com a câmera na mão. O primeiro é se a velocidade é rápida o suficiente para evitar a trepidação da câmera e o segundo se o assunto está em movimento.

Deve-se escolher a velocidade de obturação em função da distância focal da objetiva. A dica é usar uma velocidade mínima de 1/[DISTÂNCIA FOCAL] . Mas isso não é regra, dependendo da situação pode ser necessário aumentar a velocidade para conseguir congelar o assunto.

4- Use a função de redução de vibração da sua objetiva

Os sistemas de redução de vibração presentes nas objetivas da Canon e Nikon e nos corpos da Sony e Pentax permitem o uso de velocidades de obturação mais lentas com a câmera em punho. A maioria desses sistemas permitem que se escolha velocidades de 2 a 3 stops mais lentos que o normal, porém esses sistemas não eliminam o arrastro do assunto em movimento.

5- procure um ponto de apoio

Se precisar utilizar uma velocidade de obturação mais baixa, mas não dispõe de um tripé para estabilizar a câmera, procure um apoio. Segure a câmera da forma correta e apoie-se em uma árvore, cerca, parede ou qualquer objeto sólido.

6- Mantenha o foco nos movimentos

O efeito panning dá mais dinâmica à imagem ao manter o assunto nítido e o fundo com um arrastro. Para isso deve-se usar uma velocidade de obturação lenta o suficiente para obter o arrastramento e seguir o assunto para que se mantenha na mesma posição na ocular e fique nítido.

7- Focar assuntos estáticos

Para assuntos estáticos, recomenda-se o uso do autofoco simples, neste modo a câmera focará normalmente quando pressionar o botão do obturador até o meio, segure o botão e ajuste a composição antes de terminar de pressionar.

8- Escolha o ponto AF correto

Você pode travar o ponto de foco no centro e apontar para o assunto, fazer o foco e depois reenquadrar a cena ou selecionar outro ponto de AF disponível. Selecione o modo de AF manual e use os controles para selecionar o ponto de AF desejado.

9- Use a focagem manual

Há situações em que o autofoco não consegue obter o foco, nestes casos é necessário usar a focagem manual. Uma dica é se você tiver dificuldade para fazer o foco manual através da ocular, utilize o liveview e aumente o zoom da imagem para ter uma visão melhor.

10- Focar assuntos em movimento com AF

Quando o assunto está em movimento deve-se selecionar o modo de foco “Servo AF” ou “Continuos AF”. Acompanhe o movimento do assunto para que a câmera ajuste o foco.

11- Profundidade de campo reduzida

Fazer fotos com fundo desfocado é uma das formas mais eficientes de impactar uma fotografia. O contraste entre as áreas focadas e desfocadas pode fazer o assunto parecer mais nítido.

12- Mantenha o seu equipamento limpo

Não há como obter uma imagem nítida se suas objetivas e filtros estiverem sujos. Tenha sempre em mãos um kit de limpeza e elimine regularmente a poeira e marcas de dedos das suas objetivas.

13- Entenda a luz

A luz solar intensa e a luz do flash pode tornar sua foto mais nítida que a luz difusa ou suave. Isto porque as sombras criadas pela luz direta revelam detalhes e texturas do assunto, gerando a impressão de nitidez.

14- Escolha a abertura ideal

A nitidez e a qualidade de cada objetiva varia conforme a abertura, sobretudo nas margens da imagem. Na abertura máxima, a maioria das objetivas perde nitidez nas bordas. Já nas aberturas pequenas, como f/22, toda a imagem pode ter a nitidez comprometida devido a um efeito ótico conhecido como difração. A qualidade ótima é encontrada a cerca de 2 a 3 stops da abertura máxima, como f/8 ou f/11.

15- Focar a um terço

Uma técnica clássica para garantir imagens nítidas, sobretudo de paisagens, é utilizar a distância hiperfocal. Saiba mais sobre como utilizar a técnica de distância hiperfocal.

16- Obtendo nitidez no Adobe Camera Raw

Você pode melhorar a nitidez de uma imagem utilizando o software Adobe Camera Raw. Há 4 ajustes que podem ser feitos:
Amount, que controla a intensidade do efeito. Mova-o para 50 ou menos, embora possa ter de subir o valor for imprimir ou publicar a imagem em um site.
Radios, que determina o número de pixels afetados pela aplicação da nitidez.

Detail, com valores maiores como os compreendidos entre 40 e 50, realçam as texturas e os detalhes delicados, com valores menores, compreendidos entre 10 e 20, restringem a nitidez aplicada a arestas mais óbvias no assunto.

Masking, permite restringir a quantidade de nitidez aplicada em áreas menos detalhadas da imagem, para minimizar o ruído. Para imagens captadas com ISO baixo, pode mantê-lo perto do zero, subindo para cerca de 50 em imagens onde o ruído se torna visível em áreas de tons suaves.

17- Nitidez seletiva

Nem sempre convém aplicar nitidez em toda a imagem, como nos retratos em que é desejável ter mais definição nos olhos que em outras partes. A ferramenta Sharpen é perfeita para aplicar nitidez a áreas individuais da imagem, bastando pincelar o efeito pretendido. Selecione a ferramenta sharpen e escolha um pincel de ponta redonda e macia de tamanho apropriado à área a que deseja aplicar nitidez. Depois, aumente o zoom na área a trabalhar, defina Strength para 20%, certifique-se Protect Tones está marcada e pinte sobre a área que quer tornar mais nítida.

18- Utilize o filtro High Pass

O filtro High Pass é uma alternativa ao Unsharp Mask para obter mais nitidez.

19- Unsharp Mask

Para melhorar a nitidez com o filtro Unsharp Mask você precisa ajustar 3 controles:
O Amount, que deve tentar manter entre 80 e 120 para evitar excesso de nitidez.
O Radios, que controla a área em torno dos contornos da imagem. Procure mantê-lo abaixo de 3 pixels.
O Threshold, que deve ser mantido num valor baixo, como 5 ou inferior, na maioria das imagens. Já um valor superior ajuda a amenizar os ruídos de imagens feitas com ISO elevado.

20- Use o Clarity

Apesar de não afetar a nitidez propriamente dita, o Clarity pode ajudar as suas imagens a parecerem mais nítidas. Este ajuste altera o contraste dos meios tons, invés do contraste geral. Isto confere mais impacto às imagens sem comprometer as altas luzes ou as sombras.

5/5 - (2 votes)
Post
20 dicas para obter fotos mais nítidas
Título
20 dicas para obter fotos mais nítidas
Descrição
Não está satisfeito com os resultados das suas fotos? Elas parecem não estar nítidas o suficiente? O problema pode não estar no seu equipamento
Autor
Blog
Blog Olha o Passarinho
Logo

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *